Semanada – Naruto #625: O Verdadeiro Sonho

headerNunca desista do seu sonho, Madara!

Se acabou numa padaria, procure em outra! /prassa

1Naruto 625

O verdadeiro sonho

Recomeçamos do capítulo anterior, de onde Madara fez um pedido (calma, não foi de casamento) à Hashirama para recuperar a confiança em seu amigo. O Senju deveria cometer suicídio ou matar a seu irmão, Tobirama. É óbvio que Tobirama acha tudo uma loucura, mas Hashirama parece entender a motivação de Madara e se prepara para dar fim à própria vida; não sem antes deixar expresso que Madara não deveria ser morto e Senjus e Uchihas nunca mais deveriam guerrear entre si.

Mas antes que pudesse enfiar uma kunai no seu estômago – e enquanto tinha lembranças dos tempos que ele e Madara eram apenas crianças brincando de jogar pedras no rio – o próprio Madara o impede de se matar, dizendo que percebeu a coragem de Hashirama. Senjus e Uchihas então selam um pacto, que acabaria com a guerra e criaria a vila que os dois amigos um dia sonharam juntos.

Era chegada a hora de decidir um hokage, o líder dos shinobis que protegeria o País do Fogo. Hashirama queria dar o cargo para Madara, por querer que o amigo visse todos da vila como seus irmãos e os protegesse. Hashirama também conta a Madara que outros clãs – Sarutobi e Shimura também queriam se unir à vila, o que faria ela crescer e prosperar.

2Mas ainda faltava um nome para aquela vila de shinobis. Pegando uma folha furada, Madara vê a vila atráves do furo e sugere o nome: Vila Oculta da Folha (Konoha Gakure no Sato). Hashirama, agindo como aquela criança de muitos anos atrás, se deprime com o nome simplório que Madara escolhe para a vila. Porém, o nome é aceito, enquanto aos poucos, os dois amigos refazem sua amizade ao patamar que era antes da guerra…

Os dois conversam sobre as atribuições do hokage, e Hashirama tem a ideia de gravar o rosto de Madara na montanha, para que a vila sempre tivesse o seu líder a protegendo de alguma forma. Madara obviamente acha a ideia absurda, e Hashirama não perde a chance de dizer que o escultor terá liberdade artística na hora de esculpir, para evitar a cara de psicopata de Madara XD

Tobirama interrompe a conversa, avisando que a reunião com os líderes do País do Fogo iria começar; e percebemos que ele e Madara ainda não se dão muito bem, o que fica ainda mais claro numa conversa entre os irmãos. Tobirama não aceita que Hashirama simplesmente determine Madara como hokage, por não achar democrático e também por acreditar que todos na vila acham que Hashirama já é o líder – inclusive os Uchihas.

Os Uchihas continuam sendo o assunto, quando Tobirama menciona que os poderes do sharingan aumentam conforme o ódio da pessoa; ele julga o clã imprevisível, mas Hashirama não gosta nem um pouco do rumo da conversa… até que ela é interrompida por um ruído na janela. Não havia ninguém lá, mas uma folha com um furo, que se parte ao ser pega por Hashirama, é deixada para trás…

3Aceitando as ideias democráticas de Tobirama, Hashirama é eleito hokage e seu rosto é esculpido na montanha. Ao que tudo indica, logo depois da eleição, Madara e Hashirama se encontram no clã Uchiha, onde Madara mostra a pedra Uchiha que só pode ser decifrada totalmente usando um doujutsu. Até onde Madara foi capaz de ler, a pedra fala sobre a divisão do mundo em yin e yang, de onde surgiu toda a criação. A interpretação básica seria que a cooperação de duas forças opostas é o caminho para a felicidade.

Entretanto, de acordo com Madara, existe outra interpretação. Ele se mostra ciente do que Tobirama planeja para os Uchihas, diz que tentou tirar o clã da vila, mas ninguém o ouviu; Hashirama, porém, não aceita, quer o amigo ao lado, quer fazer as pessoas apoiá-lo e eleger Madara o segundo hokage de Konoha. Mas Madara não acredita que será possível, pois ninguém acredita nele, nem seu próprio clã. Diz que a cooperação entre ele e Hashirama não passa de uma luta silenciosa. E sem dar mais ouvidos ao que o Senju diz, Madara ativa o sharingan, enquanto fala que o caminho para seu verdadeiro sonho inclui matar Hashirama com suas próprias mãos.

4Hashirama, o compreensivo. Tobirama, o intransigente. Madara, o bipolar. São definições simples e rasas como o nome que o Uchiha escolheu pra vila, mas parecem ser o que o capítulo quis passar. Hashirama sempre tentou versar para o diálogo, evitando os atritos e estimulando a compreensão. Já Tobirama parecia não ter muita paciência para essas coisas e gostava de ver o circo pegar fogo. E Madara… bem, instável como todo Uchiha, o que parece explicável pelo sharingan. 

