Semanada – Gantz #371: Prova de Humanidade

Luk tentando escrever um semanada de Gantz, vamos ver se dá certo.

Gantz está em sua reta final e com ela vem vindo as explicações sobre algumas questões que todos sempre se perguntaram, e com isso eu resolvi tentar fazer um Semanada sobre esse mangá. Pra falar a verdade eu estava pensando mesmo em um post sobre a evolução do Kurono como personagem no capítulo 370, mas bateu uma certa preguiça e acabei perdendo o tempo. Então vou tentar fazer o bom e velho Semanada para falar de Gantz aqui. Eu continuo por aqui se o pessoal aprovar. E não, não vou falar de One Piece, vocês não querem que eu comece a escrever sobre isso.

Ah claro, tem spoiler no texto inteiro, então não vá me ler se não acompanha o mangá!

Gantz #371

Prova de Humanidade

Bom, finalmente toda a guerra entre a Terra e os invasores acabou, após muita enrolação e longos meses, finalmente a Terra esta a salvo dos Aliens comedores de humanos. Agora o grupo do Kurono está em uma sala sem nada, com várias pessoas que foram recrutadas pelo Gantz de nacionalidades diferentes e um Alien humanoide gigante no centro. As pessoas chamam aquilo de “Sala da Verdade”, elas fazem perguntas filosóficas e o Alien responde no estilo Mestre dos Magos. Impressionante todo mundo acha incrível as “respostas”. Descobrimos o que eram os aliens (imigrantes de um sistema estelar a beira da destruição) e de onde veio a Tecnologia do Gantz (a espécie do “mestre dos magos” enviou as informações de tecnologia para a Terra). Não vou entrar aqui em detalhes se foram boas explicações ou não, apenas vou dizer que pra mim foi razoável e plausível.

Nos dois últimos capítulos temos um embate de ideologias entre os humanos e o Mestre dos Magos: A existência dos seres humanos é realmente algo especial? Isso é algo que sempre temos em debate, o quanto somos insignificantes no meio de todo o universo, mas o que mais me interessou nessa historia foi ver a reação do protagonista. O grande ponto fraco de Gantz no inicio era com certeza o seu protagonista. Kurono era um personagem com uma personalidade totalmente errada e irritante. Ele desprezava o resto do mundo, chegando a sorrir ao pensar que um homem pode morrer atropelado por um trem bem na sua frente. É muito difícil você continuar com uma história desse tipo com um personagem assim, já que ele vai precisar vencer todos os obstáculos em seu caminho e você leitor precisa torcer ou pelo menos simpatizar com o cara. Só que o Kurono só conseguia fazer com que as pessoas tivessem mais nojo dele com o passar dos capítulos. Eu só conseguia pensar em quando ele iria morrer para o Katou ser o principal.

Tudo mudou com a chegada da Tae, uma personagem que apareceu pra mim sem muitas pretensões e acabou virando a vida do Kurono de pernas pro ar. E há uma cena lá no capitulo 118 que ele percebe que finalmente não está mais sozinho. É ali que muda pouco a pouco a personalidade do garoto: agora ele precisava sair daquele lugar, precisava sobreviver para ficar ao lado da namorada. É esse o ponto primordial que me fez começar a simpatizar com o Kurono, que comecei a adorar ele como personagem e torcer por todas as vitórias.

Então no capítulo 370 é mostrado o quanto ele cresceu, enquanto todos se desesperavam por começarem a perceber que são apenas matéria, o Kurono reage de uma maneira totalmente diferente que aquele Kurono do primeiro capitulo iria responder. Caramba, essas duas imagens me deixam totalmente arrepiado, podemos em duas páginas ver toda a evolução que o autor fez no protagonista durante todos esses anos. “Seres humanos, vidas humanas tem seu valor!“ E todo o belo discurso do Katou, dando os motivos do porque vida dos humanos é algo maior que uma simples poeira, é algo que você tem que concordar e ficar ao lado deles. Só que aí o autor resolve dar um tapa na nossa cara.

No capítulo atual, já nas duas primeiras páginas descobrimos como os aliens vão retrucar e mostrar que a vida humana não é especial e que emoções são apenas impulsos elétricos. Sim, temos a volta de 4 personagens queridos por muita gente: Kishimoto, o Velhinho, a Lara Croft e a Reika. E eles começam a conversar, o leitor volta a se aproximar dos quatro e voltamos a nos importar com eles. Só que aí entra a parte cruel da história.

