Battle Royale na… Marvel?

Porra Marvel!

Embora seja besta, a gente sabe que a relação entre alguns “fanáticos” por mangás e comics não é das mais amistosas, com insinuações idiotas e briguinhas do tipo “o meu é melhor que o seu”. E quando acontece algo desse tipo ainda por cima, tudo fica mais complicado, porque haja haters. Mas calma, a gente explica. Saiu lá no Melhores do Mundo a capa da nova revista da Marvel, a Avengers Arena, que substituirá um dos títulos sem graça e que ninguém da bola da editora. Até aí, tudo normal, até você ver a capa que lembra MUITO a capa do filme de Battle Royale, um dos mais famosos filmes japoneses e que foi baseado no mangá de mesmo nome. Confere aí a capa ao lado do pôster do filme. Até o logotipo, dona Marvel…

A semelhança não fica só na imagem, uma vez que a história da HQ também será do tipo “vamos matar todo mundo” – que até aí não é exclusividade de série nenhuma nos dias de hoje. Obviamente a escolha pelo formato da capa foi pensando justamente no grande público que conhece Battle Royale e sua temática (o filme é bem conhecido nos Estados Unidos e elogiado) e Marvel que não é boba nem nada, aproveitou a situação homenageando a bagaça.

Como o próprio Hell disse no post do MdM, não é uma má ideia matar um episódio bucha da Marvel por mês. Mas que tá faltando criatividade, isso tá. Como diria o grande cara que ninguém lembra o nome, “Nada se cria. Tudo se copia e ganha dinheiro.”

por Dih

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Plágio?
    Isso se chama inspiração, referência, homenagem, sinergia… isso tem muitos nomes, em último lugar vem plágio.

    • Miguel

      Concordo plenamente com Panino Manino. É um tema que vende + heróis que vendem. E outra, deve ter tido algum registro legal pra eles poderem usar o logo e imagens parecidas, se não a Marvel já estaria ferrada ou nem publicaria.

  • Rayovac

    kkkk massa a frase épica de encerramento, mas é verdade, e esse novo comic da Marvel mostra isso, e olha que pode fazer sucesso hein hehe

    Rayovac!

  • Likou

    Nossa, tudo bem se fosse homenagem, mas tá mais pra cópia descarada msm.
    Se fosse inspiração ou referência seria mais discreto, mas devem estar meio doidos pra pegar a fatia de público do BR. Curioso terem optado por puxar do BR e não da cópia de BR, jogos mortais. Creio q nesse caso eles tomariam mais rage dos fãs.

    • felipe

      acho que vc quis dizer jogos vorazes, certo?

      • Likou

        Isso, sorry. XD

    • Muito barulho por pouca coisa. No mercado de comics americano é muito normal desenhistas de capa homenagearem outras artes. Basta pesquisarem, tanto na Marvel, quanto na DC, Image e Dark Horse isso acontece.

      • Viva nosso heroi Gabiru!

        Jogos vorazes copia de BR?Leia a trilogia jogos vorazes e vera que a copia e melhor que o original,antes Katniss Everdeen do que Mitsuko `HARDCORE´ Souma.

  • HAlala

    Nenhuma semelhanca aparente a nao ser na cabeça de meia duzia de gatos pingados.

  • Cristian

    Se fosse criação de algum autor ou editora brasileira, com certeza cairiam matando em cima. MAS, como é da poderosa Marvel, ou melhor, como é de gringos que estamos falando, certamente não haverá muita chiadeira, e o título pode até fazer sucesso.
    Geralmente quando um autor/desenhista brasileiro tenta criar algo, já é acusado de plágio, dizem que seu trabalho tá muito parecido com tal obra etc etc… e a maior parte da culpa é dos fãs hardcore (ou otakus) que formam o público brasileiro. Os caras não podem ver NADA que lembre algo que já: “que podre, sem criatividade, tá copiando tal obra…” .
    E o autor/desenhista não tem a menor chance de crescer… Lamentável.

