Fim de Bakuman, ST&RS e Pakki (AT)

O fim de um mangá que ninguém se importava e o fim de um dos grandes sucessos atuais da Jump.

Bem, o que era inevitável finalmente aconteceu, demorando um pouquinho mais do que o esperado. ST&RS, mangá de Takeuchi Ryosuke e desenhado por Miyokawa Masaru, terminou cancelado na edição 20 da Shonen Jump 2012. O mangá já vinha muito mal das pernas, sempre ocupando a última posição do ranking da Table of Contents, e isso sem dúvida nenhuma não o faria resistir por muito tempo – afinal ele não é nenhum Hunter x Hunter ou Nurarihyon no Mago em número de vendas. O mangá deverá ser concluído com 4 ou 5 volumes compilados. Mas tudo bem, quase ninguém se importa com o ST&RS.

Mas a grande surpresa da edição fica por conta de Bakuman. Na próxima edição (a 21-22, devido ao feriado da Golden Week) o mangá receberá uma página colorida, e segundo o Manga-News (um dos mais respeitados sites franceses de informações) a página será uma despedida para a série.

Isso mesmo, Bakuman estaria chegando ao seu final programado já para o mês de maio e contabilizando aproximadamente 20 volumes encadernados. Lembrando que a série é publicado no Brasil pela editora JBC e atualmente se encontra no volume 8. É claro que a discussão sobre o assunto ainda tem muito o que correr, afinal enquanto uns aceitam o fato de que a série estava com todo o clímax de final, outros acreditam que ela ainda estaria de portas abertas para mais um arco. Qual será o certo?

Independente disso, se a notícia se confirmar, teremos o fim de mais um ótimo mangá de Obata e Ohba nas páginas da Shounen Jump. Depois da dupla conseguir um enorme sucesso com Death Note, foi realmente algo fantástico eles terem conseguido se estabilizar também com Bakuman. É difícil vermos um autor – ou no caso uma dupla – conseguirem se dar bem em trabalhos seguidos.

De qualquer modo, vamos aguardar mais confirmações e qualquer novidade o Valdessom trará no post da TOC da semana, portanto fiquem ligados. Um “descanse em paz” e “vai tarde” para ST&RS e um “será?” para Bakuman. Ficamos na expectativa.

ATUALIZAÇÃO: O MangaNews divulgou que de fato Bakuman terminará, e que além dele e de ST&RS, o gag-mangá Pakki também se encerra nesse próximo mês com apenas 1 volume encadernado. As três séries darão lugar para 3 novos mangás que estreiam na Jump entre maio e junho. Hungry Joker é uma delas? Quem sabe.

por Dih

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.