Semanada – Naruto #616: Dança dos Ninjas

naruto616O título do mangá me lembrou música de axé.

Ainda bem que foi apenas um lapso… porque Sasuke não combina com abadás e tal.

1Naruto #616

Dança dos Ninjas

Eu disse que já estava na hora de Sasuke reaparecer e não é que o danadinho tá de volta? Até nas páginas coloridas, com todo um feeling de time 7 reunido… glorifica de pé, Brasil! E pra sacanear bastante, ele volta à Konoha sem precisar ser arrastado à força (ainda bem que Naruto não ficou sabendo disso). Mas Sasuke, assim como Juugo, Suigetsu e Orochimaru, sentem a presença do chakra de Naruto, mesmo distantes do campo de batalha. E o Uchiha não gosta nem um pouco disso, ficando extremamente perturbado – afinal, pra ele Naruto é praticamente um encosto que precisa sair com um bom banho de descarrego.

Voltando ao campo de batalha, Naruto ainda está lá de mãozinhas dadas com Hinata, agora repassando chakra da kyuubi para ela – na verdade, o chakra da raposa convertido em seu próprio chakra. E com alguns bunshins, ele é capaz de distribuir esse chakra vitaminado para toda a aliança com o PAC – Programa de Aceleração do Chakra. E quando o Jyuubi se prepara para mais um ataque, dá de cara com uma Hinata com cara de quem não está pra brincadeiras; com um simples Hakke Kuushou, ela desvia uma das enormes mãos do dez caudas, fazendo até Madara elogiar (do jeito dele, claro).

2Chouji, Shikamaru e Ino também preparam seus ataques, enquanto vemos um emocionante flashback da despedida de Shikaku e Inouchi de seus filhos. Shikaku acredita na capacidade de Shikamaru criar uma nova estratégia, ao mesmo tempo em que se culpa por não ter sido um pai muito presente. Mas Shikamaru diz que foi suficiente, pois ele sempre o observou e se guiou pelos passos de seu pai. Inoichi se mostra orgulhoso de como Ino floresceu, principalmente no que diz respeito aos sentimentos para com seus amigos. Ainda temos tempo de descobrir que Shikaku tem uma coleção de revistas pornográficas escondidas no armário (ah vá, só pode ser isso XD), até que ambos finalmente se despedem…

Obito ataca mais uma vez, mas com o upgrade de chakra, Ino consegue entrar em sua mente, enquanto Shikamaru e todo o clã Nara fazem uso do Kage Mane no Jutsu para paralisar o Jyuubi – e nada disso impressiona Madara, como era de se esperar. Do outro lado do campo de batalha, Lee é o único chorando horrores pela morte de Neji, enquanto Gai diz que se eles mantiverem os sentimentos de Neji vivos, eles estão sempre juntos.

3Ao ouvir as palavras de Gai, Obito interfere, dando uma espécie de aviso que foi justamente por acreditar nessas palavras que ele se tornou o que é agora. Kakashi resolve falar também sobre o fardo de carregar a promessa de nunca deixar seus companheiros morrerem; afinal, não é sempre que ele consegue cumpri-la e que é preciso encarar essa realidade. E é a hora de Naruto ser o protagonista de novo: dizendo que um mundo dos sonhos é um desrespeito à memória de seus amigos, pois eles viverão para sempre dentro de cada um; e  que mesmo que tal promessa seja um fardo, ele a carregará para o resto da vida;– isso é ser um shinobi, “aqueles que aguentam firme”!

Sasuke e Orochimaru reapareceram, Naruto voltou a protagonizar e ainda descobrimos o lado pervertido do Shikaku. Bom capítulo, não? Para os que reclamavam de um Naruto meio fora dos trilhos e os que sentiam falta de Sasuke – a maioria dos leitores, mesmo que não admitam XD – teve pra todos os gostos. Nosso Uchiha favorito (?) está indo atrás das respostas justamente em Konoha. Provavelmente nos subterrâneos do clã Uchiha… ou quem sabe, nas estátuas do Vale do Fim, não muito distantes dali? Desculpa gente, eu acho que aquelas estátuas ainda tem muita história pra contar, literalmente. E claro, ainda estamos esperando “aquela” puxada de tapete do Orochimaru; não dou como certa, mas eu não confiaria 100% nele não…

4Depois de ouvir as palavras de Hinata, Naruto voltou ao seu normal e principalmente, voltou a ser o protagonista e a tomar as rédeas da situação. Recuperado fisicamente e emocionalmente, ele parece que não vai mais dar ouvidos tão facilmente à Obito e Madara. Os outros times também parecem estar inteiros – exceto por Lee, o único a demonstrar claramente sua dor pela perda do companheiro de time. Acho que Kishi poderia ter feito Tenten e até Gai mais consternados, mas de qualquer forma, Tenten nunca foi do tipo emocional e Gai precisa cumprir seu papel de sensei.

Eu particularmente gostei bastante do pequeno flashback da despedida de Shikaku e Inoichi. Essa amarração final na história dos dois foi bem interessante, a passagem definitiva do bastão para seus filhos. E como mostrado no capítulo, por enquanto eles estão se saindo muito bem.

5Daqui pra frente, como Sasuke está em Konoha, não creio que ele irá aparecer no campo de batalha tão cedo. Naruto está tendo seu momento de protagonista e acho que o primeiro que irá cair será Obito – ele me parece estar bem irritado com as convicções de Naruto e sabemos que quando um vilão fica irritado, ele desanda a cometer erros primários, levado pela emoção. Mas antes disso é provável que nos atenhamos um pouco a Sasuke e à verdade que ele tanto busca… curiosidade à mil!

Até a próxima!

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!