  • A edição 6 de Deadpool também faz homenagem a Lobo Solitário, bem legal hahaha: http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao.aspx?cod_tit=de011109&esp=&cod_edc=96418

  • Se fosse a primeira vez que a capa de uma HQ de super, das centenas que saem ao mês, copia um pôster/capa de outro quadrinho/pintura conhecida…

  • E “até nos mangás” por quê? A série nem começou no mangá e a imagem é do filme… [Que é muito superior àquele lixo cheio de filosofia de boteco que é o mangá]

  • Mateus

    É uma homenagem bem legal. Os haters de comics deveriam se orgulhar, e não ficar acusando plágio/imitação/falta de criatividade/mimimi e tal.

    • Se fosse pura e simplesmente xiitismo eu te apoiava ,mas isso aí nãi tem jeito não ,é plágio mesmo .

      • Cara, como assim plágio? Entenda do mercado americano de comics e depois vem dizer qualquer coisa que quiser sobre plágio de capas.

  • copia ou homenagem pra mim o q importa mesmo é se vai ser bom ou ruim

    • concordo , eu adoro o chunan mas dessa vez nem falaram do conteudo em si . dane se a capa

  • É só chamar de “Versão Americana” que nem anda fazendo o Latino kkkkkkkkkk

  • Cog

    tem diferença entre cópia e homenagem, e essa é uma homenagem de muito bom gosto!(tirando o fato da historia em si ser ruim, mas não é tirado o merito da arte.)

  • E o pessoal não entende a diferença de deixar uma referência clara pra fazer uma homenagem e plagio… =/
    Isso é bem comum
    http://i129.photobucket.com/albums/p217/marvel616/deadpool2.jpg
    http://www.littlestuffedbull.com/images/comics/separated/babycarriageL.jpg

  • Referência ou plágio? No estágio em que a Marvel se encontra (aquele que vem assolando a editora desde tempos remotos: a falta de criatividade) não dá para chamar tal atitude de referência. Se bem que ”referência” é só um termo legal para o ilegal ”plágio”. Quanto à capa, passa. Mas op logotipo quase igual, é demais. Isso não foi legal, Marvel. =(

  • master of mangas

    Manga é anos luz melhor q comics..Salva -se algumas coisas do frank miller e só

    • Rafael Soares

      Manga é anos luz melhor q comics [2]
      Marvel e DC só vivem na base de reboot hoje em dia…
      HQ bom mesmo é do deus Neil Gaiman,do Alan Moore,Frank Miller e alguns autores menos mainstreams.
      Fora que HQ é um terreno fértil pra machismo e dá pra contar no dedo a quantidade de mulheres que conseguiram ingressar na Marvel e DC.

      • Enn

        Manga é anos luz melhor que comics? serio? tem certeza?
        Robert Crumb, Art Spiegelman, Craig Thompson, Moebius, Jamie Delano, Greg Rucka, Mike Carey, Jason Aaron, B. M. Bendis, Mark Waid, Ed Brubacker, J. M. Straczynski, Garth Ennis, Marv Wolfman, Jonathan Hickman, Bill Watterson, Charles M. Schuz, Milo Manara, Grant Morrison, Scott Snyder, Alan Moore, Frank Miller, Chris Claremont, Neil Gaiman, Stan Lee, George Perez, Gabriel Bá, Fábio Moon e John Byrne mandam lembranças

        e de boa, falar de terreno fértil para machismo pondo em contraponto uma industria que atualmente se sustenta em demasiada por obras com alto teor ecchi, fan-service e harem é dose em 😉

      • Paulo

        O Enn mandou muito bem no comentário dele. Falar que mangá é anos luz melhor que comics é uma demonstração de uma ignorãncia sem tamanho, pior do que dizer uma asneira desses é afirmar que HQ é terreno fértil pra machismo, até parece que não existe diversas obras japonesas que se apoiam no ecchi e no fan service para conseguir boas vendas, enfim o que eu acho é que as pessoas devem parar com essas discussões bestas sobre quem é melhor e serem mais “mente aberta”, pois existem muitas obras excelentes de autores geniais seja em comics ou mangá. Por causa desse preconceito seja contra comics ou seja contra mangá, muitas pessoas perdem a oportunidade apreciar belissimas histórias.

