Table of Contents #01: Edição 7 / 2012

Nova coluna semanal chegando ao Chuva de Nanquim. Depois do Checklist comentado, é a vez da TOC comentada!

Oi, eu sou o Goku Valdessom, dono do blog Radix, e novo redator do Chuva de Nanquim. A partir de agora estarei comentando as ToCs (Table of Contents) toda semana aqui, no ChuNan. Excepcionalmente hoje o post saiu em um domingo, mas será de costume lançá-lo toda quinta feira a noite.

Pra quem não sabe, ToC é o índice da revista Shonen Jump (casa de sucessos como Naruto, One Piece e Bleach), onde os títulos são distribuídos por colocações de acordo com os votos mandados pelos leitores. Mangás que ficam constantemente na zona de perigo (os 5 menos votados) acabam sendo cancelados. Para saber qual capítulo foi rankeado, basta pegar o capítulo atual e subtrair -7.

Para dar início a essa nova coluna, começaremos comentando a ToC mais recente da Jump, que saiu na Issue de número #07 de 2012. na tabela a seguir, vocês verão as séries, suas colocações e os capítulos rankeados.

Como principal destaque dessa edição, temos Kuroko no Basket ganhado páginas coloridas de abertura, possivelmente para aproveitar a hype do anime que estreia na temporada de abril. Na melhor colocação dessa edição vem One Piece que, como não é segredo para ninguém, monopoliza a primeira colocação na maiorias dos rankings da revista.

Já na 2° colocação temos o melhor mangá da Jump atual Toriko, o mais recente membro da tríade da Jump. Muitos o subestimaram, mas o mangá está aí, firme e forte, com um anime que rende ótimos índices de audiência e que anda com grandes crescentes nas vendas dos volumes encadernados. O que impressiona é estar pegando colocações tão boas mesmo não tendo passado por nenhuma saga de grande importância recentemente. Pelo menos para mim, essa última saga do Cassino Gourmet foi a pior até agora. Em seguida temos Gintama que, mesmo sendo capa, está sendo rankeado por não ter ganhado página colorida. 

Em 4° temos Naruto, que mesmo estando em uma posição mais baixa que o habitual, tem agradado bastante ao fandom do mangá. Mas, particulamente, não tenho gostado desses últimos capítulos, pois estou achando muito chatos e nem nos momentos de tensão eu me animo mais. É válido dizer que sempre fui fã do mangá e não é por haterismo que estou criticando a saga atual. Enfim, para a maioria, Naruto está em uma fase muito boa e por isso a série vem constantemente revezando a primeira colocação com One Piece

Kurogane ganha página colorida nessa edição devido as boas colocações nas ToCs. Li apenas 3 capítulos da série, mas não me agradou muito. Vou ler mais alguns para poder opinar se a série merece mesmo atenção.

Sket Dance abocanhou a 5° posição, mostrando, ao lado de Gintama, a força dos mangás de comédia em uma revista onde mangás de porrada e aventura predominam.

Na 6° colocação temos talvez a maior surpresa dessa Issue: Bleach voltando a rondar o Top 5. Pelo visto, a criticada utilização da fórmula já usada na saga da Soul Society com Aizen deu certo. É válido dizer que o capítulo lançado essa semana fechou a saga dos Fullbringers, e Bleach ficará em hiato durante as próximas três semanas. Será o próximo arco o último do mangá? Veremos (ou não).

Nisekoi não está sendo rankeado, já que ganhou página colorida em comemoração à boa colocação na ToC passada. Ainda assim, é muito cedo para comemorar, já que mangás como Enigma e o próprio Double Arts (que é do mesmo autor de Nisekoi) começaram super bem e depois só foram caindo ladeira a baixo. Sem falar que tem outro mangá na revista que atinge mais ou menos o mesmo público: Harisugawa. E aí, será que tem lugar para os dois na Jump?

Na 7° e 8° colocação estão, respectivamente, Bakuman e Beelzebub estão em suas zonas de conforto. Bakuman eu acompanho apenas pela JBC e pelo anime, mas vejo os leitores dizendo que a história caiu bastante em qualidade ultimamente. Já Beelzebub desisti de acompanhar já há algum tempo, pois o mesmo não me cativava. Bem, o que importa é que os leitores japoneses estão aprovando a fase atual dos dois, não é mesmo?

Pakki, o mais recente mangá da Jump, era pra começar a ser rankeado essa semana, mas está com página colorida. Isso SE for rankeado, já que é tradição na revista mangás gag não contarem nas ToCs.

Em 9° temos a maior surpresa da Jump dos últimos tempos (pelo menos pra mim), Medaka Box! A série da Jump mais cheia de haters, que literalmente julgam o mangá pela capa. Eu era um deles até resolver ler o mangá e mudar totalmente meu conceito sobre a história. Medaka vem conseguindo se manter no meio das ToCs, e não me surpreenderia caso entrasse pro Top 5 de vez em quando depois da estreia do anime, em Abril. KochiKame vem em seguida, mas não conta no ranking devido ao seus muitos anos de Jump.

Harisugawa está no 10º lugar, seguido por Magico no 11°. Acredito que ambos estão fora de perigo, pelo menos por enquanto.

Abrindo o Bottom 5 (Leia-se “zona de perigo”) temos Inumaru Dashi, mangá que até hoje não sei do que se trata direito, e acredito que a maioria das pessoas também não saibam, por falta de scans deste na internet. Logo em seguida temos Reborn, com mais uma de suas posições iô-iô, e Hunter x Hunter, que não importa muito se está ou não contando na ToC, já que é um dos maiores sucessos da Jump. O que deixa os fãs felizes é o autor ter quebrado seu recorde de 21 capítulos seguidos sem hiato, desde deus sabe quando. Mas será que Togashi vai conseguir se manter animado para continuar a publicação sem pausas? Para o bem dos leitores, esperamos que sim!

Em 15° e penúltimo lugar, temos a mais provável próxima vítima da rodada de cancelamentos: St&rs. Dificilmente o mangá vai conseguir se recuperar e sua ida pro limbo já está quase que garantida, é só questão de tempo.

Na última colocação temos Nurarihyon no Mago, que não periga cancelamento por vender bem nos volumes fechados. Muito se especula de uma tal transferência do título para a Jump SQ (assim como aconteceu com D.Gray-man), mas duvido muito que o mesmo aconteça. O máximo que pode acontecer é o mangá acabar naturalmente, pois com certeza os editores da Jump não têm pretensão de cancelar o mangá e muito menos de extender.

Só pra finalizar, os mangás que ganharão páginas coloridas na próxima edição serão: Nurarihyon no Mago, Reborn e Sket Dance, sendo que o útlimo também será capa da revista. Também é bom lembrar que Bleach entrará em uma pequena pausa de 3 semanas.

Bom, espero que tenham gostado! Aguardo vocês na semana que vem, com mais uma ToC comentada! Para aqueles que quiserem mais comentários da TOC, confiram no Anikenkai do nosso amigo Didcart clicando AQUI.

por Valdessom

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!