Acabou? O prematuro fim de Orange, de Takano Ichigo

orangeheaderThe End?

Todos que são fãs de shoujo sabem como a Betsuma vive tempos de glória atualmente. Além de Kimi ni Todoke e Aoharaido, a revista da Shueisha vem promovendo séries cada vez mais elogiadas e promissoras. Uma das mais comentadas e preteridas pelo público é Orange, mangá de Takano Ichigo que já estava em seu segundo volume e que inclusive já estava ganhando outras impressões devido ao sucesso de vendas das primeiras edições, que esgotaram em diversos lugares. Enfim, o título tinha tudo para se tornar uma enorme sensação. Tinha. Porque agora o futuro da série parece estar cada vez mais indefinido.

orange1Desde dezembro, quando saiu o capítulo 9 do mangá (que é mensal) fomos avisados que não teríamos o capítulo 10 no mês seguinte… Acontece que em fevereiro também não tivemos e em março muito menos. Acabou-se descobrindo que a autora estava enfrentando problemas pessoais e que em seu blog pessoal ela havia postado que não queria e não aguentava mais a pressão de ser mangaká. Que ela desistiria. E isso foi postado antes mesmo de Orange ser publicado, vejam só. Os boatos foram aumentando mais e mais de que a autora acabaria sua carreira após o fim de Orange, até que… ela excluiu seu blog e seu site pessoal. Isso mesmo, se absteve da internet.

Com isso os comentários começaram a ser maiores e mais intensos. Onde estaria Takano Ichigo? Como terminaria Orange que vivia um dos seus momentos decisivos para a história? Pois no último fim de semana, o site oficial da Betsuma, revista onde o mangá era publicado, tomou uma atitude que pode ser o fim de tudo: Todos os wallpapers, referências, textos, fichas ou informações sobre Orange ou sobre Takano Ichigo foram completamente removidos do site. Não há vestígios da obra e de quebra uma nova série estreará no line-up da revista para ocupar a vaga deixada em branco.

orange2Esse com certeza pode indicar o fim de Orange. Dificilmente apenas um hiato faria a revista limar de seu site uma das suas obras mais promissoras. O pior parece ter aterrissado para os fãs da série. Oficialmente ainda nada foi dito. Mas não restaram muitas esperanças.

As últimas informações que tivemos da autora é que ela realmente estava descansando e se afastando completamente desse mundo. Ao mesmo tempo que bate aquela ponta de “ódio” por ela ter largado a série, é complicado imaginar que tipos de problemas ela estaria passando e até que ponto isso influenciaria suas decisões. Ela sempre parecia estar muito triste em suas palavras e até mesmo no mangá isso parece ter um “efeito” (que no caso se torna o principal tempero da obra). Mesmo ela dizendo que terminaria Orange, não sinto confiança nessas palavras. Teremos que aguardar. Talvez tenhamos perdido um mangá de incrível potencial.

Pra quem quiser saber um pouco mais do mangá, recomendo o podcast Manga² que em sua edição 27 comentou e recomendou a série. Clique AQUI.

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • isso me lembra de nana. só não cancelaram do nada porque é massive hit e preferem esperar o tempo que for pra yazawa se recuperar (tô falando besteira?).

    enfim, na verdade isso me deixou intreressada por orange. vejo todos dizendo que o mangá é bem tristinho e, apesar de parecer ser um típico shoujo escolar, sabe lidar com essas coisas. fiquei curiosa, mas não botei muita fé porque já quebrei a cara vezes demais. mas com toda essa história, parece que a autora realmente entende de tristeza e… é. seria legal se algum dia a autora se resolvesse e voltasse a publicar orange, mesmo que em outra revista, eu gostaria de ler.

  • Como assim meu deus? Orange era um dos shoujos que eu ainda imaginava que viria pro nosso mercado em algum tempo, e agora me falam que simplesmente ele acaba? Cara, isso não é legal, o bom é que o universo do manga não rola muito disso, mas diferente dos livros que a história vem completa no manga é por capitulo então você pode simplesmente parar a história em qualquer ponto e encerrar, isso incomoda pelo fato dessa incerteza, pra nossa sorte é bem incomum o autor de uma obra tomar uma deicisão dessas, mas fazer o que é o fim de um manga que eu achava muuuuito promissor mesmo.

    Rayovac!

  • jojulio

    Muito triste, realmente Orange tinha um história muito intrigantes, agora ficamos todos “chupando o dedo” e eu por culpa do Estranho.Tsc.

  • wallace

    Um dos mangas mais legais que li, uma pena, queria ver a relaçao entre os principais, e o amigo da principal ( n lembro os nomes deles kkk ).

    Uma pena, mas bem que a mangaka podia ter um pouco mais de empenho em seu trabalho, se nao quer ser mais mangaka entao pq começou ? se começou termine -.-

    • eu concordo *–* se não for para fazer direito então não faça U_U

  • Eduardy

    Em todos os freetalks de mangás, eu vejo essa mesma reclamação sobre a carga horaria de um mangaka, ela deve ter motivos justificaveis para tomar essa decisão.