    • É mesmo anos luz melhor? Porra cara, beleza. Mas uma coisa eu posso dizer: Quem fala uma coisa dessas não lê nada além de mangá (e no seu caso, master of mangas, no máximo mais um Sin City, ou Cavaleiro das Trevas, já que falou no Frank Miller, que quem conhece comics sabe que não faz nada de bom há… nem lembro quando foi que saiu 300…). O Enn ali falou tudo cara, no sentido de quadrinistas americanos fodas (eu só trocaria o Mike Carey pelos “Brians”: Brian K. Vaughan, Brian Azzarello).

      E nos mangás também tem uma galera: Naoki Urasawa, Inio Asano, Hideo Yamamoto, Yoshiyuki Sadamoto, Junji Ito, Marginal, Takehiko Inoue, Akira Toriyama, Shirow Masamune, Go Nagai e por aí vai. Tem coisas boas dos dois lados. Na verdade, não deveria nem haver tanto essa divisão. Ela é estúpida. É uma versão quadrinística dos Hooligans. Ok, mangá é mangá, e comic é comic, são feitos de maneiras diferentes, tem estilos diferente e… é isso. Assim como a literatura varia de país pra país, é tudo literatura. Assim são as histórias em quadrinhos. Quando eu vou fazer uma lista de HQs favoritas eu não separo mangás de comics. Coloco Homunculus do lado de Scott Pilgrim (que é Canadense, inspirada grandemente por mangás),de Sandman, Asterios Polyp e 100 Balas.

      Quanto a capa: Se for só a capa, não é plágio coisa nenhuma. E mesmo que a história seja parecida, não é nenhuma novidade colocar um pessoal pra se matar em uma arena. pra mim a capa é uma homenagem/referência e ponto.”Ah, mas falta criatividade na Marvel!”. Falta. Mas a gente não coloca toda a industria ocidental de quadrinhos a baixo por causa de uma fase ruim de uma editora.

      *(Para os haters dos reboots que não leram nada)O reboot da DC trouxe muita coisa legal. Eu acho que nunca conseguiria ler o Monstro do Pântano do Alan Moore na minha vida, nem Homem-Animal do Grant Morrison, então: que bom que estão rebootando essas séries.

      • Viva nosso heroi Gabiru!

        Ha mangas sao a melhor coisa do mundo quando voce so le mangas,depois que voce passa a ler outros quadrinhos,ai entao voce percebe a diferença entre o que voce achava bom e o que realmente tem uma qualidade inquestionavel nao pelo seu formato e sim por quem criou a obra,quando eu tinha 14 anos eu achava Toriyama,Kurumada,Togashi genios,hoje com 22 anos eu acho Alan Moore,Neil Gaiman,Grant Morrison,Osamu Tezuka,Frank Miller genios e com o passar do tempo e das obras que ler irei considerar outros genios,mas nao criadores que vivem de cliches e criam obras cheias de furos para um publico que aceita qualquer porcaria e bate palma chamando de mestre que subestima a inteligencia dos seus leitores.

  • Alguém realmente acha que isso é falta de criatividade? Me parece apenas uma alusão, nada questionável, apenas admirável pra quem gosta do filme e poderá ler uma HQ inspirada…

  • Takashi Miike

    Dá até vergonha de ler certos comentários aqui. Até quem escreveu o artigo, de forma lamentável, começando com “Porra Marvel!”, deveria re-pensar um pouco.

    Competições entre jovens é um tema antigo! Existem em guerras, esportes, reality shows, diversos filmes, outros animes e na vida real. O tema não é exclusividade de Battle Royale.

    Mas neste caso, além de ser uma homenagem a Battle Royale (BR – o livro – carro chefe do gênero, transformou isso em “arte”, podemos assim dizer) é também uma referência direta. O próprio roteirista deste novo título já disse isso em entrevista.

