Hall da Fama #04: Edward Elric, o Alquimista de Aço

E bem-vindos ao quarto Hall da Fama! Desta vez entrando no campo dos shounens, com Edward Elric de Fullmetal Alchemist!

(Atenção: Texto com Spoilers, mais especificamente quanto à segunda versão do anime (Brotherhood). Mais moderados do que na semana passada, mas ainda assim, spoilers.)

Vou contar uma coisa (não é pra zoar): aos meus 12/13 anos, lembro-me de voltar à tarde da escola com um passo apressado, para chegar em casa, ligar a TV e assistir ao episódio do Fullmetal Alchemist do dia, transmitido na RedeTV. Ah, aqueles tempos ingênuos! Sem internet decente e nem sonhar sobre o que era ser otaku. Pois foi justamente FMA – muito mais do que Naruto ou Pokémon – o grande responsável por me mostrar o quanto uma animação japonesa de alta qualidade é capaz de fazer.

Mas enfim, chega de flashbacks. A verdade é que o primeiro Fullmetal Alchemist foi um ótimo anime e a versão Brotherhood é, sem dúvidas, meu shounen favorito; falo isso tanto quanto ao mangá quanto às duas versões do anime. A ação é empolgante, tem seus momentos de suspense, a trama é criativa e cheias de mensagens morais e os personagens são muito bem caracterizados. E dentre o elenco tão elaborado, Edward Elric é um protagonista eterno na história dos animes. Afinal, quem consegue esquecer o baixinho temperamental e idealista que não suporta tomar leite?

Edward é uma boa variação do protagonista de shounen, sendo menos estereotipado que a média geral. O garoto, decidido a recuperar os corpos que ele e seu irmão Alphonse perderam após tentar reviver a mãe com transmutação humana, é um garoto notavelmente inteligente, de temperamento forte, não gosta de ficar muito tempo parado – o que pode ser relacionado a seu gosto por viagens – e é um forte idealista, disposto a criticar as pessoas em prol de ajudá-las a melhorar suas atitudes.

Só que de uma certa forma, esse idealismo é acompanhado de uma noção pequena de como o mundo realmente é; a partir do momento em que Ed torna-se o Alquimista de Aço, um “cão do exército”, que ele vai de encontro com uma realidades desumanas por baixo das bases da nação de Amestris, e sua própria jornada mostra-se envolvida com isso. A guerra de Ishval, os experimentos secretos do exército e a perda de pessoas queridas, tudo isso o leva a acreditar fortemente que sua jornada com o irmão pode estar arriscando a vida de pessoas próximas, e que é preciso fazer algo pelos outros e para não perder mais ninguém.

E sim, falando em laços afetivos não dá para deixar de mencionar os laços familiares do garoto. Foi justamente pela vontade de reviver a mãe que ele e o irmão acabaram realmente entendendo os efeitos da Lei da Troca Equivalente, e é justamente a vontade de reparar os danos causados ao irmão mais novo o principal motivo de toda a jornada que eles enfrentam. Há inclusive um momento (muito perfeito, por sinal) em que, quando Alphonse questiona se sua existência é mesmo verdadeira, ele acaba revelando que temia ter perdido o amor do irmão. Sim, a relação entre Ed e Al é uma das mais bonitas que já vi entre os animes que conheço, tão cheia de naturalidade e cumplicidade que só evoluiu ao longo da série.

Outras relações entre Ed e o restante do elenco também são dignas de nota, destacando algumas: com o coronel Roy Mustang, há uma relação cheia de provocações porém carregada de um grande respeito um pelo outro, que culmina em uma cooperação crescente conforme a história avança; com Winry… SHIPEEERS!! Ok, falando sério agora. Com Winry há uma espécie de relação de família, não sendo ela uma simples mecânica de sua prótese de automail; ela é um forte suporte emocional a Ed e ele é superprotetor com Winry, com uma forte sugestão de romance entre os dois; e com o pai Hohenheim, a aversão inicial pelo abandono quando criança ao final acaba chegando a uma certa confiança.

