Sai Samurai X, entra Rurouni Kenshin na JBC

Quem diabos é Samurai X?

A JBC já havia informado que Samurai X seria relançado esse ano em nossas bancas de jornal em um formato mais bonitinho, tanko e tudo mais. Mas hoje ela pegou muita gente de surpresa: ao invés de usar o nome com o qual a série ficou conhecida por essas bandas – Samurai X – a editora estará utilizando na nova versão o nome de Rurouni Kenshin, título oficial da obra de Nobuhiro Watsuki. Na primeira passagem do mangá por essas bandas ele seguiu a mesma ideia do anime, utilizando-se do nome “ocidentalizado” da brincadeira. A mudança de nomes é uma imposição da Shueisha para o relançamento da marca, afinal, vale lembrar que Kenshin e companhia passam por um processo de revitalização recente com o lançamento de novas histórias em quadrinhos e o filme live action que estreou essa semana nos cinemas japoneses. Além disso, o mangá saiu com esse título em outros países da América.

Qual será o impacto dessa mudança para a JBC? O público “carente” de informação vai sentir uma diferença muito grande ao adotar esse nome como o padrão nacional? Vale lembrar que Kenshin alcançou uma boa fanbase no país com o título de Samurai X, e isso pode acabar sendo uma pedrinha no sapato da editora. Resta saber como ela pretende administrar tal fato. De qualquer modo, a JBC também divulgou que não tem data para o lançamento da edição “especial” mas que ela deve acontecer ainda em 2012. Vamos aguardar por novas notícias relacionadas.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Eu acho que não vai ser problema algum. MUITOS fãs de mangás e animes sabem que Samurai X é Rurouni Kenshin, mas caso não saibam, só olhar na capa o samurai com um X no rosto. É muito claro.

  • Não sentiremos diferença, estou muito feliz, honra a quem tem honra, é um mangá maravilhoso, e estou muito anciosa para saber se o Live action vai pintar por aqui (espero que sim)… parabéns pelo post CHUNAN!

  • samuel

    ai sim ganhei o dia

  • Yamashita-Ren

    Não vejo como problema… É o nome original da série e um fã que se prese vai reconhecer pela capa!! E se não me engano a JBC já tinha dito que o lançamento seria em setembro… resolveram adiar ?

  • Kamal

    Segundo eles foi mesmo uma imposição da editora. Eu como fã da série acho positivo a utilização do nome original. Acredito que mangá no Brasil somente quem é fã mesmo compra, então dificilmente a utilização do nome ocidental ou oriental vai fazer diferença, quem compra sabe o que está comprando. E também não a como olhar a capa e não reconhecer o Kenshin.

  • MoonshadoW

    Todo mundo que eu conheço que gosta de RUROUNI KENSHIN, prefere o nome no original japonês mesmo, e tenho a imprensão de que muita gente prefere esse nome mesmo.

    • Diego Azevedo

      Engraçado, os únicos que eu conheço que preferem rurouni kenshin são aqueles que passam horas discutindo qual a sílaba tônica de Chobits, ou a pronúncia certa de Ichigo. A maioria prefere simplesmente Samurai X, um nome muito mais simples, de conhecimento imediato, que o autor gostou tanto que utilizou em Bosou Renkin (no original em japonês, uma das armas se chamava Samurai X, e não Rurouni Kenshin).

      Fico triste que a JBC não possa publicar de novo como Samurai X. Para quem não conhece o título, ir numa banca e se interessar por um “Samurai X” é muito mais fácil. Vi um monte de gente falando que quem é fã conhece (e eu concordo), mas eu acho que as aventuras do Kenshin Himura deveriam ser espalhadas, para todos, inclusive quem nunca ouviu falar.

      • ‘Engraçado, os únicos que eu conheço que preferem rurouni kenshin são aqueles que passam horas discutindo qual a sílaba tônica de Chobits, ou a pronúncia certa de Ichigo.’

        Rialto…

      • Giovanna

        Mas que diferença vai fazer para o leitor novo? Tanto Samurai X quanto Rurouni Kenshin não dizem nada para ele. O que irá dizer alguma coisa serão as capas, que aliás dizem muito, pq do total de 28, 24 possuem um personagem segurando uma katana, deixando claro o tipo do mangá. E convenhamos q MTA gente não tá nem aí pra título na hora de avaliar se compra um livro/mangá, o que lhes desperta interesse é a capa.