    E não é falta de criatividade, o universo Marvel é muito rico. O tema caiu com uma luva. Então em vez de “Porra, Marvel!” é “Parabéns, Marvel!”. Não só por fazer antes da concorrência, mas por usar a referência certa que é Battle Royale.

    • Pois é, em vez do povo ficar orgulhoso de uma editora com o peso Marvel fazer alusão ao título, não!!! Vamos esculhambar a falta de criatividade americana, já que a japonesa anda muito em alta ultimamente, né? ¬¬

  • É engraçado existir um Battle Royale num universo onde “ninguém morre”. XD
    Acho que até hoje o único que morreu e ficou morto foi o Noturno (é meu palpite é que ele não voltou, pois se recusa a participar da baderna pós Síndrome de Messias).

    • Viva nosso heroi Gabiru!

      Cara matar e ressuscitar personagens em seguida e um cliche da industria dos quadrinhos,seja comics ou mangas,vide dragon ball z,Naruto e o diabo a4.

      • Jana F.

        Viva nosso heroi Gabiru
        Dragon Ball não acho que deva ser usado como exemplo, já que desde o início existia essa possibilidade em que se pode fazer qualquer pedido às esferas do dragão, já estava no contexto da história e não no intuito de mata-lo para depois voltar como surpresa.

    • Takashi Miike

      Amigo, eu acho que você começou a ler HQ esses dias. Pra ter lembrado só do Noturno. Não fale bobagem.

    • Paulo

      Bem no Universo 616 (o mais tradicional) o Tio Ben, Gwen Stacy e o Capitão Marvel estão mortos até hoje. Agora se você considerar o Universo Ultimate o Peter Park (Homem-Aranha) e o Logan (Wolverine) estão mortos só para citar os personagens mais famosos.

  • AGE

    deixando lovers & haters de lado é seguramente um plágio
    a questão será se eles tiveram a autorização ou se compraram os direitos de autor para utilizarem a capa original
    se sim tudo ok e sem problemas
    se não gostava de ver o caso no tribunal apesar de não dar em nada visto ser uma empresa americana a culpada e como sabemos eles são fanáticos …
    se fosse ao contrario … menos uma empresa no mercado

  • Amanda

    Aposto que se fosse um quadrinho brasileiro fazendo a “homenagem” tava todo mundo reclamando…

  • Viva nosso heroi Gabiru!

    Tanta revolta por algo irrelevante.

  • Cópia barata nada mais. Lixo de norte americanos, que só sabem copiar e etc. Só isso. Nada mais para acrescentar. E sim, sou flooder quando se trata de EUA.

    • Takashi Miike

      Criança.

      • A opinião é minha e tem direito de ser respeitada. Não é por isso que sou criança. Fica a dica.

      • ps: O incrível é que ninguém pode ser hater de nada… Eu sou hater do que quero, se quis floodar com o possível plágio, problema é meu. Criança seria mais para quem não tem opinião própria e ao invés de debater chama outro de criança. Nem perco mais meu tempo.

      • Takashi Miike

        “Americanos copiam tudo dos meus animes preferidos do Japão, ponto final!”, “Otaku até o fim”, “Viva Japão”. mimimi

      • Não me denomino otaku e nem defendo o Japão, para começo de conversa. Mas se vc pensa assim, problema é seu. Mas que para mim isso da matéria foi um plágio, É MINHA OPINIÃO. Só isso, nada mais.

      • Vinicius
        2012/09/14 às 8:00 PM
        ‘Lixo de norte americanos’

        Vinicius
        2012/09/15 às 1:41 PM
        ‘A opinião é minha e tem direito de ser respeitada.’

        Legal, você pode desrespeitar, mas quer respeito.
        Antes de exigir qualquer coisa, reveja seus atos.

      • Enn

        velho, de boa, você pode ter a opinião que quiser, isso é um direito seu, mas antes de formar sua própria opinião pesquise e entenda os conceitos:

        plágio: ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. apropriação indevida da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.