  • Noooo

    Ah, não creio, diz q hj é 1º de abriu, vai? ç.ç
    Peguei Orange pra ler esperando mais do mesmo e acabou virando um dos meus shoujos favoritos. Devolvam as lagrimas que derramei com esse mangá D:

    • Noooo

      Abril, Jesus! A notícia foi tão forte que até abalou o português.

  • Bakuman nos ensinou que a vida de mangaká não é nada fácil. Taí mais um exemplo que nos prova o fato… uma pena! :/

    • Que Bakuman o quê! Bakuman não mostra nada, é um shounen, portanto, ficção em grande parte do seu conteúdo! A vida real é bem pior!
      É por isso que vocês deviam parar de mergulhar em mangás e viver e realizar um pouco do que realmente acontece.

  • Carla

    Não acredito :////
    Tinha tudo pra ser uma referência para todo o gênero! Lamento muito…

  • Liliam

    Li o post do blog da Takano Ichigo em q ela fala sobre a pressão dos prazos, de como ela se sentia mal em descumpri-los e causar problemas para as pessoas q trabalhavam com ela. Ela escreveu isso em setembro/2012 e disse q já estava pensando em abandonar a carreira há mais de 1 ano… pelo visto o problema era antigo. 🙁

    Antes de dar esse bafafá todo comprei e li os 2 volumes e estava esperando ansiosamente pela continuação, pq a história estava ficando cada vez mais emocionante… Claro q gostaria de ver a continuação, mas não dá pra obrigar ngm a continuar a fazer algo q não quer, né.

  • Zombie

    Morri.

  • Anônimo

    NÃÃÃÃÃO! É MUITO LEGAL ;________;
    Por isso nunca saia capitulo novo :c
    Que desperdicio T~T

  • Pessoal tem que entender que a mulher estava sofrendo.
    Só porque a pessoa ganha o pão desenhando, não quer dizer que é uma tarefa fácil.
    Desejo tudo de bom para a Takano Ichigo-sensei. Que ela supere logo esta fase. Orange foi bom, mas se continuar desenhando está fazendo tão mal para ela, o melhor é parar. E só temos que respeitar.

    • Echo zizzleswift

      Concordo com vc Takano-senpai estava passando por momentos dificeis ñ tem como alguem q está sofrendo escrever um mangá ou algo do tipo a pessoa está com a cabeça em seus problemas.Orange era um mangá q tinha muito futuro e adimito q fiquei muito chateada com o fim repentino da série e sei q tem muitos fãs q ficaram tb mas e preciso ter respeito ela estava passando por um momento ruin de sua vida todos nós temos momentos assim temos q tentar nos colocar no lugar dela.
      E realmente uma pena Orange ter acabado assim eu sinto muito mesmo ;-; era um shoujo exelente e tinha tudo pra ser um dos melhores da temporanda mas infelizmente ñ deu ;-;
      Do fundo do meu coração eu desejo q Takano Ichigo supere seus problemas logo eu sei como é a depressão eu tenho uma amiga q já teve isso e realmente algo complicado.
      Confeso q me sentiria mau em ler um mangá escrito por alguem só por obrigação só pra fazer a voltade de alguns…
      Ñ acho isso certo desejo a Takano Ichigo toda a felizidade do mundo ^^ e q se um dia ela voltar a escrever mangás q seja por amor ñ para satisfazer a voltade de algumas pessoas.
      Pensando nisso eu estou recrutando pessoas pra montar um blog de fanfics de orange essa seria uma maneira de nos fãs homenagear Takano Ichigo postando nesse blog como nos imaginamos q seria o desfecho da história.veja bem (falei bonito agora u.u) ñ sou nehuma oportunista ñ estou querendo me aproveitar da historia da Takano-senpai até pq vai ser um blog comum ñ vou ganhar nenhum centavo com isso.quem se interesar em querer escrever fanfics pra Orange entre em contato vamos iniciar pelo capitulo 10 q ñ foi lançado por isso e importante vc ter lido os capitulos anteriores pra escrever as fanfics
      Email:echorabbit@rocketmail.com
      espero por vcs ^^

  • Fico tristíssimo com isso. Comecei a ler o mangá por recomendação do Mangá² e estava gostando muito, um shoujo impar. Uma pena que isso vá acontecer com um mangá como esse, que não se vê todos os dias. Espero que a autora volte, de alguma maneira, para dar um fim digno à obra. Se não voltar, será uma pena para os leitores e para o mangá, que não merece um fim desses.

  • Nossa achei super triste isso, afinal o mangá era muito promissor, eu acredito que se ela se esforssace em mais uns 2 ou 3 caps, ela terminaria o mangá, afinal, tudo o que falta é saber como eles enviaram as cartas e se eles conseguiram ou não salvar o Kakeru.

    Esse é um manga tão cativante, ele te prende des do inicio, eu queria muito mesmo que ela termina-se, mas se ela não se sente bem, pelo menos de um tempo então para si mesma, apesar de entender ela, não acho certo terminar algo tão bom do nada!

