Editorial Nanquim – Primeiro Post & Propostas

editorial miyukiNão, ainda não viramos o Chuva de Shoujos. Ainda.

Oi, oi!

Primeiro editorial. Que emoção. Para quem não me conhece, meu nome é Miyuki, posto textos com o user “Miyukices” a mais ou menos um mês, ou mais. Vou falar um pouquinho da minha experiência na casa e apresentar a vocês, leitores, algumas novidades.

Vamos dizer que entrei no ChuNan de forma um pouco precipitada. No começo a ideia era apenas escrever posts sobre doramas no Expresso Doramas, mas com o tempo fui escrevendo notícias, reviews, cobrando posts do Dih, revisando textos de outros redatores, fazendo os rankings da Oricon e, o mais trabalhoso, Guia de Temporada. Não sei se repararam, mas o ChuNan está, aos poucos, voltando a ter posts frequentes.

Apesar de ser apenas uma “estagiária”, as vezes acabo agindo como chefe também – principalmente quando dou várias broncas no Dih – e acabei adquirindo um carinho muito grande por esse site; pensando sobre como melhorar posts ou até mesmo criar novas colunas ou retomar com algumas já “esquecidas”. “Isso é interessante” ou “Acho que os leitores vão curtir” foram alguns dos meus pensamentos.

Acredito que muitos devem ter percebido que o site já não tem tantos redatores ativos. Todos têm suas vidas particulares e sociais, claro, mas queria que eles voltassem a escrever. Não quero que escrevam por obrigação, não quero que sejam escravos do ChuNan, e também não quero novos redatores só para escreverem aquele tipo de matéria/post. Quero que possam escrever sobre qualquer coisa, mas porque gostam! Porque é divertido!

Enfim, chega de blá blá blá. Vamos ao que interessa: Novidades.

Sendo sincera, não acompanho muitos sites ou blogs brasileiros, mas pude perceber que muitos dão preferência ao shounen, do que aos shoujos. E como dito em um post recente do Dih, os shoujos também precisam do seu espaço, principalmente após percebermos que existe um público órfão do material. É por isso que gostaria de jogar uma proposta para vocês, ainda mais para quem gosta dessa demografia. A cada quinze dias, eu (as vezes o Dih ou também se algum outro redator quiser), farei um review sobre um shoujo, um que não li. E dentro desse prazo irei me comprometer a ler o mangá e fazer o post. Você quer comparações sobre dois mangás da mesma autora? Peça nos comentários. Quer review daquele que ganhou adaptação, mas não sabe se é bom? Pode pedir nos comentários também! Nosso objetivo é fazer com que mais leitores possam conhecer a demografia, e quem gosta, vai gostar mais ainda! Fazemos o ChuNan não só por nós, mas principalmente para os nossos leitores.

E, se isso der certo, quem sabe nós possamos fazer isso com outros gêneros também?

Como isso vai funcionar? Iremos trazer um post com alguns shoujos e suas sinopses. Nisso vocês poderão votar em qual mangá deverá ganhar um review aqui, e claro, não deixem de pedir um mangá que gostam nos comentários. A enquete também ficará disponível na barra lateral direita do site.

Sem mais delongas, os primeiros mangás que escolhemos e suas sinopses:

Hapi MariHapi Mari
de Maki Enjouji
10 volumes – Completo
Josei

A história gira em torno de Chiwa Takanashi, uma jovem trabalhadora comum de 23 anos, que nunca teve o tempo nem a oportunidade de ter um namorado em toda a sua vida. Ela acaba concordando em um casamento arranjado com o presidente Hokuto Mamiya da empresa que ela trabalha – um homem que ela não conhece – a fim de pagar as dívidas de seu pai. Chiwa acredita que o acordo não terá um “relacionamento”, mas seu novo parceiro parece pensar de outra forma. Esta comédia conta a história de dois estranhos que vivem juntos a sua maneira de encontrar um casamento feliz.

tonari no kaibutsuTonari no Kaibutsu-kun
de Robico
12 volumes + 1 volumes especial – Completo
Shoujo