        Nesse caso não é plágio uma vez que a própria equipe criativa disse que uma das fontes de inspiração é Battle Royale (e vale ressaltar nesse contexto que o que eles homenageiam não é o mangá, e sim a obra original (livro) e o filme que são muitos mais populares e conhecidos pelo público), falar que essa homenagem é um plágio é a mesma coisa que falar que Battle Royale é um plágio de o Senhor das Moscas, livro do inglês William Golding da década de 50, e que originou dois filmes, no qual um grupo de crianças de um colegio se veem perdidos em uma ilha e separados em dois grupos distintos que começam a batalhar entre si pela sobrevivência, um excelente livro de alegoria que provavelmente é uma das bases de inspiração para BR, sendo infinitamente melhor por não estar preso aos clichês atuais da industria, valendo muito apena a leitura (ou assistir o primeiro filme para aqueles que não gostam de ler)

        O fato é que sempre vai haver renovações de ideias, nada nos dias de hoje é original, sempre sera um circulo de reaproveitamento e reciclamento, a questão é saber conta essas histórias ja desgastadas de uma forma diferente, divertida e atrativa. É por isso que ate mesmo nos dias de hoje a gente adora ler mangás shounen que possuem em seu corpo quase sempre a mesma formula, ou grandes arcos de super-heróis, o que importa é o nivel de diversão proporcionado e o quanto nos agrada, independente se tem uma premissa similar a outra obra ou não, por esse pensamento de plágio seu nos deveriamos simplesmente limar a validade de Dragon Ball por ser uma releitura alternativa da lenda de Son Goku? Ou taxar Basilisk como uma obra de carater duvidoso por ser uma obra baseada no livro de Futaro Yamada?

        Como eu disse antes, a opinião é sua claro, não espero que você aceite o que eu falei, apenas pense um pouco e pesquise melhor, porque isso so vai te enriquecer mais e vai lhe ajudar a defender suas ideias com mais força 😀

  • Magabarai

    Tem muito cara fera na área de mangás hoje em dia – Mitsuru Adachi e Naoki Urusawa que o digam – Mas tem muito material de comics bom, saindo por aí vide Locke and Key, e a linha de G.Ijoe Cobra na gringa entre muitos outros. É um paradoxo, tem muita coisa boa e ruim em ambos os lados. E não acredito que isso seja nem arte final,mas sim parte dos teasers de divulgação da nova linha Marvel Now.

    • Magabarai

      Sem contar que o ” Porra Marvel ” no início do texto foi totalmente desnecessário e só fez criar uma discussão extremamente irrelevante le inútil.

  • Se você procura: sensacionalismo barato? Comentários avassaladores?Haters e Lovers brigando por uma noticia irrelevante, tudo esta aqui no Chuva de Nanquim.

  • Paulo

    É sério mesmo que tem gente que não tem capacidade de diferenciar uma homenagem de um plágio. Até o próprio roteirista de Avengers Arena já deu declaração que a referência é o BR, o que significa que a intenção é a de homenagear Battle Royale e não de plagiar, sem contar que essa não é a primeira vez que a Marvel usa mangás como referência em seus títulos.
    Na boa, ficou muito decepcionado com o ChuNan por postar um texto tão sensacionalista como esse, acho que antes de ficarem falando que tal coisa é plágio, cópia, vocês deveriam fazer um pesquisa mais aprofundada sobre o assunto.

  • welbim

    interesante essa ideia. si me recordo bem, teve uma saga da marvel mais ou menos com essa ideia foi secret wars porem e antiga um ser de outro planeta coloco os vilões e herois em um planeta para us matarem aos outros. só que eu acredito que hj em dia si a marvel usar essa ideia ai de AA realmente vai dar otimos frutos pode rolar uma historia muito boa.

  • namir santos

    fazer homenagem tudo bem ma querer ficar no lugar do homenageado ja é outra coisa imitação pura

  • só quem não conhece quadrinhos ,fala q é cópia .Essa pratica de homenagens é comuns em capas de quadrinhos e logo na contracapa e no site da marvel é citado de onde veio a referência .
    As referencias mais comuns são as referentes a filmes ,seriados e inclusive outras capas de quadrinhos famosas.
    materia mais sensacionalista essa.