E para não deixar a série em um clima tenso constante, o humor do Edward é sempre bem-vindo. As expressões humorísticas criadas para o Ed por Hiromu Arakawa são cheias de energia e é impossível não deixar escapar ao menos um riso interno quando olha para elas. Tem também o complexo do garoto com a própria altura, as crises de recusar leite e as típicas surras de chave inglesa da Winry quando as próteses mecânicas são quebradas… Enfim, é diversão e sem ficar forçada. A representação de Edward – e de praxe, dos personagens em geral da série – consegue alternar entre o humor e a seriedade sem perder a consistência.

Por fim, Edward Elric é um protagonista incrível para um anime/mangá que com certeza marcou muita gente. É um adolescente envolvido em um conflito cheio de intrigas e corrupções, que precisa crescer em suas convicções em nome das pessoas que precisa proteger e do objetivo que pretende realizar.

E é mais um Hall da Fama que fica para vocês. Até a próxima!

por Mary

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • melhor anime ever!!!!
    sem mais comentarios (y)

  • Satella

    O Ed realmente é incrível! E isso é fundamental para todo o sucesso que a série tem! Pra mim tb é o melhor shounen!!
    Parabéns por mais um hall da fama!! Trouxe muitas lembranças e saudades! Acho q vou assistir novamente, pois realmente é um anime épico!!

  • Amo esse anime
    é um dos meus favoritos (o brotherhood pq nao vi o outro)
    e concerteza o Ed merece estar ai
    a história do anime e mto boa, bem diferente desses clichês
    queria q a JBC relançasse FMA em tankobon, pq como comecei a comprar mangá no meio desse ano
    não teve jeito deu comprar a coleção ;(
    Enfim, minhas férias estão chegando, e quero conseguir tempo
    (que é o q nao vai faltar -qqq) pra rever FMAB

  • KAUIS

    Fullmetal é muito lindo mesmo, em todas as três versões (os dois animes + manga, embora seja “quase” igual a segunda versão animada). Como a Mary, eu também apressava o passo para assistir o anime.

  • mateus

    pois digo o mesmo…. foi FullMetal quem me chamou atenção para produçoes japonesas….lah pelos meus 14 anos tambem…. e é incrivel como a criatividade, talento e o principal nessa obra na minha opinão…. a visão e a sensibilidade feminias(coisa quase inexistente em todo o japão).
    com certeza uma obra prima!!!!

  • K!

    “A verdade é que o primeiro Fullmetal Alchemist foi um ótimo anime e a versão Brotherhood é, sem dúvidas, meu shounen favorito” junto de OP =x
    FMA foi lindo, épico demais!! Lembro de sempre sair correndo da escola pra chegar alguns minutos antes de começar. Msm com a mudança na história do 1º, fizeram um começo, meio e fim bem feitos que não deixou a desejar em nd imo. Q sirva de exemplo pra outras séries /sonha.
    Mais uma estrelinha pra vc Mary, outro hall mto foda =)
    Ja deixo minhas apostas pro proximo hall: Alucard (Hellsing) ou Shichika (Katanagatari).

  • Esse merece estar aqui! Um protagonista forte num dos melhores animes, com personagens igualmente carismaticos, conseguiu ainda sim se destacar.
    Muito diferente dos demais protagonistas mainstream, ele já começa a história forte, mas ainda cheio de duvidas, cheio de erros do passado pra assombrá-lo, um caminho do herói mais negro que o de costume.
    A qualidade da animação eu não vi muito, mas o mangá impressiona, um visual bem diferente, que acompanha e dá o clima certo na história. E os momentos de comédia são impagáveis

  • Mary-Chan incrivel como sempre hehehe
    Mas FMA é realmente um dos melhores animes/mangas que eu ja pude assistir e gostei , a ponto de bater as maos, da mesma forma que o Ed (alguem mais ja fes isso??)
    Edward Elric, um nome que jamais sera esquecido por aqueles que se dizem Otakus , mesmo que nao tenham visto o anime

  • Marcus

    Que SAUDADES de Fullmetal Alchemist! Que saudades do Ed!

    Esse sim merece estar nesse Hall. Anime beirando a perfeição, tendo drama, humor, boas lutas, personagens MUITO carismáticos (Oi? Alguém falou Ling/Greed?) e as melhores cenas arrepiantes de todos os tempos!