        Para o fã obcecado com certeza não vai ser um empecilho, e pro cara q apenas curte, ao primeiro relance de olhos na capa, ao ver o personagem principal e seu nome no título, ele vai saber do q se trata.

        No fim, realmente não faz diferença, e se a Shueisha mandou, tá mandado. No mais, eu gostava de Samurai X.

      • Diego Azevedo

        @Giovanna
        Concordo, as capas falam muito mais que o título. Mas pensa em alguem, com mais ou menos 23 anos, que talvez tenha visto um ou dois episódios de Samurai X na Globo/Cartoon. Ou um cara de 20, que tinha irmãos e primos mais velhos que assistiram. O nome Samurai X vai despertar uma lembrança, algo do tipo “poxa, Samurai X? Isso me lembra alguma coisa…”. Agora, Rurouni Kenshin, não desperta a curiosidade ou o interesse deste grupo, que não é otaku, mas assistiu ou tinha amigos que assistiam animes na infância.

      • Giovanna

        Eu sei Diego, mas o que acontece é que nós aqui não temos como ouvir falar de nada sobre mangá fora desse “mundinho”. Uma pessoa só vai saber do relançamento, da publicação do mangá se ver o material na banca. E aí pronto, viu a capa, reconheceu.

        Se as editoras fizessem propaganda fora do mundo otaku, eu total concordaria com vc.

      • Giovana, por mais que você tente argumentar, o nome Samurai X é muito mais arraigado na mente das pessoas da minha idade (25) que a própria imagem do Himura Kenshin.

        Se um amigo meu for comprar jornal e ver a imagem do Himura Kenshin, provavelmente não vai impactar tanto quanto se ele lesse o nome Samurai X.

        O nome ‘Samurai X’ está profundamente atado à minha geração, não é tão simples assim após mais de uma década, mudar a impressão de um nome. Principalmente um nome de peso como Samurai X.

      • [2]

      • Diego Azevedo

        Viu a capa reconheceu? Talvez para um fã da série com seus 25 anos, como a Cintia. Mas quem ouviu falar bastante, mas nunca viu, ou viu pouco, não vai ter essa lembrança. Eu mesmo só fui ler Samurai X aos 16 anos, 5 anos atrás. Sempre tinha ouvido falar, mas nunca tinha visto. Olhando apenas a capa eu não associaria um ao outro. Saberia que é um mangá se samurais, mas não “O” Samurai X, que eu tinha apenas ouvido falar.

        No fim, é indiscutível que quem conhece Rurouni Kenshin conhece Samurai X. A recíproca não é verdadeira. Por isso, a JBC perde em mercado potencial. E a gente perde em pessoas para conversar sobre esta e outras séries.

      • Eduardo

        Acho inclusive Samurai X muito mais bonito que Rurouni Kenshin,que titulo escroto que esse autor deu.

  • romulo

    espero ancioso pelo (re)lançamento deste manga pois permitir a oportunidade de comprar na epoca,mas acho que se isso atrabalhar as vendas da jbc cabe a eles divulgar melhor o titulo em blogs ou no proprio site da editora.

    • romulo

      desculpem e ( pertir) 😛

  • Eu gostava de Samurai X… :c
    q

    • Eu tb… tão nostálgico…
      Chegar na escola e comentar o último episídio de Samurai X… Hj não mudou muito, mas em vez de escola usamos o twitter rs…

  • Viviane Barbosa

    Eles podem colocar Samurai X como subtítulo.

  • Augusto

    eles querem me deixar pobre mesmo! com monster e rurouni kenshin é falência certa =(

    • cassio

      e eu monster, soul eater, bakuman e agora esse (esperando 20th century boys)
      T.T

  • Baka Neko

    Todo mundo curtiu essa noticia, menos o meu bolso 🙁

  • Panini com One Piece e Black Butler, e agora Kenshin. Meu salário vai todo em mangás! Não sei se comemoro ou fico triste…

  • xamalo

    Eu não vejo o problema, porém devo admitir que eu também gosto do titulo ”samurai x”, mas apena por que eu acostumei com esse nome, ja que esse foi O primeiro mangá e anime que li/assisti, porém agora eu ja acostumei com ambos(até o nobuhiro deve ter se acostumado, com aquele óbvio tributo feito no busou renkin)e que venha rurouni kenshin, das bancas para minha prateleira, vai ficar bem legal, de um lado ”samurai x” e do outro ”rurouni kenshin” ^^

  • A editora não está optando, foi uma exigência dos licenciantes.

