Semanada – Naruto #608: A Decisão de Kakashi!

É um momento de decisão, de uma resolução em segundos que pode decidir o seu futuro e que todos teremos que passar um dia…

Crédito ou débito?

Naruto #608

A decisão de Kakashi!

E quem achou que Kishimoto ia enrolar ou trocar de cenário após uma semana de pausa no mangá, se enganou! O capítulo começa a mil por hora na luta – já com contornos pessoais – entre Kakashi e Obito! O Uchiha ataca com várias shurikens, enquanto Kakashi faz uso de seus dotons. Mas nada disso é capaz de parar o Mangekyou Sharingan de Obito, que atravessa as barreiras de terra facilmente e chega a um ainda estupefato Kakashi, que não consegue reagir aos ataques do amigo. E enquanto o chama de “lixo”, Obito suga Kakashi para a dimensão do Mangekyou (também conhecida como Legoland, cheia de bloquinhos, tá parei), onde ele se lembra do Obito gentil que ficou no passado, e que para ele, sempre foi um herói…

Kakashi se liberta da dimensão do MS usando o Kamui, mas não consegue fazer nada além de perguntar para Obito o porquê dele ter tido uma mudança tão drástica. E quando pergunta se teve algo a ver com Rin, Obito parece que se torna ainda mais violento, o atingindo com socos e golpes de shuriken. Kakashi não tem forças para reagir, perdido em lembranças do passado, enquanto Obito o segue chamando de lixo. Kakashi pede perdão por não ter cumprido sua promessa e o lembra que ele é um herói para Konoha… mas o Uchiha apenas responde que todos os ninjas acabam se tornando lixo um dia – incluindo ele mesmo e Kakashi –  e que irá recriar um mundo que pare o ciclo de criação desses lixos.

Enquanto Kakashi e Obito discutiam a relação tinham sua luta, vimos que Naruto, Gai e Bee, continuavam passando por maus bocados tentando parar Madara e seu dragão de madeira gentilmente doado (?) por Hashirama. Mas além dessa preocupação, Naruto está de olho em Obito e em tudo o que ele diz para seu sensei. Madara quer acabar com tudo de uma vez, mas Naruto está irritado demais com Obito e faz o que sabe fazer de melhor: um kage bunshin para parar com a palhaçada e dizer umas verdades para o Uchiha revoltado – e olha que de Uchiha revoltado ele entende!

Negando ser um lixo ou que irá se tornar um, Naruto repete a frase emblemática de Kakashi, lá do País das Ondas (sempre essa saga ;D): que não irá deixar nenhum de seus companheiros morrerem! Kakashi então percebe que ele mesmo estava se esquecendo do que havia ensinado para Naruto, e finalmente se coloca na luta, usando o raikiri para partir uma das shurikens de Obito, enquanto Gai usa um incrível “Tigre da Manhã” para parar Madara. E dizendo que aquele Obito de antigamente vive em Naruto, Kakashi deixa claro que sua missão é proteger o Uzumaki a todo custo!

Como comentei em um fórum, lendo esse capítulo senti ser um daqueles que o Kishi “brinca” com a ideia de um dos personagens ter a reação dos leitores; não sei se é a intenção, mas eu já percebi isso em outros capítulos. No caso, o Kakashi foi a bola da vez, como se a reação de incredulidade dele – e até de revolta, lembrando do Obito que ele conhecia – fosse a que os leitores sentiram ao ver que Tobi era Obito. E talvez como muitos leitores, Kakashi ficou sem reação. Mas uma injeção de ânimo do seu aluno era tudo o que ele precisava… e Naruto mostrou que entendeu muito bem os ensinamentos dele.

E achei muito bonito mostrar que o protagonista é o que é hoje também por causa dos ensinamentos do Kakashi. Voltando ao País das Ondas mais uma vez (essa saga é mais importante do que parece), naquela época Naruto só queria se mostrar mais forte que Sasuke. Mas graças a Kakashi, ele aprendeu que era mais importante proteger seus companheiros do que tentar ser o mais forte por puro egoísmo. E ver os dois juntos no final do capítulo, não como sensei e aluno, mas como companheiros de batalha, me deixou muito feliz.

Capítulo morno e sem-graça, sem grandes revelações? Sim, concordo. Esse é um daqueles capítulos com cara de transição, no caso aqui entre os flashbacks explicativos de Obito/Tobi e a volta para a pancadaria que vocês tanto amam. XD E Kishimoto deve ter chegado da praia todo queimado de sol depois da folga e resolveu deixar o bicho pegar de vez no capítulo seguinte, esperto ele!

E Kakashi decidiu proteger Naruto, será que é a assinatura de sua sentença de morte? Ele voltou do limbo pós-morte por causa do Rinne Tensei, mas lembram-se que Sakumo disse que ele ainda tinha coisas a fazer? Seria proteger o seu aluno e salvar seu amigo? Será que Kakashi e Obito morrem juntos??

Já tô viajando de novo, desculpa. Antes que piore, até a próxima! XD

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!