Organizando Rabiscos e Ideias #01

Oi gente.

Bem, sejamos diretos. Tá, na verdade essa coluna não é pra ser direta. Digamos que esse é um chamado “Editorial”, chupinhado do nosso amigo Didcart lá do Anikenkai. Na verdade tínhamos uma ideia para uma coluna em que os leitores pudessem fazer perguntas para nós, algo como uma “sessão de cartas” das revistas da década de 90~2000. Mas como pra isso já tem o formspring e os stalkers, então decidimos abrir um espaço para responder os leitores aqui mesmo, além de soltar algumas curiosidades, notas sobre o ChuNan, os redatores e afins. Poderemos manter por aqui um canal de comunicação, explicando a ausência de algumas postagens e afins.

Pra começo de conversa, quem comandará essa coluna serei eu (o Dih), mas podemos ter a participação de outros redatores dando as caras também, como por exemplo o Luk. Aliás, podem reparar que quem “ilustra” essa postagem é o Kou, do mangá shoujo Aoharaido. Cada post será ilustrado por um personagem diferente – e que integre o time dos meus favoritos. Portanto fiquem a vontade para perguntarem o que quiserem relacionado ao Chuva. Pode ser nos comentários ou através do nosso e-mail clicando AQUI.

Como estaremos começando essa brincadeira hoje, vamos colocar aqui algumas coisas que vocês andam perguntando com bastante frequência nos comentários de outras postagens. E sim, a intenção dessa coluna é diminuir o chamado off-topic que encontramos em outros artigos. Parem de perguntar quando sai X ou Y lá na notícia do filme de W. Agora vocês tem isso aqui pra ajudar, ok? Chega de papo e vamos para as perguntas.

Por que o Semanada, Semanada PLUS, Ranking da Oricon, TOC e outros posts que deveriam ser semanais atrasam tanto?

Vamos por partes. O Artur – responsável pelo Semanada PLUS – anda passando por alguns momentos bem corridos na vida pessoal dele, com estudos e tudo mais. Por esse motivo os comentários de Toriko, Reborn e afins acabaram dando um tempo. Mas isso não significa essas séries não serão mais comentadas. Logo, logo ele estará de volta conosco.

Já em relação aos outros posts, na maioria dos casos eu sou o “culpado”. Para quem não sabe, 90% dos posts acaba passando por mim antes de ser liberado. Sou digamos um “editor” dos redatores. E eu adoro essa função pois sempre me atento aos detalhes, padronização do Chuva e tudo mais. O grande problema é que muitas vezes esses posts semanais acabam calhando de entrar “na vaga” de alguma atividade pessoal minha – e com isso surgem os atrasos. Isso também não significa que essas postagens acabarão, pelo contrário, o pedido de vocês só mostra que gostam desse tipo de coisa. Estamos tentando nos arrumar no nosso cronograma e vamos botar tudo em ordem, ok?

Quando o mangá “tal” vai para as bancas? Por que não colocam isso no checklist da Panini também?

Muitas pessoas perguntam porque colocamos a previsão dos mangás da editora Panini e a resposta pra esse caso é bem simples: ninguém sabe, nem a Panini. O cronograma da Panini é mais bagunçado que o nosso, provavelmente, e com isso nunca temos uma data definida para a entrega dos títulos nas bancas, como acontece com a JBC desde anos atrás. Então não sabemos essas informações quando o checklist é postado, apenas com o decorrer do mês é que vamos conseguindo saber desse tipo de detalhe. Para perguntas assim, sempre podem nos consultar lá no nosso Twitter, que é o nosso canal mais rápido para responder coisas pequenas.

Vocês deveriam fazer uma review daquele meu anime favorito! Não gosto que vocês não façam do meu anime favorito! Vocês são muito imparciais!

Meus amigos, infelizmente não podemos agradar a todos – embora sempre pensemos nisso. Muitas vezes alguns animes que são pedidos por vocês simplesmente não foram assistidos por nenhum de nós da equipe, então não podemos fazer algo “a olho” sem dar nossa opinião. Fazemos sempre sobre o que acompanhamos e damos a nossa opinião sobre tal obra, seja ela mangá ou anime. Claro que muitas vezes ela vai divergir da opinião de outras pessoas, mas isso faz parte “do show”. Vocês estão sempre abertos para darem as sugestões e gostamos muito dessa participação de vocês, mas queríamos que alguns (minoria, inclusive) entendesse que opiniões são diferentes e estamos propensos a discordar delas.

Vai ter continuação do anime Reborn? E de D.Gray-Man? E de Beelzebub? E de-

Não. Pelo menos não por enquanto…

Mas eu vi que vai ter lá no-

Não, cara.

Vamos fazer um abaixo assinado para produzirem mais uma temporada do nosso anime favorito que não deu lucro para o estúdio!

Não.

Dih, você tem namorada?

Ent- opa, essa pergunta não.

Como posso fazer parte da equipe do Chuva de Nanquim?

No momento não estamos “contratando” ninguém para a equipe. Estamos com um time grande, mas bem “polido”, então no momento essa não é a nossa necessidade. Mesmo assim, agradecemos a todos que nos enviam pedidos para “trabalharem” conosco e saibam que todos os e-mails de vocês são lidos sim. Inclusive teve gente que mandou até currículo de verdade pra gente. Nos sentimos importantes.

Como posso conseguir uma parceria com o Chuva de Nanquim?

No momento ainda não estamos abertos para novas parcerias. Estamos renovando essa “área” aqui e em breve divulgaremos para vocês que querem ter o nome gravado ali do lado do layout. Novamente digo que lemos todos os emails que nos enviam sobre pedidos e tudo mais, mas muitas vezes não temos tempo ou como responder a todos. Portanto fiquem tranquilos que em breve estaremos resolvendo mais esse “probleminha” para vocês.

E é isso. Por hoje foram só essas “perguntinhas” que resolvemos responder para vocês. Repito: deixem as suas nos comentários, por e-mail, e qualquer outra coisa que queiram. Responderemos tudo na próxima semana. Vale perguntar curiosidades, dúvidas sobre aquele review que colocamos aqui, sobre uma coluna ou qualquer coisa que sintam que devem questionar. Estamos abertos para o que enviarem.

Esperamos que gostem desse “cantinho” e continuem nos acompanhando durante a semana. Mais reviews estão chegando (sobre outros lançamentos das editoras nacionais) e algumas postagens populares que já são sucesso entre todos. Até a próxima e vai Corinthians!

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 28 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Atualmente é editor na Panini/Planet Mangá e cuida de títulos como One-Punch Man, MOB Psycho e Jojo's Bizarre Adventure.

Related Post