Isso tudo que o senhor Oku Hiroya fez nesse capitulo foi apenas para sentirmos raiva do que era lógico que ia acontecer, mas mesmo assim ainda tínhamos uma expectativa que não veríamos. Nos juntamos aos gritos de desespero de Katou e Kurono quando o Mestre dos Magos simplesmente começa a matar os 4 recém revividos, da forma mais cruel possível. E novamente duas páginas conseguem mostrar claramente tudo aquilo que nós leitores e o protagonista sentimos: Uma mistura de perplexidade e fúria.

Todo essas 23 páginas foram feitas apenas para enxergarmos o Mestre dos Magos como um vilão, que temos que sentir ódio por esse ser e com toda a certeza funcionou comigo. Aquela última página é tudo o que eu faria com o desgraçado, eu tive vontade de gritar “VAI KURONO, MATA ESSE DESGRAÇADO!” E é ai que o autor para o capítulo, deixando todos malucos para saber o que vai acontecer ali. O que teremos no dia 18 de outubro? Provavelmente o Kurono vai falhar na sua tentativa de ataque, mas ainda estou muito curioso com o que vai acontecer. Será que vou continuar escrevendo aqui? Provavelmente não, vamos ver.

por Luk

Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.

Related Post

  • Gantz tem um desenvolvimento de personagem estrondoso, a mudança do Kurono chega a espantar. Esses dias fui reler os primeiros capítulos e ele é uma pessoa arrogante e nojenta, só se importa com si mesmo.

    Concordo que toda a explicação foi plausível, diria que foi melhor do que muita coisa que se vê por ai atualmente.

    Só de ver o velhinho e a Lara Croft me deixou muito feliz, além de bater aquela nostálgia ferrada, a Kishimoto também, só que muito pouco.

    Gantz está encaminhando para seus momentos finais, muitas pessoas esperavam por isso, eu por exemplo, desde os meus 12 anos de idade (Vou fazer 18 daqui a duas semanas, e sim, tenso uma criança de 12 anos ler algo desse tipo).

    Gostaria que continuasse com esse “Semanada” de Gantz, até o seu último capítulo, que não está muito longe pelo jeito. Valeu pela leitura, sempre bom dividir as opiniões e as informações.

  • Gustavo

    é um mangá muito bom eu apoio a continuação da semanada Gantz!

  • Camilo KUFS (Natal, RN)

    QUEREMOS UMA MATÉRIA COMPLETA SOBRE GANTZ (O MANGÁ) E TODOS OS EVENTOS POR TRÁS DELE!

    • yayakun

      Gantz com certeza merece um post só dele!

      • KATAYOSE

        E CONTINUE O SEMANADA(PREFERIA O ANTIGO KURONO!) 🙂

  • Luciane

    Tá certo, Luk. Não faça semanada de One Piece. Se possível, não quero nem que exista essa semanada, por favor.

  • Ítalo Cruz

    Só assim para eu ler um semanada, continuem por favor.

  • eu gostei, e não senti ódio do alien-deus, “mestre dos magos” é meu piru que apelido ruim 😛

    jogou na cara o que era óbvio mas negamos em acreditar

    senti falta da imagem do alien-deus reconstruindo os humanos por dentro começando pelo coração e a espinha

    acho que dava pra manter em “mensanada-gantz” a série tá na finaleira

    e acho que esse kurono vai virar pó, já tem outro mesmo

  • muito bom mesmo esse ultimos episodios do Gantz foram muito bons espero q a serie tenha um bom final

  • welbim

    ai vocês sabe si tem alguma chance de gantz for publicado novamente? agora que está perto da resolução de toda essa obra fenomenal que é gantz. acredito que chegando ao fim talvez vem para o brasil não sei. a parte que mais gostei do manga foi quando o kurono começo a meio que gostar de matar alien, realmente o autor soube evoluir o kurono. só não gostei de quando o autor invento de deixar 2 kurono porem ok.

    • Likou

      Como assim publicado novamente? Relançar os primeiros volumes?
      Pq o mangá já voltou tem um tempinho, chapa.

