Fim de Bakuman, ST&RS e Pakki (AT)

O fim de um mangá que ninguém se importava e o fim de um dos grandes sucessos atuais da Jump.

Bem, o que era inevitável finalmente aconteceu, demorando um pouquinho mais do que o esperado. ST&RS, mangá de Takeuchi Ryosuke e desenhado por Miyokawa Masaru, terminou cancelado na edição 20 da Shonen Jump 2012. O mangá já vinha muito mal das pernas, sempre ocupando a última posição do ranking da Table of Contents, e isso sem dúvida nenhuma não o faria resistir por muito tempo – afinal ele não é nenhum Hunter x Hunter ou Nurarihyon no Mago em número de vendas. O mangá deverá ser concluído com 4 ou 5 volumes compilados. Mas tudo bem, quase ninguém se importa com o ST&RS.

Mas a grande surpresa da edição fica por conta de Bakuman. Na próxima edição (a 21-22, devido ao feriado da Golden Week) o mangá receberá uma página colorida, e segundo o Manga-News (um dos mais respeitados sites franceses de informações) a página será uma despedida para a série.

Isso mesmo, Bakuman estaria chegando ao seu final programado já para o mês de maio e contabilizando aproximadamente 20 volumes encadernados. Lembrando que a série é publicado no Brasil pela editora JBC e atualmente se encontra no volume 8. É claro que a discussão sobre o assunto ainda tem muito o que correr, afinal enquanto uns aceitam o fato de que a série estava com todo o clímax de final, outros acreditam que ela ainda estaria de portas abertas para mais um arco. Qual será o certo?

Independente disso, se a notícia se confirmar, teremos o fim de mais um ótimo mangá de Obata e Ohba nas páginas da Shounen Jump. Depois da dupla conseguir um enorme sucesso com Death Note, foi realmente algo fantástico eles terem conseguido se estabilizar também com Bakuman. É difícil vermos um autor – ou no caso uma dupla – conseguirem se dar bem em trabalhos seguidos.

De qualquer modo, vamos aguardar mais confirmações e qualquer novidade o Valdessom trará no post da TOC da semana, portanto fiquem ligados. Um “descanse em paz” e “vai tarde” para ST&RS e um “será?” para Bakuman. Ficamos na expectativa.

ATUALIZAÇÃO: O MangaNews divulgou que de fato Bakuman terminará, e que além dele e de ST&RS, o gag-mangá Pakki também se encerra nesse próximo mês com apenas 1 volume encadernado. As três séries darão lugar para 3 novos mangás que estreiam na Jump entre maio e junho. Hungry Joker é uma delas? Quem sabe.

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post

Há 57 comentários

  1. Avatar

    Eu gostava de ST&RS hehe, mas espero que Bakuman não termine agora. Eu ainda quero um arco final deles contra o Eiji, criando mais um manga muito bom! o/

    A proxima obra deles contra o Eiji vai ser sobre dois garotos que sonham se tornar magakas… -n

    Responder
    1. Avatar

      Galera, vamo se liga minha gente!!!! bom eu acho meio dificil q acabem com o bakuman assim……..eu acho q deveriam mostrar oq vão acontecer com os animes etc……..eu acho q a duplinha n é burra para dar um “felizes para sempre” no bakuman, eu vo fica disolado pois me acustumei com bakuman e com os personagems, em velos tdos os dias (comecei a assisti o anime desde o começo , mas só assisto um por dia pra num acaba logo kkkkkkkkkkkk) eu me viciei!!!! agora o media fire ta excluindo de tdos os sites (LOL)…….enfim , se acabar agora vou ficar amando bakuman , mas vou odiar o ohba e o obata kkkkk e seria super massa se eles fizesses pcp,reversi ou trap, torço pra isso!!!!!!!!!!!!!

      Responder
  2. Avatar

    Caramba, ST&RS eu nunca li, mas Bakuman, embora eu não gostasse muuuito, era um manga precioso com um otimo trabalho e está sendo vendido aqui no brasil… então é realmente triste, agora realmente fica a duvida se vai acabar mesmo ou é só informação furada, ele é um manga que se destaca na medida do possível, não seria esquisito que tivesse mais um arco, além de ter uma adaptação que eu não curto muito, mas tem em anime, então acho que talvez ele continue por ai mais algum tempo, quando a informação se concretizar traz ela pra nós ChuNam…

    Rayovac!

    Responder
    1. Avatar

      pode até voltar mais vai demorar cara o anime vai ter no minimo uns 100 episódios ja que a prox saga é a do nanime kun e tera 25 episódios no total serão 75 aii mais 25 ainda UAYSHAUSHUAHSUHAS se reborn voltar vai ser por volta de agosto de 2013.

      Responder
  3. Avatar

    Bakuman é uma ótima série, mas se pararmos pra analisar o perfil da dupla Obata e Ohba veremos que eles não costumam alongar muito seus mangás. Curto isso. Parece que eles estão dizendo assim: “Termino um e começo outro” kkkkkkkkkk
    Idéias para novos mangás eles já provaram que tem, com os inúmeros mangás dentro de Bakuman. Por um lado fico triste por Bakuman, por outro curioso pra ver o que mais virá por aí.
    Estou de luto por St&rs, eu curtia….