    SPOILER (Choro até hj quando o Edward encontra o corpinho franzino do Al em frente ao portão e promete voltar pra buscar ele, tudo ao som de “Let It All Out”) /SPOILER.

    Enfim, bateu mt saudade desse nanico de olhos dourados. De relações importantes eu ainda colocaria do Ed c/ o Scar! Comparando com o início mudou mt tb.

    Posso dar meu voto pro próximo Hall da Fama? Se for de anime atual, o rei dos piratas, Monkey D. Luffy! o/ Se for de anime antigo, o Yusuke de YuYu Hakusho!

    • Luffy ou Yusuke aii a porra ficou seria. Se for antigo podia ser tbm o melhor antiheroi da minha infancia Ikki de fenix ou Hiei

  • Zuperman

    Ótimo texto, bom relembrar do Eddie e desta obra prima. Fullmetal alchemist é um anime marcante. BROTHERHOOD TÃO SUPERIOR! Haters gonna hate!

    E o próximo Hall da fama… Se é de animes atuais, de longe os que mais mereciam seriam Kotetsu Kaburagi de Tiger & Bunny e Okabe Rintarou de Steins;Gate. De longe, os melhores personagens masculinos do ano.
    Se for para voltar um pouco… Kamina/Simon/Kittan/Viral de Tengen Toppa Gurren Lagann dariam ótimas análises. Sakata Gintoki de Gintama, óbviamente também. Satou de NHK seria muito legal ver igualmente por ser piradaço. Harima Kenji de School Rumble seria outra ótima escolha.

    Mas o que mais espero MESMO é Onizuka Eikichi, o nosso querido Great Teacher Onizuka!

    • Troid

      Harima Kenji é provavelmente o melhor personagem cômico de uma anime de comédia que já existiu. Até hoje na espera da terceira temporada =D

  • Lourival Junior

    O que eu poderia dizer, concordo plenamente, o Ed eh um dos personagens que mais simpatiza com as pessoas que assistem, pois não só na questão de seriedade e dramatica, mas tambem no humor, e acredito que esse motivo faz com que as pessoas gostem desse personagem!!
    Eu tambem assistia FMA na rede TV, e me lembro que assisti parte dos episodios (por incrivel que pareça, comecei assistindo desde o primeiro episodio, tipo mudei de canal e la estava um anime novo que nunca tinha visto, hehehe!) pois estava de férias, e devido ao fato de eu ter gostado do anime eu e meu irmão mais novo, o obriguei a gravar (uhu, se não fosse video cassete e o VHS, o que seria de mim) o resto dos episódios até o fim!!!hahaha
    Mas digo FMA eh um dos melhores animes que ja assisti, esta no meu TOP 10, e recomendo para que não assistiu, pois voces irão simpatizar com o “baixinho temperamental” Eduard Elric.

    Abraços.

  • IVAN

    eu vi os dois animes..

    sao os dois muito bons mas o brotherood e mais abrangente…

    e de facto o meu anime favorito.

    ta no TOP dos Tops..
    e sem duvida um dos melhores animes de todos os tempos..

  • Rayovac

    cara esse merece… ein… pra mim é O Cara xD ele é sem duvida meu protagonista preferido, e uma das séries que mais me influenciou no universo “maganês”, parabéns por esse hall da fama, e fiquei muito feliz de ver ele por aqui hehe!

  • 0,000000000000001

    o primeiro anime foi bom o filme veio para completar a historia e tornou ótimo mas o brotherood com certeza se tornou algo épico sem nenhum defeito.O FMA também foi o anime que me levou para o mundo otaku.

  • Son Min

    FMA é meu animê favorito. Ed é inesquecível, com seus surtos de baixinho xD

    Assisti as duas versões do animê, e particularmente gostei mais da primeira, mesmo tendo um final alternativo, achei bem mais dramático.

    Brotherhood também é perfeito, com seus finais felizes xD

    Chunan poderia fazer uma espécie de Hall da Fama com os melhores casais de animê. Ed e Winry é escolha na certa né gente *–*

  • kyohei

    Clássico. Mas de todo FMA, Mustang é meu favorito (:

  • thoty

    Acho que o nome certo seria :
    Hall da Fama #04: Edward Elric e Alphonse Elric

  • will

    vcs tente que ver esse video

  • Leonardo

    Gosto mto do Ed e da serie, é raro protagonista de Shounen ser legal e não aquele velho clichê ” tenho q proteger a todos, não posso perder blábláblá” e ai o vadio tira poder do cu e derrota o inimigo, com o Ed não é assim.
    PS- QND VC VAI FAZER O HALL DA FAMA DO YAGAMI / LAWLIET ???!!!