No meio dessas relações conturbadas que Konoha nasceu. E quem batizou a vila foi ninguém menos que Madara. Kishimoto e suas simbologias atacam novamente! Achei o detalhe da folha furada, e que depois se partiu, indicando o fim iminente da amizade entre Hashirama e Madara muito interessante e emblemático, bem ao estilo Kishi.

E ao final do capítulo, parece que o medo de Tobirama se tornou realidade. Tomado por sentimentos de desprezo e raiva, Madara ativa seu sharingan já no último estágio e diz que irá matar Hashirama. Essa ainda não é a conhecida luta do Vale do Fim – se é que eles irão lutar nesse momento – mas fiquei com a impressão que Hashirama perdeu seu amigo do mesmo jeito que Naruto perdeu Sasuke para as trevas. Ambos os Uchihas se sentiram desprezados, diminuídos, o que desencadeou em ódio e em desejo de matar. Sentimentos que o sharingan potencializa e ao mesmo tempo é o que faz o doujutsu evoluir, num ciclo de cada vez mais ódio e mortes.

5O flashback parece estar chegando ao seu fim, e eu me arrisco a dizer “que pena!”, porque ainda ficarão perguntas no ar (a Mito Uzumaki é uma delas, mas ainda tenho esperança e).Ainda assim, várias dúvidas foram respondidas, o que tornou essa volta ao passado bastante interessante. Mas o que interessa mesmo disso tudo é o que Sasuke irá decidir após ouvir essa história… e estamos cada vez mais perto de descobrir!

Até a próxima!

Asevedo

Designer de formação, atualmente sou Assistente editorial da Panini Mangá. Acumulo mangás e HQ's, que espero conseguir ler um dia. Assisto animes de vez em nunca.

Related Post

  • Raion

    Depois de ler esse capitulo, fiquei com a impressão de que parte da “culpa”/motivo de o Madara ter ido embora foi do Tobirama. ‘-‘

    • foi um pouco de cada né..
      Tobimara..desconfianças..acho que ele foi o Uchiha que mudou de um jeito diferente..de Obito e Sasuke

    • hari_makenji@hotmail.com

      Se fosse a pressão do Tobirama em cima do clã, o ódio do Madara não teria aflorado, pois ele teria a vila toda para proteger e veria todos como irmãos, se os senjus acreditassem nele. Tobirama é o grande vilão da história.

  • Bom esse capítulo foi bom..e concordo com vc está no fim..mas eu acho que o Kishi irá mostrar a Mito ..e
    Bom eram dois Flashback’s certo…
    Um daquela luta fodastica que originou esse …
    Bom talvez esse esteja terminando para aquele outro continuar..
    Várias coisas foram respondidas eu achei que Madara tinha se revoltado por conta do irmão ,mas foi pelo o que tu disse ódio e desprezo por ser diminuido
    Esperando o proximo capítulo
    XD

    e vcs poderiam dizer o que é esse mangá..em um post e o que é esse negoçio de Chunan Editora???
    em um post..não entendi muito bem…

    • Jessie

      1º de Abril. XDD

      • kkkkkkkk..sou muito tonto meu..agora que fui perceber ali
        “32 de Abril nas bancas”

  • Franco_Kurosaki

    Esse flashback não decepcionou esclareceu tudo sobre o inicio da vila
    Madara Uchiha.Não sei se sinto pena ou raiva dele.
    Quando estava idealizando o mundo ideal a emboscada dos pais o faz mudar de idéia,quando Hashirama tentou argumentar mudou de idéia quando Izuna se meteu.
    Quando duelou com os senjus e teve o irmão gravemente ferido abandonou todos os seus companheiros sem dar uma ordem de retirada obrigando ekes a se render e perdendo a confiança deles
    Admito que Madara realmente perdeu tudo,o irmão,a confiança do clã e mesmo se Hashirama tivesse que escolher entre ele e o irmão escolheria o irmão.E q vila já não tinha mais significado pra ele,mas ele ao invés de tentar dar a volta por cima e conquistar o respeito e confiança de todos preferiu fugir e escolher o caminho mais fácil.
    Não existiu certo,errado ou vítimas nessa história.Tobirama foi meio intrasigente mas também não foi por qualquer coisa,Obito é prova de que se um Uchiha pirar na batatinha é capaz de atricidades como mergulhar o mundo na guerra,e quando estes se sentiram oprimidos resolveram começar uma guerra cívil sem se importar que isso provocaria uma guerra mundial e isso sem contar a maldição que parece uma doença séria.
    A tábua mostra que a união de Yin e Yang podem trazer a verdadeira felicidade mas Kishimoto pode dar um tiro no próprio pé se não der ao mangá uma resposta satisfatória pra paz.Até animes maduros como Psycho Pass tem dificuldades em dar uma resposta sobre um mundo ideal

    • Assim penso que Kishi nessa fase “Shippuden” do anime meio que foi mostrando para nós um mundo de paz um mundo ideal com o decorrer da história ..mas é claro que ele deve ressaltar isso no fim do manga que não deve estar longe..
      Bom Kishi tem muito disso
      Amizades que dão errado(Hashirama e Madara,Naruto e Sasuske ,Kakashi e Obito)..
      E as guerras..(Orochimaru atacando a vila,Pain,Akatsuki em geral causando essas guerras em diferentes lugares)
      Agora eu creio que Kishi não tem muitas dificuldades em transpassar a Paz ao seu mangá de um modo que todos entendam..
      é meio complicado mas vamos ver como ele irá fazer…

  • Para mim esse está sendo um dos melhores flashbacks da série! Estou gostando de ver como tudo surgiu.