Tonari no Kaibutsu-kun conta a história de Misutani Shizuku, uma garota no maior estilo “coração gelado” que só quer saber de se dar bem nas notas e não dá a mínima importância para os outros. Porém, a vida de Shizuku muda ao se envolver com Yoshida Haru, um garoto conhecido pela sua personalidade extremamente recatada e cheia de segredos. A coisa fica engraçada quando, repentinamente, Haru se confessa para Shizuku e… o que será daqui por diante desse casal totalmente diferente do convencional?

otomenOtomen
de Aya Kanno
18 volumes – Completo
Shoujo

Asuka Masamune é a cara mais “másculo” e mais legal em toda a sua escola. Ele se destaca em tudo. No judô, karatê, e como capitão do time de kendô chegou ao torneio do campeonato nacional. No entanto, ele tem um segredo: as coisas que ele realmente ama são doces, coisas fofas, cozinhar, shoujo mangá e costurar. Ele esconde essa parte de sua vida de todo mundo até que ele conhece uma garota chamada Ryo Miyakozuka, a filha de um artista marcial e herdeiro de seu dojo, que assim como Masamune, foge totalmente das expectativas das pessoas normais.

seiyuu kaSeiyuu ka-!
de Maki Minami
12 volumes – Completo
Shoujo

Hime Kino é uma menina de 15 anos que frequenta a Academia Hiiragi, uma das melhores escolas do país com seu departamento de dublagem. O maior sonho de Hime é um dia tornar-se a voz de um personagem principal em uma das séries shojo mais populares no Japão “Mahou Senshi Lovely Blazers”. Isso é algo difícil de conseguir, e pra ajudar, sua voz não é adequada e parece mais com a de um gorila. Devido ao talento oculto de Hime para dar voz para personagens masculinos, ela estreou na indústria agindo como um rapaz. Enquanto Hime vai se erguendo no mundo da dublagem, ela descobre as ferramentas necessárias para se tornar uma atriz com voz de primeira, e se apaixona por seu colega rival, o filho do ídolo de Hime e dublador profissional, Kudou Senri.

Hana to AkumaHana to Akuma
de Hisamu Oto
10 volumes – Completo
Shoujo

Quinze anos atrás, Vivi, um demônio, decidiu deixar o reino dos demônios e vir para o mundo humano. Um ano depois de chegar ao mundo humano, ele encontrou um bebê abandonado e por um capricho decidiu criá-lo. Desde então, ele tem vivido em conjunto com Hana… mas ter uma menina de quatorze anos de idade ao seu redor não é uma missão assim tão simples.


Agora escolha o seu favorito, e vote na enquete abaixo qual o título que você gostaria de ver resenhado aqui no Chuva de Nanquim! E não se esqueça de comentar dicas de mangás e qualquer sugestão que queiram nos passar! Sua opinião será muito bem vinda!

Miyuki

Tão normal, nem parece otaku. A louca das webcomics. Segue o mantra de ler e assistir de tudo um pouco (menos o que for terror, por favor). Tem um vício novo a cada mês e surta horrores na conta pessoal no Twitter.

Related Post

  • Lucas

    Tonari no Kaibutsu-kun é meu favorito disparaaaado , é o tipo de coisa que eu recomendo para todos que eu conheço ,é sem dúvida a comédia romântica que eu mais quero que as outras pessoas conheçam e que seja publicado no Brasil xD

    Estou curioso para ver as resenhas e assim conhecer shoujos novos , já que eu só conheço os no estilo românce ~

  • Julia

    Acho que Otomen seria a melhor opção para deixar um review,porque é um mangá muito doce e diferente dos que costumamos ler,além de precisar de mais reconhecimentos e críticas. :3

  • Keima Kaname

    Achei interessante a iniciativa. Quanto aos mangás apresentados, achei a sinopse de todos bem interessante, principalmente Seiyuu ka? e Hapi Mari, os quais tive certa indecisão em escolher na votação. Esperarei ansioso pelo review.