  • De fato quem não ama esse loiro baixinho intolerante a lactose?XD tão fofo!ótima escolha!

  • Renata

    É impossivel esquecer FMA ( pra quem assistiu é claro), principalmente o forte temperamento do Ed, a calma e a fofura do al (ele é muito kawai!)e todos os outros personagens. Acredito que esse anime marcou muita gente

  • Esse é meu anime favorito. Amooo. Foi depois que assisti FMA que comecei a desenhar mangá e também me apaixonei ainda mais por animes.

  • Troid

    O anime é muito bom sim, mas na segunda versão nerfaram muito o Ed. Para ser o fodão, um dos mais jovens e talentosos alquimistas, ele perdia feio e constantemente.

    Na minha opinião, Ed fica atrás de outro personagem: Roy Mustang. Melhor episódio do anime todo (e quem já viu lembrar-se-á de uma certa mulher sendo queimada repetidamente) e nem sequer lembro dele aparecendo no episódio.

  • Maravilhoso, principalmente pela critica social,foi por isso que o acompanhei….
    O interessante no mangá é que ele tem diálogos interessantes e extensos(muitoooooooooooooooo)não é pra qualquer um que procura “batalhas desenfreadas”.Foi um ótimo lançamento em meio a tantos shonens sem inovações…….

  • Um otimo anime (Fullmetal Alchemist , Fullmetal Alchemist Brotherhood ) um otimo personagen (Edward Elric ) e uma otima autora (Hiromu Arakawa).
    Foi um bom Hall da Fama = O Personagen merece.

  • João Carlos

    Eu também ficava esperando até tarde para assistir fma classico, que nostalgico, esse anime está no meu top 10, sem falar que depois que eu obtive net foi meu primeiro anime a ser baixado, ainda eu tenho salvo ele aqui.

  • Sensacional melhor hall da fama ate hj. Se bem que meus favoritos em fma brotherhood sao Mustang e o mestre Bradley

  • Lembro tbm q na época, qndo tinha uns 10 anos, assistia fullmetal de tardezinha, junto com hunter x hunter, captain tsubasa e viewtfull joe; aquilo sim era tempo bom xD

  • Estou adorando o hall da fama *-*
    E falar de FMA nem se fala…um dos anime/mangá que mais amei…o Ed e a Winry são os personagens que mais gosto *-*

  • Gabi

    É o Do Aço entrando para o Hall da fama *-*
    FMA para sempre

  • Não existem pessoas que não gostem de anime, só pessoas que ainda não viram FMA (y)

  • Artur

    também,estudo de manhã,de noite eu me lembro que fullmetal alchemist e super campeões fizeram eu começar a gostar de anime,viewtiful joe é inesquecível também,ed merece etsar aí,Al também devia estar.

  • Felipe

    Sem duvida também foi para mim o anime que me estimulou a assistir outros, e hoje acompanho cerca de 8 animes por semana. Me influenciou muito mais que cavaleiros ou pokemon, por se tratar de uma trama maravilhosa, principalmente no brotherhood, que depois de assstir enquanto estava lançando e mais velho, me fez chorar vendo o ultimo/penultimo episódio…

  • Jo

    FMA é de longe o meu anime/mangá shounen favorito!! É muito bem desenvolvido, desde o começo a trama de prende.. Gosto do Ed pq ele realmente se distancia do estereótipo dos protagonistas shounen..o amor fraternal c Al é bela, inspiradora.. Através do mangá, conheci os outros trabalhos da Arakawa-sensei e virei super fã dela, c ela aprendi a aperfeiçoar a anatomia masculina xD e o q eu mais gosto em suas histórias é q ela valoriza e muito suas personagens femininas, são sempre de caráter forte, nunca têm aquele ar de donzela indefesa (sim, eu sou feminista)
    Enfim, devo muito a FMA, foi muito marcante, THE BEST EVER! o/

  • FMA é com certeza um dos animes (não li o manga, mas assisti as duas versões do anime) mais bem desenvolvidos que já vi, no clássico nem tudo se encaixava, mas no Brotherhood e no manga provavelmente, é tudo muito bem planejado.
    Vou destacar as poucas coisas que faltaram no anime na minha opinião:

    Luta. E nem precisava de muitas, apenas uma marcante teria sido suficiente.