  • Jana F.

    Acho essas discussões sobre qual é melhor Hqs americanas ou mangás totalmente ridículas, cada um têm sua preferência, não é porque eu gosto de um determinado estilo de quadrinho que isso o torne melhor que o outro.
    E a capa da Marvel é praticamente igual ao de BR, se é uma homenagem ou plágio eu não sei, mas que é igual é. E como alguns disseram se fosse um brasileiro que tivesse se inspirado assim, muitos já estariam jogando pedras e acusando de falta de criatividade.

    • Viva nosso heroi Gabiru!

      Minha cara Jana F.,sobre o exemplo que eu usei de dragon ball z foi porque as esferas so poderiam ressuscitar uma pessoa que morreu apenas uma vez,depois foi mudado e personagens que morreram mais de uma vez foram ressucitados,nao que eu ache algo ruim no contesto de dragon ball z funcionou muito bem.“E como alguns disseram se fosse um brasileiro que tivesse se inspirado assim, muitos já estariam jogando pedras e acusando de falta de criatividade.´´,sim e sao essas pessoas que estao jogando pedras e acusando de plagio a HQ so porque se inspirou em Battle Royale.

  • Não entendi porque do choro. Para mim está parecendo mais uma homenagem ou até mesmo uma referência mesmo, chamar de plágio e um puta exagero. Eu leio e gosto tanto de mangás quanto Marvel e DC, me divirto com as 2 culturas de quadrinhos. Essas briguinhas de criança são pura perda de tempo.

  • Eduardo

    Nada a ver esse post,pelo amor de deus…

  • Copiar é uma arte

  • Alan Djayce

    Leio comics á 10 anos e mangá a 5, devo dizer que gostei da idéia.

    Não é um plágio, ele não tentou disfaçar nada, ele deixou bem claro que era uma homenagem/referência á Battle Royale.

  • OKASOKAS, E COMO TA FALTANDO CRIATIVIDADE EM, OASKJOSKAOS, Battle Royalle é um clássico, só espero que não plageie tanto… AOSkAOSKOS

  • Referente a essa capa a própria Marvel falou que BR e Jogos Vorazes foram inspiração para historia, com inicio da Fase Marvel Now, a Marvel resolveu dar fim a muitos personagens que não vingaram. E uma batalha de vida e morte numa ilha foi o jeito perfeito pra isso ainda mas em alta por causa do Jogos Vorazes,

  • Kalt

    Não sei como tem gentinha que acha que jogos vorazes é superior a Battle Royale. Essas pessoas devem ter concreto na cabeça, pra não falar outra coisa.

  • Takashi Miike

    A capa de Avengers Arena #2 é uma referência a uma das capas de “O Senhor das Moscas”, de William Golding. Pra quem não conhece / não lembra, é a história de um grupo de meninos que, sendo os únicos sobreviventes de um desastre de avião, criam sua própria sociedade numa ilha.

    http://www.comicbookresources.com/images/solicits/marvelcomics/201212/AA2012002_DC11.jpg

    Prova que a Marvel não está homenageando só Battle Royale.

    E pra geração Ben 10 que só conhece Jogos Vorazes, ta aí uma dica de livro.

    • Enn

      Muito boa essa capa do Bachalo, ficou muito legal essa referencia ao Senhor das Moscas, agora to curioso para ver quem eles vão homenagear na capa da edição 3

      E assim como o Takashi Miike eu também recomendo o livro que é muito bom, sendo uma das fontes de “inspiração” para BR que a maioria aqui defende como único e “original” 😀

  • Yoshi Hibnaredo

    Eu Odeio a Marvel, Nunca fui fã de super Herói, sempre preferi os quadrinhos japoneses, e fico feliz de ver a destruição de alguns personagens da Marvel, mais não apoio a copia ou plagio .