    • Eu gosto do título antigo e a JBC não tinha muito o que fazer, não é? Mas tendo o Kenshin na capa e com o nome do mesmo legível, acho que o pessoal vai identificar. Claro que há uma parcela do público fora do fandom que deveria prestar mais atenção caso visse um nome familiar. Mas a culpa não foi da editora… se eles derem sorte, as pessoas se acostumam. Ou será que as crianças não conseguiram perceber que a Tinkerbell é a Sininho com um novo nome? [Pelo mesmo motivo idiota de forçar um nome internacional].

      PS: o próprio Watsuki achava o máximo o título ocidental, por mais que Kenshin nunca tenha sido um samurai. Na verdade, como atuante do lado dos “restauradores”, Kenshin estava justamente contra as pessoas que tinham solidificado o ambiente social para que surgissem os samurais. Ou seja, ele era, basicamente, um anti-samurai. rere

  • Himura Battousai

    De qualquer forma, o Battousai está de volta!

    • Himura Battousai

      Nem é um x e sim uma cruz na bochecha esquerda dele, bom eu prefiro o nome original mesmo, sou fanboy então com certeza vou comprar!

  • Paulo

    Pelo menos para mim não faz diferença eles usaram Samurai X ou Rurouni Kenshin como título, o que realmente espero é que a JBC publique esse mangá num material de boa qualidade, pois essa sim é a minha principal preocupação no que se diz respeito a esse relançamento.

    • Essa é minha preocupação também… e que não cancelem o projeto =X

      • Diego Azevedo

        Eu não vou comprar pq tenho a antiga. São muitos volumes, se eles fossem publicar com a qualidade alta o suficiente para me convencer a comprar de novo, o preço final me faria voltar atrás;

        Mas sobre cancelar o projeto, seria inédito para a JBC. Por maiores que fossem os atrasos, eles nunca cancelaram nada, diferente da Panini (que eu estou esperando um comunicado sobre FMP a 3 anos)

      • Giovanna

        Bom, a vantagem é q não será em meio-tanko, então não vai render aquela porrada de volumes (56, né?). Mas 28 tbm não é exatamente pouca coisa…

  • Acho que o pessoal ainda não entendeu bem o porquê da especulação em relação ao título. Estão dizendo que não será problema, mas estão julgando por suas próprias referências., isso não faz a menor diferença, para você, mas para a JBC faz sim uma ENORME diferença.
    Obviamente, todo otaku que se preze sabe o que significa Rurouni Kenshin, mas acreditem, muito mais gente sabe o que é Samurai X.
    Infelizmente, pessoas que acompanharam a série sob o nome de Samurai X (seja o anime ou o manga) podem nem sonhar que estão relançando o mesmo, simplesmente porque deixaram de assistir animes, descobriram vida fora da internet ou nem ligam para os blogs otaku que enchem seus olhos com informações que TE interessam, mas não interessam a eles.

    Assim como Dragon Ball, Samurai X poderia alcançar não apenas consumidores fidelizados, mas também aqueles que tiveram em algum momento contato com a obra sem ‘se tornar um otaku’. E quando falamos de números de vendas, isso faz uma enorme diferença para a editora que, obviamente, lucraria muito mais com isso. Afinal a JBC é uma empresa, e como tal visa expansão, olhando sob essa perspectiva, a melhor opção seria sim, manter o nome Samurai X, simplesmente porque atrairia mais público. Ou seja, a melhor saída ainda é publicidade, não tem jeito (E a ideia do camarada ali em cima de colocar Samurai X como sub-título tb é legal xD)

    Talvez a questão não seja se você, otaku que lê o Chuva de Nanquim, o Gyabbo e vê os vídeos do Leo Kitsune, vai saber o que é esse mangá, mas sim aquelas pessoas que não estão imersos nessa cultura hoje. Tendeu?

    Agora, bora rebolar pra levantar a moral dessa editora, eu ainda tenho receio de comprar JBC, nem com a ‘Edição Especial’ de Sakura CC me convenceram, vamos ver se Rurouni Kenshin consegue coçar minha mão quando o vir nas bancas = )

    Ja ne!

    • Stephanie Romano

      Acho que vcs não pensam no seguinte: você tem amigos que não saberão que estão relançando, mas esses amigos têm amigos como você que sabem, e com certeza contarão para os que só conhecem “Samurai X” que o mangá está sendo relançado como “Rurouni Kenshin”.
      A propaganda boca-a-boca sempre foi a que funciona melhor, então acho pouco provável que a JBC perca tanto mercado assim. Especialmente pq terão 28 edições nas bancas para os carinhas que só conhecem “Samurai X” ficarem sabendo da novidade e correrem atrás das edições passadas. É tempo mais do que suficiente, especialmente se a tiragem for daquelas bem grandes.

      Pensa que, lançando um mangá por mês, a JBC só acaba de lançar a série daqui a quase 2 anos e meio.

      Além disso, existem também os novos fãs, que não devem ter pego o anime passando na Globo e viram pela internet, ou whatever. Tem os que, como eu fiz com 20th Century Boys, não conhecem nada sobre a série mas se interessam em comprar pela capa, pq já ouviram dizer que é bom, enfim.

      Acho que é tolice dizer que vão vender menos só pq mudou o nome.

  • Walquiria (@walquiriayouko)

    Acho ótimo o relançamento de uma série tão amada do público. Mas considero um tiro no escuro da JBC trazer o título com seu nome original. Infelizmente nesse país nem todo fã conhece o titulo original daquilo que lê/assiste, quiçá os que não são otakus então. Contudo, assim como tudo que é produzido nesse sentido, o material é feito para atingir a maior massa possível, sim é, mas tem destaque para aqueles que já conhecem do que se trata, no caso nós, os compradores assíduos de mangás. Entendo que como empresa, a JBC pode vir a enfrentar um ganho não tão grande devido a falta de conhecimento das pessoas, como já havia escrito um pouco acima. Compreendo o ponto de vista do comentário acima. Contudo, estou MUITO feliz por ver o relançamento da série sob seu verdadeiro nome, uma vez que acredito que fãs que se prezem devam conhecer os nomes daquilo que gostam, ou nem deveriam se chamar fãs. Creio que foi uma atitude corajosa por parte da Editora, diferente da Panini em Kuroshitsuji. *Apedrejem-me se quiserem, mas a verdade é essa.
    Sei que estou abrindo um parêntese enorme ao dizer isso, mas a verdade é que os fãs da série liam, assistiam e conheciam a obra por seu nome original e seus bordões. Agora quem comprou o primeiro volume sabe o quanto foi alterado alí.*
    Ainda bem que como Rurouni Kenshin estaremos vendo um replay de algo que foi muito bem traduzido e não uma surpresa decepcionante.

    • Himura Battousai

      Mas o Kuroshitsuji não tem esse título só no japão?E ficou tão ruim assim com o acabamento da panini?
      Tava até pensando em comprar o 1 e ler toda a série.

    • Dih

      Em ambos os casos, tanto da Panini quanto da JBC, é imposição editorial. Nada tem a ver com covardia de uma parte ou de outra. 🙂

      • Himura Battousai

        Ah é Dih,tu fez um review do Black Butler vulgo Kuroshitsuji, vou comprar cara,fiquei curioso para ler agora….

  • o unico problema do nome : Rurouni Kenshin , é q eu não consigo lembrar , agora mesmo dei ctrl+c e ctrl+v

  • Himura Battousai

    É mesmo Miguel, o título “Samurai X” abrange muito mais gente, até porque “Samurai X” já foi exibido em tv aberta ou no cartoon ( não lembro, mas acho que foi no cartoon) , a questão é que Samurai X é mais conhecido e eu falei tanta coisa que poderia ter digitado em uma única frase. =X

  • eu sinto q isso vai ser um problema para os nao otaku , por nao conhecer esse nome , mas quem é a maioria deve estar feliz . pra mim tanto faz ,eu so me importo com oq tem dentro

  • Realmente o nome “Samurai X” nunca me agradou nem um pouco (antes que falem algo, a cicatriz não é um X e sim uma cruz), além de ser um nome que não tem nada haver com o mangá, personagem e afins. Não gosto por ser chato e puritano com nomes mesmo.

    De qualquer modo é mais um relançamento e a chance para quem não conseguiu o colecionar o mangá nas antigas, por que a aquela versão meio tanko é horrível demais. O fato de ser relançado em tanko já deixa as coisas bem melhores, poderiam optar pela versão tanko que está sendo republicada no japão, ela possui umas capinhas bem amigáveis, mas ainda acho que será a versão “padrão” a ser relançada (chute).

    Acho pouco provável que lancem a versão Kanzenban (eu importei esses tempos ela e posso dizer o quão incrível ela é), qualidade de imagens, capas, o tamanho do mangá é maior, páginas (não páginas jornal padrão e sim umas outras páginas brancas das quais não sei o nome do papel mas não é o sulfite), páginas coloridas, contra capas de dois tipos, extras e tudo mais.

    Depois daquele Dragon Ball e Vagabond da Conrad, acho que as editoras não devem querer investir nesse material “caro”, é uma pena mesmo, esse material de luxo/colecionador é muito legal mesmo e vale muito a pena.

  • É só escrever na capa “do mesmo autor de Samurai X”. Problema resolvido.
    *sai voando*

  • kohr

    Assim como muitos comentaram aqui, eu tambem não vejo problema nenhum em usar o nome rurouni Kenshin.

  • Indignado

    Eu nao sei qual é a desse pessoal da JBC , nao sei a indole, carater, idoneidade e tao pouco o senso de humor destes MAS COM CTZ palhaço eu NAO SOU e explicarei o por que. Primeiramente esperamos anos e anos pra isso? É essa a “novidade” (entre mil aspas)?
    Caramba esperamos anos e anos e a JBC vem com esse “humor negro” e mediocre pra cima da gente? Uma simples troca de nome, algo absolutamete normal em qualquer pais do mundo (só aqui no brasil que é uma terra de ninguem) e maior numero de paginas?
    Kanzenban nao pode? Ai eles torcem o nariz e inventam MIL desculpas, desculpa do tempo, terremoto, chuva, editoras japonesas, etc, etc. Nunca, mas nunca admitem a incompetencia e a GANANCIA era só abrir a carteira mais um pouquinho que dava sim pra pegar os Kanzenbans.
    Os fãs esperaram anos e anos pra essa mesmice, essa merda? Poxa quanta desconsideracao realmente!
    E podem acreditar pela aumento no numero de paginas e nome esses pilantras vao querer aumentar o preco.
    Sai samurai x, entra Rurouni Kenshin e ficou elas por elas, NADA mudou nenhuma novidade nada a nao ser a mais absoluta normalidade.
    Realmente tá cansando demais o mercado nacional, nossas editoras sao todas mesquinhas os caras nao aceitam investir, nao aceita m publicar NADA que seja bom, bacana, funcional e SINCERO! NADA!!!!! Nao há excecoes infelizmente, podem vir com as desculpinhas de SEMPRE que nao vai colar, nao mesmo!
    Pq sempre ficamos com as piores adaptacoes, edicoes, papel, formato, encadernacao sera que nenhuma editora sabe trabalhar ? Nao venham com papinho sobre “riscos” e baixas vendas pq esses Kanzenbans iriam vender MUITO se aqueles formatos em papel higienico venderam pra caramba imaginem uma edicao bonita de primeiro mundo mesmo!
    Eu cansei dessas edicoes terceiro-mundista subdesenvolvidas e superfaturas, cansei de pagar luxo por LIXO.
    NAo comprarei pra mim a JBC pode fechar as portas, depois desse tapa e chuva de gusparada na cara eu NUNCA mais comprarei NADA dessa editora, NADA!
    Enroloes sacanas do caramba!
    Desculpem o desabafo mas era preciso.
    Obrigado pelo espaço
    Abs

  • Espero que Rurouni Kenshin tenha o mesmo tratamento que Sakura… O titulo merece. :DD

    • Indignado

      Nao vai ter, nao tera paginas coloridas tao pouco papel especial.
      Sera apenas um tanko normal, agora como disserao com titulo REALMENTE original e nao o Samurai-X adotado pela Sony.