    Responder
  4. Avatar

    Nossa o fim de Bakuman mesmo, se bem que isso já era mais ou menos esperado (e acho que eles querem terminar em um momento clímax, melhor isso que perder o timing para terminar o mangá -afinal não se quer outro momento L de novo, mas esse trabalho é bem diferente de Death Note então comparar é meio-.), de fato foi outro grande trabalho da dupla, espero que tenham planos para lançar algo em breve.

    Responder
  5. Avatar

    Para quem acompanha Bakuman (ou talvez só no meu caso) isso não é exatamente uma surpresa. Eles estão dando muitos sinais disso, afinal em muitas das coisas (embora não todas) do mangá eu acredito que os autores estava falando deles próprios, o que é o caso nesse último capítulo que saio.
    Mas tudo isso é pura especulação… Embora eu não deseje que aconteça como Death Note…

    Responder
  6. Avatar

    Tenho a mesma impressão dos dois últimos comentários. E faz bem o estilo deles terminarem logo e acho ótimo. Não é um estilo de mangá que deve ser alongado só porque é popular. Que bom que esses autores respeitam seus fãs e fazem aquilo que esperamos: apresentam um trabalho “redondinho”, com início, meio e fim.
    Pra mim, Bakuman é uma obra prima!

    Responder
  7. Avatar

    Acho Bakuman sensacional e uma das melhores obras da Jump hoje, mas, sim, ele tem que acabar. Bakuman não só é um mangá sobre mangás (o que já é genial por si só) como acaba sendo uma biografia dos autores. Nesse último arco, Reversi, todo mundo percebe o protesto em relação a Death Note. Eles aprenderam e a Jump aprendeu.

    SPOILER!

    O Niizuma ainda é o nº1 em vendas mas Ashirogi Muto já é o número 1 nos questionários a 9 edições consecutivas. O mangá deve acabar mostrando que esse último volume de Reversi deve ter o maior volume de vendas de todos os tempos e o anime, com a Miho, a maior audiência. E fim!

    Responder
    1. Avatar

      Realmente espero que acabe de forma digna, mesmo que enrolem um pouco, mas ainda da para uns 3 meses de mangá.

      Mas fazer a mesma M… que fiseram dom death note que seria desrespeito, mas uma enrolada basica, com festinha de casamento, estripulias e altas confusões com uma turminha do barulho basica é até aceitavel.

      Responder
  8. Avatar

    QUE DÓ!QUE DÓ!

    Os caras fizeram Death Note que eu gostei tanto que vi o anime inteiro em uma noite e madrugada,não consegui pregar o olho.Bakuman é outro mangá que eu gosto MUITO,mangá inteligente que nos trás sempre tramas muito divertidas,sinceramente,acho que ainda dá pra fazer a história durar bem mais.Mas vamos lá né,fazer o quê,quando bakuman terminar espero que eles apareçam com outro mangá logo.

    Responder
  9. Avatar

    q droga gosro tanto dessa série principalmentr da arte do cara. meu é trabalhar com mangas e quando eu leio/assisto me dá vontade de desenhar.

    Responder
  10. Avatar

    Como a Hinasan disse, depois que o Reversi chegou ao final e “a missão foi cumprida”, todo mundo meio que já estava esperando por algo parecido com isso em relação ao próprio Bakuman, e, é melhor terminar bem, do que ficar enrolando e terminar igual Bleach.

    Responder
  11. Avatar

    Bom, desde que PCP não recebeu sua versão animada ficou mais do que clara a intenção dos autores (editores) em extender a série o que levou a ocorrência de arcos de qualidade no minimo duvidosa ou alguém não notou a queda de qualidade da série depois disso?

    Esse fato me deixou extremamente desanimado com Bakuman que para mim já foi o 3º melhor mangá da Jump e hoje está longe disso. Mesmo nesse momento de Climax a história não me anima tanto,mas devo admitir que o fim de Reversi foi demais. Agradeço que esse romance do Mashiro finalmente acabe pq ele sempre foi um pé no saco, que a história termine antes de se queimar mas ainda.

    Bakuman já foi bom hoje é no máximo mediano fico triste e alegre pelo fim dele tomara que a dupla venha com algo ainda melhor afinal talento é mais do que provado que ambos tem de sobra!

    Responder
  12. Avatar

    Caramba, minha série favorita na Jump atualmente está com os dias contados? Po, eu queria tanto ver a vida de casado do Saiko, o casal batalhou tanto pelo sonho, nós vimos os personagens crescerem e se desenvolverem até chegar ao culme. Espero que prolonguem mais um pouco, ao menos com mais um arco. Ficaria imensamente feliz de poder ver algumas histórias soltas com os mangakás um pouco mais velhos e voltando a aparecer um pouquinho da vida particular deles. Curto finais com gosto de “envelheceremos juntos e terminaremos felizes com uma penca de filhos”.

