O grande sucesso de Sword Art Online

Indiscutível, diga-se de passagem.

Que Sword Art Online já é um dos grandes sucessos dessa temporada de animes, se destacando na maioria, isso não é nenhum segredo. E esse sucesso não é a toa. Adaptado de uma série de light novels do mesmo autor de Accel World (aquele outro anime sobre “games” da temporada anterior e que ainda está em andamento), os livros de Sword Art Online já estão chegando na incrível marca de 1,9 milhões de unidades vendidas, distribuídos entre os seus 10 volumes publicados até o momento. Na atual semana, 6 das 10 primeiras colocações de light novels mais vendidas no Japão foram de SAO, além de todos presentes no Top 30 no ranking de vendas.

Para quem está desligado do mundo nos últimos, Sword Art Online é publicado no Japão pela revista Dengeki Bunko Magazine, especializada na publicação de Light Novels. A revista é o lar de séries famosas como Baccano, Durarara!!, Kino no Tabi, C³ e outras – todas que acabaram gerando um anime, por sinal. SAO ganhou uma série animada pelo estúdio A1-Pictures com previsão de duas temporadas de duração (média de 25 episódios). Como disse no começo, ela vem sendo uma das principais atrações desse bimestre e agora os produtores aguardam o resultado nas vendas de DVD.

O fato é que Sword Art Online consegue agradar uma boa parte do público consumidor de séries “populares” e também as mais “conceituadas”. O autor consegue fazer um ambiente agradável para todos, e no caso do anime a produção de primeira do estúdio colabora. Mas além disso, o mais interessante é notar que light novels vêm ganhando cada vez mais destaques nas adaptações para séries televisivas, desde meados dos anos 2000. Ultimamente os resultados vindos desse tipo de mídia estão se saindo melhor do que adaptações de mangás por exemplo (claro que existem exceções, isso é apenas uma generalização). Basta lembrar que um dos maiores sucessos indústria japonesa é adaptado desse tipo de publicação: Suzumiya Haruhi no Yuuutsu.

Resta saber qual o fôlego que SAO ostentará daqui até o final do anime. Conseguirá se destacar e manter o padrão que agradou e tornou séries como Durarara!! tão famosas e populares? É cedo para afirmar – e podemos simplesmente todos cairmos do cavalo – mas os resultados iniciais são animadores. Continuemos na expectativa.

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post