Comentando – Chihayafuru 2 #14

headerUm jogo com cartas que conseguiu me lembrar boxe?

Chihayafuru foi um dos meus animes preferidos de 2011 e esse ano teve sua continuação anunciada apesar da grande maioria estar pessimista por causa das baixas vendas no Japão. E com isso veio toda a minha empolgação a tona, que só foi aumentando com o passar dos episódios. A qualidade da história só aumentava e os jogos ficavam cada vez mais emocionantes. Só que minha maior frustração com a série era não poder ter um lugar para comentar sobre cada episódio, poder comentar como o Arata é superior ao Taichi e também conversar com os também fãs da história. Então eu decidi – mesmo sabendo que não vai ter muita gente lendo – abrir mais um “Comentando” aqui no ChuNan!

O Comentando é uma coluna onde nós redatores comentamos sobre o episódio da semana de um determinado anime. Os que ultrapassaram uma edição foi o de Shin Sekai Yori e o de Black Rock Shooter, mas esse eu pretendo colocar até o final! (Eu espero.) Então os comentários estão abertos e vamos conversar um pouco mais sobre Karuta! Leia o meu review se você não sabe o que é Chihayafuru e vá ver o anime! Vale a pena!

Chihayafuru 14 (3)Chihayafuru 2 – #14

People Would Always Ask If I Was Pining for Someone

Vamos lá. Essa segunda temporada começou um pouco irritante pra mim por causa da entrada dos novos integrantes do clube de karuta. Achei um tanto chato toda a parte do treinamento e seleção para que apenas dois personagens que não conseguem me cativar tanto. Só que uma das grandes qualidades da autora é aos poucos começar a cativar nossa afeição pelo pessoal secundário, a ponto de um personagem que passou a primeira temporada inteira meio apagado ser o grande responsável pela vitória de um grupo.

Chihayafuru 14 (4)São nessas pequenas coisas que Chihayafuru se aproxima de Hajime no Ippo para mim. Os dois possuem em comum sempre dar uma olhada na história dos personagens, tanto os colegas de grupo, como os adversários dos garotos, então o leitor começa a se aproximar e até mesmo não ficar tão chateado se o protagonista perder para tal pessoa. Você até mesmo entende porque uma partida pode mudar tanto alguém. Demonstrando isso temos a cena de recapitulação do último episódio mostrando a personalidade de Megumu durante a partida muda totalmente após Chihaya começar a pressioná-la – seu desejo de enfrentar a rainha se renova.

Chihayafuru 14 (10)Enquanto a partida continua, voltamos a ver como anda Arata e a Shinobu. Nisso estão me deixando cada vez mais curioso com o passado da garota. Por algum motivo ela possuiu uma certa rivalidade com Arata (rivalidade que ele não possuiu com a garota), provavelmente vinda da partida na infância dos dois que foi mostrada em um flash, mas a minha curiosidade vem do fato dela “odiar” tanto partidas em equipe. Talvez isso venha com o motivo dela ser tão anti-social, ou ser anti-social faz com que ela não goste de equipes?

Chihayafuru 14 (5)Só que realmente o grande destaque do episódio é a provável finalização da partida entre Mizusawa x Akashi, tanto que grande parte do público estava tão focado na partida que nem perceberam a derrota da Hokuo por 4×1. E é ai que eu tenho uma das poucas criticas para essa parte do anime: eu esperava um pouco mais de tempo de tela para as partidas dos personagens secundários. Temos apenas alguns flashs das outras 4 partidas enquanto as da Chihaya acabam tomando quase toda parte do tempo e na maioria das vezes ela sempre acaba se tornando a vitória decisiva. Mas durante esse episódio temos uma participação maior do grupo, vemos que Nikuman-kun perdeu mais uma partida importante (está fraco demais para um jogador Classe A), Kana surpreende vencendo a sua partida e Taichi também consegue a vitória. Claro que o meu pensamento (e provavelmente o da maioria) foi que o Tsutomu perderia e a novamente Chihaya decidiria tudo, mas…

Chihayafuru 14 (9)Na verdade quem decide tudo é o Tsutomu! Eu achei excelente toda a cena pós derrota da Chihaya, em que ela quase desmaia e o Taichi a segura para que ela possa acompanhar o final da partida do companheiro. Tsutomu pra mim sempre foi um dos personagens mais apagados na temporada anterior, ele pra mim sempre acabava sendo mais um número para o grupo poder participar das partidas de times e que não ocupava tanto em questão do papel da amizade já que Nikuman e Kana acabavam sendo os “melhores amigos” dos protagonistas. Só que nessa competição o garoto começa a brilhar, ainda mais após as dúvidas de que ele poderia estar apenas desistindo de jogar e apenas ficar para recolher informações. É muito legal também ver que a fútil da Sumire parece começar a admirar todo o esforço e dedicação que aquele pequeno nerd tem e que acaba refletindo também nos meus pensamentos com o crescimento do personagem.

Chihayafuru 14 (11)E ai chegamos ao fim do episódio onde temos algo que eu nem cheguei a cogitar: a exaustão de todas as partidas seguidas. Kana acaba não conseguindo fingir o quanto ela estava destruída com todas as partidas seguidas e cai no choro. Essa decisão deve ter sido muito difícil para a garota, apesar de tudo essa pode ser a única chance que ela teria de participar com seus amigos de uma final tão importante. E acaba ficando a grande questão se eles vão conseguir realmente vencer o forte time Fujisaki. Temos 3 personagens que participaram de todas as partidas e provavelmente estão tão cansados quanto a Kana, um jogador de nível baixo como o Tsutomu e o inexperiente Tsukuba. Teremos provavelmente uma batalha onde finalmente o Ninkuman vai ter sua vitória, Chihaya vai finalmente conseguir vencer uma personagem forte e que talvez o time acabe perdendo por causa dos outros três integrantes… ou não! Estou falando de um anime de esporte aqui e isso que torna a espera pelo próximo episódio tão angustiante.

Chihayafuru 14 (15)

Chihayafuru 14 (14)

Chihayafuru 14 (2)

Chihayafuru 14 (1)

Chihayafuru 14 (7)

Chihayafuru 14 (8)por Luk

Luk

Eu juro que gosto de animes, apesar de todo o meu haterismo.