  • Henrique

    Saudades do checklists que vocês faziam. 🙁

    • firedasrh

      2

  • Um mangá que eu amo é Skip Beat! Eu tenho o péssimo hábito de me apaixonar por mangás que estão em andamento e demoram de mais pra sair em português. Outro shoujo ótimo que eu gosto: L♥DK. Estou tentando lembrar o nome de outro, mas tá difícil. ^_^

  • Eu gostei muito da ideia, eu conheci vários mangás por causa do chunan e por isso tenho um certo apego a esse site, até titulos como GE que é um shounen eu conheci por aqui!

    Eu adorei essa ideia e fico feliz de ver o site mais movimentado, só espero que você não siga uma linha muito “pagação de pau” pros titulos, já que o objetivo é divulgar, uma das coisas que sempre gostei aqui e principalmente nos posts do Dih, é o fato da honestidade, se a obra tem erros, eles são apontados, assim como os acertos, claro.

    Mas enfim, só não gostei muito dessa enquete com a obra a ser resenhada, acho que parte da graça é quando você vê um review de uma obra excelente, mas que você nunca tinha nem ouvido falar, mostrar qual obra será resenhada parece que perde um pouco da graça. Mas enfim, dou mó apoio a iniciativa e boa sorte! E fica aqui minhas sugestões de shoujos que li nos últimos tempos: Hana-kun to Koisuru Watashi e Last Game. Ambos são títulos que fogem um pouco da fórmula padrão e tem protagonistas bastante carismáticos e diferenciados.

    Boa sorte pra vocês pessoal, fico no aguardo de ótimas reviews!

  • Toddy

    Gostei da ideia, mas posso fazer uma sugestão? Escolha mangás que não são conhecidos ou que todos são conhecidos, uma enquete que tem 1 mais conhecido vai ser injusto com os outros.

    • pensei na mesma coisa. É óbvio que tonari vai ganhar a enquete. Os outros mangás não tem chance. Faz enquetes só com famosos e outra com desconhecidos. Melhor pra escolher assim =)

      • No começo Tonari não iria entrar, mas queria escolher mangás completos e ele era um dos que havia finalizado. Obrigada pela sugestão de ambos, no próximo post tentarei “equilibrar” os tìtulos. ;3;

  • gustavoe91

    Só uma ultima sugestão, seria interessante se fizessem reviews também de obras publicadas no brasil como sunadokei, spicy pink (como eu amo essa obra), kare first love, bijouku e etc, talvez com um pouco de divulgação de pra dar uma movimentada nesse fraco mercado de shoujos nacionais

    • Não havia pensado nessa possibilidade. Anotada! Obrigada pela sugestão. >_<

  • Review de Orange, por favor. :3

  • touka

    Achei muito interessante a sinopse de Seiyuu ka-!. acho que seria muito boa a review dele … uma pena que tonari ja esteja praticamente ganho

  • matheus labella

    Lovely Complex seria uma opção melhor

  • Maih

    “Não, ainda não viramos o Chuva de Shoujos. Ainda.”

    Com esse início e outras coisas ditas, parece até que vc virou a dona do site. Se é que essa num é uma das ~novidades~…
    Bom, espero só que o ChuNam não se descaracterize, pois, se uma coisa é legal aqui é que gostamos é como ele é e que, sem dúvidas vai fazer com que deixemos é se virar outra coisa.

    P.S.: Isso não tem nada haver com shoujos. Amo shoujos e eles tem mais é que ter espaço igual (assim como devem ter os seinens, joseis, etc).

    • Oi, Maih.

      Acho que você não entendeu direito. A frase de início foi uma brincadeira, acredito que nem todos leram o editorial anterior, mas tem a ver com o que dizia lá. O ChuNan não vai mudar. Você gosta dele do jeito que é? Estamos tentando voltar ao ritmo, porque assim como você, muitos também gostam. Uma proposta nova não significa mudança no site inteiro. Mangás e animes nunca vão deixar de ser o foco, mas penso que deveríamos abrir um espaço para outros públicos alvos também.

      E não, não virei a dona do site. Antes de fazer o editorial, eu não tinha ideia do que colocar aqui, aí o Dih sugeriu: “por que você não escreve como está sendo sua experiência aqui?”. Sinto muito se entendeu dessa forma.