    Enfim eu sou uma azarada mesmo, só por que amei o mangá ele acabou sem fim kkkkkkk

  • É o mundo querendo que eu não leia shoujo mesmo, tá louco. O primeiro que me empolga de verdade e acontece isso?! Tristeza.

    • Gouka

      [2]

  • Amo demais o traço, um dos mais bonitos do gênero, mas agora, esperemos uma nova obra e que não se torne tão desgastante como a reta final desta, que nem parecia uma reta final.

  • Pois é, né.
    Eu acho que essa autora deve ser uma dessas pessoas que lia bastante mangá e sonhava em seguir a carreira de mangaká. Só que quando vê… Ela não é fácil.
    Aliás, o que aconteceu com a autora de Nana, a Ai Yazawa, que o mangá tá paralisado?
    Triste que Orange acabou… Força para a Takano-san!

  • Espero que tudo melhore pra ela, adoro esse mangá! É um dos shoujos atuais que me encantou… Sem contar o traço né, muito lindo.
    Fiquei tão triste agora. :'(

  • O que me aborrece em si não é a notícia de Orange ser deixado no vácuo, e sim, a pessoa chegar a ter oportunidade de se tornar mangaka, que sabemos que no Japão vc tem que ter além de talento ser uma pessoa firme e que cumpra com seus compromissos, chega lá, e mistura vida pessoal com trabalho, e os seus fãs ficam de escanteio. Uma atitude de menina! Sinto pelos fãs, e mais ainda ao exemplo de como um profissional estraga a sua própria carreira sozinho! (PS: Morreu pai e mãe? Perdeu emprego? Tá sendo mau pago? Muita gente passa por isso e não faz esse tipo de coisa. Talvez a pressão seja muita, mas cancelar sem tentar se tratar é tenso. Tenho noção que o Japão é o país com um dos maiores indice de suicidios do mundo, mas eu preferia a obra ser cancelada pela noticia da autora ter se matado do que aturar crise de pessoa infeliz com a vida >: TENSO! E muito, MUITO TRISTE pela obra!).

  • Nossa como estou triste e pelo visto eu e muita gente que virou fã da série. Estou irritada, chatiada e principalmente triste com o possível fim de Orange. Agora pfvr né, idependente de qualquer problema que a autora venha a ter pensasse nisso antes de começar outro mangá. Se começou termine.
    Bom enfim ainda tenho esperanças que Orange tenha um final (descente) e não corrido, e que ela resolva o que tem que resolver e volte bem.

  • wallace

    Olha que ela e mangaka mensal e ta reclamando, se fosse semanal entao, ja teria cometido suicidio.

  • Pingback: Outro release grande? | • Dimichan~()

  • Pingback: Atrasado, mas com release!! | Otaku no Yume Scans()

  • bom apesar de compreender a autora acho um tanto quanto irresponsabilidade dela largar tudo, eu acredito que problemas pessoais todo mundo tem, tempos difíceis e complicados nem se fale, pois tem vezes que o chão se desfaz bem debaixo de nossos pés, eu a entendo pois trabalhar sobre pressão tendo problemas pessoas (seja lá qual for) é realmente desgastante (sou editora de um fansub de manga e também tenho minhas crises de estresse de desanimo e coisa e tal) traduzindo todo mundo tem esses tempos difíceis seja ele profissional, amoroso ou pessoal não é a toa que se exista a tão “famosa” Férias. são para esses momentos de querer jogar tudo para o alto e sair correndo, eu realmente entendo sua necessidade de querer parar com tudo, mais acredito que simplesmente fingir que nunca existiu é impossivel pois em meu ponto de vista é exatamente o que ela esta fazendo, – ah sim tenho um problema jogo pra cima e se for uma bomba que se exploda?? – acredito que as coisas não se resolvem dessa maneira, ela ao menos deveria termina-lo não para-lo de um certo lugar, dá um fim ao menos, não gostei dessa atitude egoísta dela (sim pois acredito que tinham muitas pessoas há espera dos próximos volumes) bom mais quem sou eu para sub julga-la? nem ao menos sei pelo o que ela estava passando… bom se ela simplesmente vai ignorar tudo e fingir que nunca existiu acredito que deverias fazer o mesmo e aceitar sua decisão seja ela qual for ^^

  • Caramba… Coitada. Eu sou depressivo, eu sei como é. ‘-‘

  • bom uma vez eu ouvir falar que para vc escrever um livro com uma emoção muito forte e cheios de detalhes vc precisa ou ter varias referencias em grandezas de detalhes ou ter uma imaginação alem do normal ou ter vivido uma experiencia similar ao que vc estar escrevendo me pergunto se Takamo Ichigo teve o que seria a terceira opção ou seja uma experiencia similar ao personagem principal.
    apesar de que houve um final no manga no cap 22 acredito que não ficou tão bom assim leia e vcs poderão entender

  • chunan, o mangá nao só voltou como virou anime.

    =)

    eu lembro de ter quase chorado quando li essa materia, hj estou extremamente feliz. orange é meu shoujo favorito, e tem tudo pra dar certo como anime