    Responder
  13. Avatar

    ST&ARS,era uma serie em que eu apostava muito,começo com uma idéia até que interessante que foi se desgastando com o decorrer da historia o que me levo a parar de acompanhar o mangá antes mesmo de terminar (é uma pena),Agora a grande e gloriosa obra de Ohba & Obata chegando ao seu fim,não é lá uma grande surpresa eu até tava esperando essa noticia,pq por favor vamos combinar que Death Note foi ótimo em sua 1 fase,a 2 fase tbm foi boa mais deu pra se perceber que foi só um arrastão na historia somente para prolongar mais a serie,creio eu que essa ideia foi da revista e não de Ohba.E agora percebemos claramente ou não o final de Bakuman,eu acho que bakuman está em seus ultimos capitulos.Mais é so minha opnião,pode ser que Ohba tenha mais um arco planejado,mais não vai fazer diferença se acabar ou não,se não acabar Ohba vai continuar a nos trazer alegria com essa obra prima cheia de vida e enredo,personagens cativantes,mais se por um acaso Bakuman acabar.Ohba irá nos trazer uma nova serie que como de constume,será perfeita.
    Agora eu irei torcer para que a proxima serie do Ohba seja de Luta estilo Naruto,One Piece e Bleach,quem não acha que não vai ficar manero….
    Ohba!,,,, se não ACHA QUE TAH NA Hora de uma obra no estilo Shonen JUMP kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk VAI com tudo Ohba e tchaUUU(ou não) BAKUMAN! (jamais esquecerei).

    Responder
  14. Avatar

    Concordo com o pessoal dos comentário ai em cima, quem ta lendo bakuman sabe que ele ta dando sinais que vai acabar, uma pena porque é muito bom xD, Tomara que ele venha com uma série melhor ainda logo.
    Fiquei viajando aqui podia ter um final diferente tipo o saiko morre em um acidente antes do casamento, a miho se mata, o Takagi vira alcoólatra e a Kaya prostituta.

    Responder
    1. Avatar

      Um final destes em um manga da jump é bem complexo.

      A melhor sacada que vi foi o final de rave Masters, aonde tem o final duro e cruel, mas depois vem aquele ultimo capítulo, que foi feito apenas para atender ao velho chavão felizes para sempre.Até hoje tenho como final o bad ending, mas que foi excelente.

      Responder
  15. Avatar

    Realmente não tem porque ficar prolongando Bakuman, o mangá mostrou tudo que devia e agora deve encerrar com chave de ouro ao invés de ficar criando histórias fracas só pra ganhar mais dinheiro.

    Os autores tem competência de criar uma obra tão boa ou melhor, vamos aguardar!

    Responder
  16. Avatar

    eu adoro bakuman! eu acompanho o mangá bela net e compro da JBC e assisto os episodios de anime mas se for terminar eu espero um otimo final.

    Responder
  17. Avatar

    Bakuman é muito foda! Minha vida mudou depois dessa obra. (Eu ria, chorava e gritava sozinho em casa quando chegava no ápice de um arco que eu esperava). Mas como vimos na própria história com Takagi e Saiko: “melhor ter uma história curta que faça sucesso, do que uma longa que nunca tem uma estabilidade.” Não quero que termine, mas se este for o caso, dou a maior força ao autores e espero outra obra deles. Porque com caras como esses… A gente já imagina o que vem por aí.

    Responder
  18. Avatar

    ST&RS nem ligo, faz tempo q ñ leio e ñ faz falta.

    Mas meu amado Bakuman? Takagi, Saiko, Miho, Kaya, Iwase, Hattori, Fukuda, Hiramaru e cia. Ah, vão deixar saudades, mas sem dar tchau pq tem q acabar, td q é bom acaba e se ñ acaba corre risco de ñ ser mais bom e andar em círculos. Ah, despedidas, mas era algo inevitável e óbvio.

    E eu AMEI ARCO DA MIHO. Os chatos q se danem, sei q Nanamine “2” (enfase no 2 pq a primeira fase dele foi lgl) foi super fora da casinha, mas o mangá é MUITO legal como um todo.

    Responder
  19. Avatar

    É gente, o Manga News Japan confirmou que além de ST&RS, Pakki e Bakuman irão acabar até o fim de maio, portanto agora o fim de Bakuman já foi confirmado. E Pakki vai junto, coitado haha

    Responder
  20. Avatar

    Nada contra quem não gosta de Bakuman mas pra mim foi um shounen que não precisou de porrada para ser bom, sinceramente. Ele tem uma história boa, traço razoável e vai ser muito triste um mangá bom desses terminar, vou ficar triste. Mas esperamos que criem mangás a altura dele mais pra frente! ♥

    Responder
  21. Avatar

    O final de Bakuman foi simplesmente perfeito. A deixa para uma continuação e o clímax no pedido de casamento e o tão esperado beijo entre o Mashiro e a Miho. Ohba e Obata são verdadeiros gênios! Duvido nada que os dois protagonistas são baseados neles, tá na cara!

    Responder

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *