Sai Samurai X, entra Rurouni Kenshin na JBC

Quem diabos é Samurai X?

A JBC já havia informado que Samurai X seria relançado esse ano em nossas bancas de jornal em um formato mais bonitinho, tanko e tudo mais. Mas hoje ela pegou muita gente de surpresa: ao invés de usar o nome com o qual a série ficou conhecida por essas bandas – Samurai X – a editora estará utilizando na nova versão o nome de Rurouni Kenshin, título oficial da obra de Nobuhiro Watsuki. Na primeira passagem do mangá por essas bandas ele seguiu a mesma ideia do anime, utilizando-se do nome “ocidentalizado” da brincadeira. A mudança de nomes é uma imposição da Shueisha para o relançamento da marca, afinal, vale lembrar que Kenshin e companhia passam por um processo de revitalização recente com o lançamento de novas histórias em quadrinhos e o filme live action que estreou essa semana nos cinemas japoneses. Além disso, o mangá saiu com esse título em outros países da América.

Qual será o impacto dessa mudança para a JBC? O público “carente” de informação vai sentir uma diferença muito grande ao adotar esse nome como o padrão nacional? Vale lembrar que Kenshin alcançou uma boa fanbase no país com o título de Samurai X, e isso pode acabar sendo uma pedrinha no sapato da editora. Resta saber como ela pretende administrar tal fato. De qualquer modo, a JBC também divulgou que não tem data para o lançamento da edição “especial” mas que ela deve acontecer ainda em 2012. Vamos aguardar por novas notícias relacionadas.

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.