    • Querido, a VÍRGULA é sua amiga e aliada nos fóruns de internet. Utilize-a sem medo.

      • welbim

        quis dizer pubicado novamente ja que no volume atual creio eu que não da mais para acompanhar. Maradona cara na boa não tem algo melhor para fazer não? precisa mesmo ficar enchendo o saco dos outros? avida é minha e eu escrevo do geito que eu quiser. não gosto? que pena você não é obrigado a ler, nem a me julgar por isso pega seu banquinho e saia de fininho.

  • êgo’s

    “Quando você ver a verdade seus olhos irão sangrar” rsrs
    Nesses últimos capítulos de Gantz foram ótimos, que crise existencialista por todos personagens ( será que o ser humano se comporta dessa forma, ao saber que sua existência é igual a uma formiga?)
    Foi falado que a intenção do autor, era deixar o leito com “raiva”, e se familiarizar com a dor do personagem principal. Bem comigo não foi bem assim, afinal, QUEM pediu para ver/ouvir a verdade? Talvez até no fundo de seus corações 2D eles sabiam da resposta.
    Usar grandes rostos conhecidos naquela forma de vida, é muito chocante. Einstein, Stephen Hawking,Jesus, Hitler, enfim rostos conhecidos por todos (ainda existem outros,mas não é preciso coloca-los), tudo para levar a ideia de dualidade espiritual, colocar figuras rotuladas como o bem/mal, Jesus/Hitler, até mesmo a aparição do rosto do Papa.
    Certa vez um cientista falou, que SE alienígenas mas desenvolvidos (muito) existissem nos veriam como animais, minúsculos, e não nos dariam importância.Esse seria o significado por nos não conseguirmos fazer contato com Eles. Afinal, vamos nos colocar no lugar do “Ser desenvolvido”, creio que nem um de nós tiramos alguns minutos para conversar com uma formiga, nem damos sua devida importância , muitas vezes esquecendo a existência da mesma.
    Bem isso tudo pra dizer, que é natural e de certa forma, lógica, o que a “Verdade” fala, e totalmente fútil (Que é desprovido de interesse, de valor, de importância; frívolo) a ação do Kurono.
    Ah, quase esquecendo, adorei a analogia com o Mestre dos Magos… rs.

    • Geovane;Zig

      Gostei muito do seu comentário, concordo com vários pontos, temos muito que evoluir como civilização, nos temos que aprender ainda muita coisa , pena que não estarei aqui quando chegarmos ao topo de nossa evolução.
      Posso ter errado em alguma coisa me perdoe,

  • Continua com essa semanada *_* gostei <3 !!!

  • vinicius

    Concerteza você deve continuar!! Gantz e um otimo manga ( com um pessimo anime –‘)
    Sou fa de gantz e posso dizer q era meu manga favorito no comeco . Valeu a pena esperar um ano pra ter o vol. 30 em maos ( na verdade demou pra caralho!! Tava quase lendo em scans mas consegui resistir)
    E so uma ultima coisinha o semanada de gantz deveria virar ‘ mesanada’ pois o capitulo demora cerca de um mes pra sair –‘ tbm com todos aqueles efeitos ! Mas sai uma coisa maravilhosa!! Não nos deixe na mao continue com essa mesanada!!

    • Luk

      Que eu lembre Gantz sai de 15 em 15 dias, então seria um quinzenada. *Ótimo para nomes.

  • Rayovac

    que isso… não é o bom e velho semanada de sempre… mas é tão interessante que bate de frente…

    Que texto hein…. gostei da emoção e da inspiração, toda a raiva e tensão do capitulo foi transmitida no texto, foi divertido e engraçado (apesar de o capitulo não ter nada disso…) mas o que interessa é que você não só deve como tem que continuar escrevendo foi um semanada legal, sobre um manga em reta final que é ainda mais dificil falar sobre e você se saiu muito bem, além de que escrever esse semanada vai aumentar sua qualidade como redator e se continuar se saindo bem com esse manga em reta final vai ser bom para o ChuNan também (essas falas me lembram Bakuman mas enfim…), escreva mais um semanada sobre Gantz para gente ver como que ficar estou ansioso pra saber hehe…

    Te aguardo na próxima hein,..

    Rayovac!