  • okumurapedro

    po queria compra o titulo mais mensal custando 14,90 tá muito caro, vo pensar bem pq to guardando dinheiro pra compra Yu Yu Hakusho.

  • Amanda

    Posso dar meu relato pessoal aqui?
    Eu comecei a me interessar por animes e mangás mesmo esse ano. Enfim, nunca assisti Samurai X (é isso aí, galera), mas já tinha ouvido muito falar, é claro! À medida que comecei a procurar mais informações sobre animes e acessar sites como o ChuNan, vira e mexe eu me deparava com um “Rurouni Kenshin” na minha cara. Gente, eu JURO que eu demorei muito pra raciocinar que era Samurai X.

    Então eu acho que sim, uma galera que assistia Samurai X na TV e não tem mt contato com esse “mundinho”, não vai ter aquele mesmo impacto de entrar na banca e ver o título ao qual está acostumado, se interessar, comprar e tal.

    E gente, eu juro que tava pensando nisso HOJE! Tava matutando qual seria o nome de lançamento. Porque mesmo com eu nunca tendo muito contato com o mangá, vou comprar pra ler a história pela primeira vez pela JBC…

  • Graças a deus. Espero q a série se livre dessa horripilante cagada que foi sua passagem pelos EUA onde ganhou esse nome tosquíssimo

  • Otakismo

    Curioso, até onde eu sei, Samurai X era o nome utilizado para divulgar a série em todos os lugares fora do Japão. Gostaria de saber qual a estratégia dos donos da marca.

    No sentido editorial, mesmo que imposto pelos japoneses, é uma medida que deságua em nicho e isso não é legal. Kenshin no Brasil é mainstream e deveria ser divulgado como tal.

    Agora, por que eu recompraria o título se é pra publicar de novo em papel de jornal? Compraria pra colecionar. Com data de validade, fico com o que já tenho. E olha que é um dos meus títulos favoritos.

  • Indignado

    O curioso mesmo é a JBC passar todo esse tempo SUPOSTAMENTE e trazer como resultado final uma edicao ABSOLUTAMENTE NORMAL, sem nada de especial. Sem nada novo, tudo normal.
    Quando destaquei “supostamente” foi devido as negociacoes, EU DUVIDO mas DUVIDO mesmo que a JBC ficou em negociacao com o Japao durante esses anos e anos, com ctz esses pilantras fizeram isso de ultima hora feito nas cochas mesmo e o resultado final foi seis por meia duzia, tudo igual.
    Se houvesse compromisso, trabalho, profissionalismo e um pouquinho menos de GANANCIA daria sim pra trazer os Kanzenbans ou mesmo q nao fossem Kanzenbans mas quem sabe uma edicao aos moldes da Viz BIG, seila nao houve surpresa alguma.
    Realmente decepcionou Saint Seiya , Evangelion e agora Rurouni Kenshin falta destruirem ainda Yu yu Hakusho.

  • Rayovac

    Bom, eu não tenho nem Samurai X e nem Rorouni Kenshin na minha estante então o que vier está valendo, hehe. Bom desde que a qualidade seja boa já esta de bom tamanho.

    Isso me lembra que eu consegui comprar o volume 1 de Sakura na Saraiva, mas ainda estou atrás do 2 e 3, mas enfim, se Rorouni Kenshin for tão bom quanto a edição especial de Sakura acho que é motivo de sobra para comemorarmos.

    Rayovac!

  • que bacana!!!
    samurai x de volta as prateleiras de todo o país (se a jbbc ñ atrasar todos os mesesc né?) e o filme (será que a warner ñ vai colocar o filme no osso país ñ é?) que saiu no últomo final de semaan no japão e j´o primeiro lugar na bilheteria do país do sol nascente e realmente 2012 tem sido um ano mágico para o samurai x de fato 🙂
    e no caso do filme, ach oque o dih é que pode responder esa duvida se vem ou ñ para o brasil….