      • Luk

        Não tem como se descaracterizar, só entrou mais um novo redator que tem mais algumas responsabilidades, diferente deste redator que nem as tags colocar. Ela tem um tipo de gosto e quer falar sobre os assuntos que ela gosta, normal, como eu que não sou tão fã de shoujo e curto mais animes de esporte e shounens.
        Relaxem pessoas, relaxem e aproveitem mais um ponto de vista diferente.

  • Otomen!!!!Ri demais lendo esse mangá muitooooooooooooo bom!A ryo é o cara!

  • Guilherme

    eu ja vi tana coisa de otoman e hapi mari, mas nada de tonari apesar de ser o mais popular

  • biazacha

    Otomen seria uma boa porque como não foi oficialmente cancelado, sempre dá pra atrair gente interessada e disposta a ler. Já Tonari está entre os shoujos mais pedidos e seria uma boa o pessoal se informar de um possível futuro título.

    Outros legais seriam Hibi Chouchu, Sennen no Yuki e as séries Rengoku/ Donten ni Warau.

  • Eu sei que é dificil manter um blog sobre animes/mangás, já tentei ter um sozinho e não consegui manter por mais de meio ano. Por isso peço que não me crucifiquem com o que vou comentar aqui, é apenas uma opinião de leitor.
    Acho que 15 dias é uma boa média se não tiver tempo para fazer um por semana. Realmente o shoujo precisa de uma coluna mais focada nele, pois não é tão fácil de encontra-lo como é com o shounen.
    Acho também que os review deveriam aumentar, não só nos shoujos, mas também em todos os temas. Acho que é a coluna que mais me chama a atenção, graças ao review que fizeram de Battle Royale, eu comprei o mangá e o livro, e agora estou atrás de Homunculus também por causa do post.
    Outra coluna que faz falta é a de checklist, era muito útil. Antes de fazer minha compras, eu já vinha aqui e dava uma pesquisada no checklist.
    Acho que vocês deveriam voltar a fazer essa coluna e focar mais em reviews, se possivel, de obras que já foram ou estão sendo publicadas no Brasil.
    Como falei no começo, sei que manter um blog requer tempo e muito trabalho, e muitas pessoas não entendem que vocês tem vida fora do blog. Por isso parabéns pelo site.

  • Acho excelente a proposta de trazer matérias sobre material que é desconhecido do publico brasileiro. Pois só assim o leitor pode sugerir as editoras que tragam esses mangás, que até então, eram desconhecidos.
    Eu quero fazer algo assim no meu blog para este ano, mas com material seinen. Acho válido para todos os gêneros, é que sou um só mesmo. rs
    Através desse blog mesmo, acabei conhecendo alguns títulos que antes não conhecia, e fui atrás para ler. Ex: Planetes. Excelente aliás.
    Obrigado.

  • Fernanda Tiemi

    Review de Hirunaka no Ryuusei, melhor shoujo EVER. Review de Hibi Chouchou, Akagami no Shirayukihime, Last Game, Namaikizakari, Orange, Mangás da Shiraishi Yuki que são BONS DEMAIS. Mangás da Tanaka Teko também!

  • Ricchan

    Que coincidência incrível! haha O ChuNan toma iniciativa para ampliar o nicho de leitores de shoujo e, no dia anterior, eu tenho uma conversa gigantesca com uma amiga a respeito dos shoujos lemos/assistimos e achamos incríveis! haha
    Animadíssima com essa ideia de vocês, fazia um tempo que eu não lia nada do gênero, mas com o anúncio de lançamento da Panini para Ao Haru Ride eu decidi voltar, na realidade eu decidi não ver o anime, mas li da mesma autora o Strobe Edge (que recomendo muito para quem não leu!), enfim, vim aqui deixar algumas indicações de shoujos para vocês resenharem (essa é minha lista pessoal de coisas acumuladas para ler, a maioria já dei início, alguns eu já terminei, mas de forma geral ainda está tudo meio atrasado pela falta de tempo hehe):
    -Aozora Yell;
    -Ore Monogatari;
    -Kimi ni Todoke;
    -Koukou Debut;
    -Strobe Edge;
    -Dangeki Daisy;
    -Lovely Complex;
    -Kare Kano;
    -Karin.
    (PS: não está em ordem de importância haha)
    Sem mais delongas, o comentário já ficou enorme! Só queria mais uma vez parabenizá-los pela iniciativa! 😀
    Abraços.