  • D. Silver

    Mas por que não terá mais semanada de OP? T.T

  • lio

    Só eu que concordo com o “alien-deus” aqui?
    Fod*m-se as vidas humanas, só respeitam a vida pelo medo de perde-la.

  • Eu perdi vários capítulos de gantz e acabei não resistindo e lendo esse texto. Que merda, a Reika morre! Aliás, adoro Gantz, mas o autor nunca coloca as mulheres para fazer bonito, tipo alguns personagens homens. Sakuraoka era cheia de potencial, mas sumiu rápido. E a Reika chegou longe, provou que era forte e uma das personagens que pensavam como líder no grupo, mas nunca teve aquele combate cheio de climax, como o Kurono e o Katou. Enfim, nessa parte Gantz me decepciona.

  • Medélio

    Essa saga final de Gantz foi uma das piores coisas que ja li em um mangá
    Triste, porque Gantz ja foi meu mangá favorito

    • master of mangas

      Queria saber pra pra onde foram os aliens pegos pela arma do Katou..Enfim,continue com gantz e inclua CLAYMORE por favor

  • Shinigami-Sama

    A Reika morre??? NÃÃÃÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO… (a personagem mais gostosa de todos os tempos da existência de mangás e comix).

    Mas, enfim, MTO bom esse semanada, Gantz é um mangá que você não consegue parar de ler, te prende, mesmo as lutas durando uma eternidade. E o traço então é maravilhosooo.

  • anabchamploni

    Gantz é um mangá que parei de comprar devido ao fato de estar a alguns anos no modo “embromation”, mas ainda é uma leitura muito interessante.

    Realmente, esse capítulo é um tapa na cara da humanidade, que se acha especial pela sua capacidade de pensar, mas que em termos práticos a vida de um humano não vale mais do que a de uma formiga, por que deveria?

    Aguardo um final espetacular para a odisseia de Kurono e Cia, por que a expectativa é grande. Até hoje lembro há 5 anos quando comecei a ler Gantz como os primeiros volumes me deixaram de cabelo em pé. Apoio totalmente a “semanada” de Gantz.

  • Marcelo Januário

    Infelizmente, por acompanhar Gantz há anos, temo o pior por todos dentro da Sala da Verdade. Pra quem acompanha o final da história Kurono já terminou com ele e Tae indo em direção ao por do sol (mais clichê impossível). O que temos no mangá atualmente é simplesmente a forma como o mestre Oku Hiroya tenta explicar o caos que foi Gantz. A morte da Reika foi simplesmente a forma que o autor deve para aproximar o clone do verdadeiro Kuroko (a personalidade dos dois era totalmente diferente). Acho que vai todo mundo pro saco… Oku Hiroya não se importa muito com a popularidade dos personagens. Tanto que faz questão de quanto mais popular mais rapidamente vai pro saco…

  • Eu pensava que o Luk gostava de One Piece… ou era o Dih? ‘-‘

    • Luk

      É o Dih. Eu gosto tanto de one piece quanto o Gugu gosta de mulher.

  • Cara, parabéns pelo texto, fico tão feliz de ver que existem muitas pessoas que assim como eu, vêem o quanto Gantz é grandioso, uma obra diferente de todas as outras, que me trouxe tantas emoções e realidades ao longo desses anos.
    É incrível como Oku consegue nos envolver com a trama, meu quando eu vi a lara croft, kishimoto, velhinho e reika, foi uma nostalgia tão imensa. Como eu fiquei puto e triste naquela missão dos budas, que todo mundo morreu ahusduha.

    Começo a falar Gantz é tanta coisa que acabo me enrrolando, vou voltar o foco, gostei muito do teu texto, a partir de hoje começo a acompanhar o site, me atraiu bastante. E só mais uma coisa, eu por incrivel que pareça sempre gostei do Kurouno dês do começo, a evolução dele era incrível de se ver, quando ele fica do mal e gosta de matar os aliens que já citaram aí em cima, simplesmente foda ashudssua. Não posso deixar de falar do Kurouno da tae também, que mesmo sendo meio maçante pra alguns, eu acho perfeito, quem já amou ou ama entende perfeitamente.

    Nossa escrevi demais acho, pra finalizar, parabéns denovo!
    Abraço e vlw pelo texto.