  • Só espero que a distribuição não seja necessária, pois aqui em Santa Catarina, pelo menos na cidade, os dois títulos que eu mais queria comprar da JBC (Sakura Especial e Soul Eater) não estão chegando. Os únicos que chegam aqui são os mangás não tão famosos, ou os que menos vendem. Por que privar as pessoas de terem acesso à mangás que são sucesso de vendas? Não seria um tiro no pé, já que poderiam lucrar mais com a venda de mangás famosos em todo o território nacional?

    • Ops, eu quis dizer “setorizada”, e não necessária, não sei de onde tirei isso hahaha

  • Pô, é meio óbvia a solução. Só colocarem “Samurai X” em letras menores, como um subtítulo. O inverso do que foi feito anos atrás pros meio tankon. Aconteceu o mesmo no meio da publicação de CDZ Lost Canvas que passou a ser Saint Seiya Lost Canvas. Não é um grande problema pra JBC.

  • Rosario

    Que discussão besta… Que venha mais esse mangá, com o nome que for!

  • Tenho toda a primeira versão e só com detalhes assim pra motivar uma segunda compra, idem pra sakura que embora tenha a arte horrível no título tem as paginas coloridas e o formato maior, to só esperando mais alguns volumes pra ceder a tentação…

  • Lima_neto

    O mercado de mangás é novíssimo, 10 anos. Material de luxo em mangá NÃO VENDE, encalha e dá prejuízo, simplesmente pq o publico não esta preparado, veja o que aconte com todos os mangas que tiveram uma edição de luxo no Brasil, nenhuma foi finalizada. O publico é jovem ainda, a maioria depende dos pais. Enquanto isso as HQs tem 30 ou 40 anos aqui no Brasil e nós vemos a Panini lançando encadernado de luxo atrás de encadernado de luxo.
    .

    • Sviridova Yegora

      Quais mangas de luxo foram publicados aqui? Exceto Vagabond, EVA(uma unica edicao) e Dragon Ball, alias estes foram canceladas nao pelo fato de NAO venderem, mas sim por causa da falta de planejamento da editora Conrad. Os caras inundaram o mercado com trocentos titulos e ai ferrou mesmo ainda mais naquela epoca. Ai a editora quebrou as pernas sem falar que os caras comecaram publicando formato normal e depois veio com material de luxo, isso ferrou com muita gente e mais ainda com a editora (mais uma vez falta de planejamento = falta de profissionalismo). Fora esses 2 titulos da Conrad da pra colocar tb as edicoes do Speed Racer e Shinjuku da New Pop (nesse caso nao vendeu bem pq a editora NAO TEM distribuicao, nome, propaganda enfim nao tem NADA). Fora isso nos tivemos essas edicoes meia-boca apelidades de especial ou luxo.
      Atualmente temos Sakura que aparentemente esta vendendo muito bem.
      Mas veja bem o mercado de comics como vende pra caramba as edicoes definitivas, luxo, etc. Vende pra caramba que esgota rapidinho Watchmen, Batman, Sandman, Preacher, etc, etc.
      O mercado de comics luxuosas no Brasil é extremamente recente, alias o fenomeno de comics em livrarias é bem novo tb.
      Os mangas sao relativamente novos aqui no Brasil mas desde a decada de 90 ja tivemos varios titulos e tentativa contudo o que falta é raelmente profissionalismo.
      Esse papo de ser subsidiado pelos pais tb nao cola pq a maioria dos leitores de comics tb sao JOVENS as comics luxuosas vendem do mesmo modo.
      A questão novamente é a falta de profissionalismo e planejamento nao adianta inundar o mercado de comi

  • Se vier no estilo Sakura, a compra é garantida. Mesmo eu tendo a primeira versão, vale a pena ter uma coleção tão bonita e com páginas coloridas!

  • Acho que a mudança no nome par ao original não irá atrapalhar a JBC não. Apesar de nacioalmente o título ser conhecido por Samurai X, o nome do personagem é o mesmo, Rurouni Kenshin. ;D

  • Pingback: Checklist – Hiro Mashima em dobro na JBC em Setembro | ChuNan! – Chuva de Nanquim()