  • willian

    estou muito feliz por o site estar voltando ao normal um grande abraço e continuem com esse ótimo trabalho.

  • Nicole

    Gostei da premissa de Seiyuu ka-! vou procurar mais sobre, obrigada!
    Curto muito Hanakimi, não sei se este mangá já foi comentando em outros posts, mas está aqui minha sugestão.
    Abraços o/

  • Vanessa

    Hapi Mari é perfeito o/, pena que não vai ganhar a enquete, vamos deixa pra próxima.
    Adorei a ideia, muito feliz pela iniciativa, espero que de muito certo.

    • Lia

      Concordo com você Hapi Mari e realmente perfeito como todos os mangas da Enjouji, Maki!

  • Muito bom, li o texto 2 vezes hauhaua… gosto muito do site, foi aqui que conheci One Punch Man huauhauha…. saudades dos Check Lists…. adorava os comentários sobre as capas..

  • Patrícia

    Muito boa a iniciativa. Gostaria muito que fizessem uma resenha do mangá The Conductor (O Maestro) é um shoujo bem diferente do que os que eu conhecia.
    Também gostaria de ver mais resenhas de Joseis, até pra conhecer melhor. Não li nenhum até agora, mas acho que vou começar Hapi Mari (me chamou a atenção, obrigada por isso) 😀

  • Joao

    Tonari é show de bola mesmo, junta comedia,drama e romance junto…..alem desse outro shoujo ( que alias nao considero ) é o Natsume yuujinchou, ja acompanhei todas as temporadas do anime e estou lendo o mangá e confesso que é minha serie favorita e espero até hoje um review.
    Por isso, espero que a ideia dê certo,foi muito legal.

  • Seiyuu Ka!!!! É MUITO BOM esse mangá!! Por favor, escolha esse!!! Não é tão conhecido como Tonari, mas ainda sim não fica para trás!! Eu tenho uma dica: escolha 2 amngás…um mais e outro menos conhecido…As Reviwes aqui no ChuNan costumam fazer com que mta gente se interesse pela obra! Seiyuu Ka! merece muito!

  • Gente, pra quem gosta de Gender Bender(Menina que se faz passar por menino por alguma razão), Seiyuu Ka! é um must read!! E o protagonista masculino Kusou Senri é perfeito!!! 😉

  • Rubens

    Amei a idade e também acho que vocês deveriam fazer reviews de mangás que serão vendidos no Brasil, como esse que a panini vai lançar agora, pq muitos leitores como eu ficam em dúvida se compra ou não.

  • Sab Morales

    SUGESTÃO

    Super acharia bacana focar um pouco de shoujos com ação, ou históricos como (Akatsuki no Yona) ou com comédia como Kaichou, ou Dengeki Deisy. Para atrair mais o público masculino, principalmente aqueles que tem preconceito com a demografia. Pois na minha sigela opinião, a melhor maneira de combater os radicais é mostrá-los que a demografia é vasta e interessante. Conheço muitos garotos que curtem esse tipo de shoujo. O maior conhecimento deles, abriria mais o mercado para futuramente ter mais ‘shoujos agua com açucar’ que muitas pessoas também gostam.

  • Ane

    Nossa, ADOREI a ideia, sério. E vendo os mangás também, porque a maioria não é muito conhecido. E acho melhor como já disseram ai, colocar conhecidos e não conhecidos em uma lista separada. Só não gostei de otomen na lista porque eu sou doida pra ler e não tem em português haha

  • Gabriela

    Eu queria muito que Tonari no Kaibutsu viesse para o Brasil, eu com certeza compraria, a Shizuku é uma das minhas personagens preferidas dos shoujos, mas eu só assisti o anime.
    Eu gostei da sinopce de Hapi Mari e Seyuu ka, vou ler eles dois ja que eu tava procurando uma coisa nova pra ler…
    Muito legal a iniciativa de vocês, espero que os shoujos realmente ganhem forças. Ah, eu queria poder ver uma resenha de Orange, um mangá super legal que eu não tive coragem de ler ainda kkk preciso de um incentivo.