    Ao meu ver, Madara, apesar de instável, pareceu mais pé no chão do que Hashirama. Apagar um ódio de anos e fazer com que dois clãs inimigos convivam juntos não é uma coisa que se vai acontecer do dia para a noite!
    Mas não que seja algo impossível.

    Mas trazendo a frase da Tábua :”à procura de estabilidade, um deus foi dividido em Yin e Yang. A ação de duas forças opositoras criou tudo que existe na natureza.” me faz pensar que apesar de serem necessárias e essenciais, as duas forças não conseguem conviver juntas. Interpretação minha, mas foi o que me veio à cabeça!!!

  • Dhan

    Que pena que o flashback esta acabando,a historia esta muito boa .

  • Esse flashback só me mostrou como os shinobis atuais são mequetrefes…
    Mas segue o paralelo da evolução do homem: os homens das cavernas eram um brutucus e os modernos são uns molengas em todos os sentidos

  • Franco_Kurosaki

    O Madara sem dúvidas deve ter interpretado que a única forma de encontrar a felicidade é unir o Yin e Yang nele pra se tornar um deus e controlar o mundo segundo a vontade de uma única pessoa evitando o pensamento individual conflitante.
    Só é uma pena que não seja algo que nem o Geass de Lellouch e sum uma cópia da Kosmo Entelecheia de Negima.

    Aquilo lá é uma clara alusão que a união de Naruto e Sasuke dois opostos que irão encontrar a paz.

    Fiquei com um pensamento doido de que a maldição foi algo proposital deixado como um desafio do Rikkudou ao indivíduo encontrar o caminho da paz.Quando conseguir encontrar o caminho a maldição seria desfeita.
    Não vejo como a paz ser alcançada com esse problema dos Uchihas.
    Fiquei até imaginando os filhos de Naruto e Sasuke se casando e unificando a linhagem separada do Rikkudou ou algo do tipo.

  • csj

    talvez se tobirama também tivesse morrido ainda criança, o madara se sentiria mais proximo de hashirama por ambos sentirem a dor de ter perdido seus irmãos numa guerra sem sentido… maldito tobirama XD nem pra morrer serviu ahuhauahauhaa

  • Ane

    Ok, então a desculpa para esses Uchihas serem maus agora é o Sharingan? E o Itachi, Shisui? Pra mim, isso foi fraqueza. Tanto do Madara, quanto do Sasuke. Que coisa mais sem sentido foi o Madara romper a amizade, desistir do clã, que ele deveria proteger e resolver matar o Hashirama. É o que, uso do FMS faz os caras ficarem loucos? E sinceramente, ficarem culpando o Tobirama é ridiculo. Ele nunca confiou nos Uchihas, e o que ele disse não foi nada mais que a verdade.

  • Inu

    Eu acredito que haverão mais flashbacks após esse.
    O Tio Oro não chamaria TODOS OS HOKAGES ANTERIORES sem motivo!
    Eles também contarão suas partes da história pra completar a tal “Verdade” que o Clube do Bolinh–Sáxque tá atrás.
    Profetizo que haverão mais 10 capítulos de flexibéque.

  • “mas fiquei com a impressão que Hashirama perdeu seu amigo do mesmo jeito que Naruto perdeu Sasuke para as trevas.”

    É sério isso, autor? Na boa? Tudo bem, gostei do texto e tal. Mas nessa altura do campeonato você só foi ter a impressão disso agora? É óbvio que tudo na história de Naruto se baseia em repetições históricas em todas as gerações. Toda essa repetição é feita pra tentar passar uma idéia de igualdade entre todos, que imagino ser o propósito do anime: mostrar que as diferenças são ilusões e que a amizade e compreensão são a cura para todas as coisas.

    É só você ver: Hashirama x Madara
    Jiraya x Orochimaru
    Kakashi x Obito
    Naruto x Sasuke
    Sarutobi x Danzou
    e poraí vai… é tudo a mesma coisa, sendo que Hashirama se mostrou meio bobalhão igual Jiraya e Naruto. Na história do kakashi, há uma inversão de papéis, sendo que quando criança, obito parecia mais com naruto enquanto kakashi se parecia mais com o jeito sério, obcecado e teimoso de sasuke e dps de crescidos eles trocam de papeis.