    Não gostei muito do final. Um final para ser muito bom tem que fazer chorar, e esse não conseguiu muito. O final foi muito feliz para o meu gosto.

    Mas o anime é muito bom. Quem não espera pancadaria adoidada pode ver que é muito bom.

  • Isabelle Louise

    Nossa, o primeiro parágrafo me descreveu totalmente.
    Fullmetal Alchemist é épico.
    Adorei.

  • Ana

    Quando eu voltava da escola e não conseguia assistir, eu ficava até de madrugada esperando a reprise no Animax (descanse em paz, você que um dia já foi legal e agora mudou pra Sony Spin –‘). Fullmetal alchemist, Death Note e Bleach foram meus primeiros passos para lotar meu quarto de mangás e até hoje eu adoro o Edward! Hall da fama merecido, total 🙂
    Peéssi: Alguém mais ficou revoltado com aquele abraço no final? Sério, eu e meus amigos esperamos os meses de atraso monstro da JBC só pra ver o desfecho e num rolou nem um beijinho, fiquei triste :<)

  • Lucas Loureiro

    Oi, realmente Fullmetal Alchemist é o melhor animê/mangá que já vi, mas acho que deveria fazer um Hall da Fama com o vilão de FMA : The Father !! Ele é muito bem feito, e sem contar que é muito forte!! Vale a pena comentar sobre ele, se quiserem, aproveitem e falem dos Homúnculos!!

    Obrigado!

  • 0,000000000000001

    Acho que existem muitos personagens em FMA que poderiam ter um Hall.O Al com seu desenvolveu de uma criança para um adulto[Uma cena e quando o homem leão entrega a pedra filosofal e fala “de uma chance para eles lutarem” e mesmo vendo aquela pedra como sendo pessoas decide passar por isso por um bem maior.] Roy quando deixa sua vingança de lado quando percebe a situação em que coloca seus subordinador ou a própria dupla Ling e Greed os dois gananciosos tanto do lado engraçado quanto o serio, principalmente a frase do china quando luta como o Bradley “não existe rei sem povo” e a sustenta até o final.
    Tem muito mais, pode parecer coisa de fã, mas Fullmetal Alchemist e um dos melhores mangas que já tive o prazer de ler/assistir.

  • Stéfani Cirilo

    Toda vez que me perguntam qual é o meu anime preferido, eu sempre respondo Fullmetal Alchemist. E o Ed, é meu personagem preferido de todos os animes. Tá que eu não sou muito chegada por protagonistas, mas o Ed merece sim ficar em primeiro lugar como meu personagem favorito. Como muita gente falou, o Ed é aquele tipo de personagem que foge um pouco das personalidades comuns dos protagonistas de animes. Ele é cômico, inteligente, sério, tudo no momento certo. Tem uma história marcante, e por incrível que pareça, perde mais do que ganha nas lutas que acontece no anime. Diferente dos outros personagens que ganha dos vilões, mesmo que os outros personagens do anime façam uma propaganda escandalosa do vilão, falando que ele é fodão e tal, o protagonista sempre vence, e isso me deixa puta da vida.

    Em fim… Edward Elric é um personagem perfeito, ao meu ver.

    A primeira parte do texto me descreveu totalmente, eu também tinha por volta dos 13 anos quando vi FMA pela primeira vez na TV, também não tinha internet na época e eu sempre ficava ansiosa depois que saia da escola para assistir FMA. A primeira vez que vi o anime eu ri bastante, o Ed e suas manias de se irritar quando o chamam de baixinho. Foi a partir daí que eu me apaixonei por ele, e pelo o anime.

    Ah, eu falaria muito mais coisa do personagem e do anime, mais iria ficar enjoativo de ler. Em fim… Ótima Hall da fama. Continue assim.