Ranking Oricon de Vendas de Mangás: 02 a 08 de Fevereiro

header naruto oriconÚltimo volume de Naruto.

E no ranking da Oricon dessa semana, temos um top 10 que envolve despedidas e lançamentos. E um monte de caras muito conhecidas no restante da tabela. Será que seu mangá favorito vendeu bem na semana de estreia? Ou conseguiu se manter? Descubra agora.

Os mangás grifados em amarelo são os comercializados no Brasil. A fileira “Vendas Total” contabiliza a soma das semanas que o mangá já se encontra no ranking.

oricon 02 a 08E no primeiro ranking de fevereiro, é Naruto quem se destaca.

Naruto 72Em uma semana, o último volume do mangá vendeu quase 200 mil unidades a mais do que o penúltimo em duas semanas (esse, que por sinal, aparece também nesse ranking ultrapassando 1 milhão de cópias). Isso demonstra a força de Naruto mesmo depois de tantos anos, e também a loucura do pessoal em conseguir o último volume logo. Aparentemente existirá uma versão super limitada desse último volume, vendida somente no Japão, com uma porrada de brindes, incluindo boxes para armazenar toda a coleção.

Nisekoi aparece em segundo no ranking da semana e vem se destacando nas vendas para uma comédia romântica da Jump – e ainda contando com uma edição especial algumas posições depois. Em terceiro, Kimi ni Todoke continua segurando seu posto de shoujo mais vendido do Japão. Porém, nessa edição, com um diferencial: as vendas praticamente se equipararam com Aoharaido, que tem basicamente metade dos volumes. Ninguém sabe se Kimi ni Todoke está para acabar, e se surgirá um novo Aoharaido para encostar nas vendas do mesmo (apesar de apostarem muito em Ore Monogatari), mas o fato é que muita gente acha que a história já poderia se encaminhar para o final.

No top 10, vale destacar ainda Yowamushi Pedal – entrando com o mangá e a antologia (uma coletânea com pequenas histórias de vários autores) – e a estreia de dois mangás: Salaryman Exorcist (spinoff de Blue Exorcist, publicado no Brasil pela editora JBC) e Hetalia World Stars (sim, aquele mesmo Hetalia que agora está ganhando uma “história paralela”).

Hinomaru Zumou 3Entre os que já estavam no ranking na última semana, podemos destacar a presença novamente de mangás hits como One Piece, Fairy Tail, Magi, Shingeki no Kyojin, Blue Exorcist e diversos volumes de Nanatsu no Taizai. Já como destaque “negativo” ou ao menos decepcionante, vemos Hinomaru Zumou vendendo muito pouco com seu volume 3 apesar dos bons rankings na revista semanal. Diferente de Boku no Hero Academia que vem se tornando um grande hit de vendas com apenas 2 volumes, Zumou não consegue a mesma atenção. Veremos se a Shueisha pretende lançar algum plano de marketing para a série.

Nessa semana, 20 dos 50 mangás da lista são vendidos no Brasil. Um número muito bom (mesmo se contarmos que grande parte seja somente de um mangá – Nanatsu no Taizai). Na próxima semana, seguimos ansiosos para conferir se Naruto conseguirá continuar se destacando e para vermos os lançamentos que prometem modificar bastante a tabela. Até o próximo ranking!

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Roxoooo

    Tomara que esse volume de Naruto tenha uma vendagem altíssima, digna do mangá que foi. Porque, mesmo tendo muitos haters, Naruto é um mangá que ficará marcado por muitos e muitos anos

  • Micael Okamura

    Comentários:
    Naruto claro que venderiam, é o ÚLTIMO VOLUME de uma era INTEIRA. Deve valer mais que o último volume de Dragon Ball, acho. Aliás, o único cujo último volume venderia que nem água, bem mais que o Naruto, seria One Piece… Mas é claro que isso só vai acontecer quando o mundo acabar.
    Nisekoi deveria vir para cá, e eu acho que o mangá pode estar em reta final, não sei. Mas quando ele acabar, vai ser muito legal.
    Kimi ni Todoke vende tanto que é por isso que não acaba, quero logo o fim desse mangá! Como já disseram nos comentários do ChuNan “Kimi ni Todoke está virando um Bleach da vida” (acho que o nome de quem comentou isso era “biazacha”)
    Ao Haru Ride dispensa comentários.
    Salaryman Exorcist darei uma olhada.
    Hetalia World Stars, só de ter “Hetalia” no título, já quero ler.
    One Piece, Fairy Tail, Magi, Shingeki no Kyojin e Ao no Exorcist dispensam comentários.
    Hinomaru Zumou eu li em um siteque por mais que faça sucesso na Jump, as vendas de Zumou são desastrosas, e existe uma teoria bem interessante (que pelo que sei a autora se chama “Jussara Gonzo”, acho): No Japão os níveis de vergonha alheia são mais altos e assustadores que qualquer lugar no mundo. Embora exista gente que não tem acanhamento de ser visto abraçando travesseiros com a foto do seu personagem, existem aqueles que não gostam nem de serem vistos em público comprando uma revista sobre dublagem, por exemplo – isto é coisa de otaku, no pior sentido da palavra. Sejamos francos: o sumô, apesar de ser um esporte nacional respeitado, é extremamente fora de moda. Os olhos jovens e amendoados da nova geração oriental acham-no vergonhoso, e os olhos de todas as gerações ocidentais o acham ridículo e até nojento! Se preferem comprar depois, ou às escondidas. Sim, os japoneses ligam demais para que os outros pensam deles. Isto é visto claramente no próprio manga: os lutadores de sumo são ridicularizados e os poucos que começam a demonstrar um pouco de interesse pelo esporte são meio que hostilizados pelos ex-amigos. Sem falar que o suposto público-alvo da série, os amantes de sumô, não devem ser pessoas que curtem muito ler mangas shonen (na sua maioria pessoas mais velhas).
    Boku Hero no Academia: Saiu uma pesquisa no Japão sobre quais mangás os japoneses acham que farão grande sucesso no futuro, e Boku Hero liderou o rank. Em segundo ficou Mahou Tsukai no Yome, e em 3º Isobe Isobee Monogatari. O resto da lista de 20 colocados era:
    4-Nietzsche-sensei – Konbini ni, Satori Sedai no Shinjin ga Maiorita
    5-Himomaru Zumou
    6-ReLIFE
    7-Green Worldz
    8-Helck
    9-Choueki 339-nen
    10-Kasane
    11-Kuzu no Honkai
    12-Orange
    13-ib – Instant Bullet
    14-Amaama to Inazuma
    15-Shishunki Bitter Change
    16-Himouto! Umaru-chan
    17-Takahashi-san ga Kiite Iru.
    18-Inuyashiki
    19-Houseki no Kuni
    20-Kumamiko – Girl Meets Bear

    • Cacilds

      Interessante essa teoria sobre hinomarou zumou, parece que ele se tornou o guilty pleasure dos japoneses pois não faz sentido ele não vender muito e estar em 5º colocado em uma lista de futuros sucessos.

      • Cacilds

        Mas pra mim o insucesso em vendas de zumou é muito mais facil de ser explicado. Pra mim isso ocorre pois o manga não apela para o publico feminino que é um grande consumidor de mangas de esporte

      • Micael Okamura

        Cacilds: “Pra mim isso ocorre pois o manga não apela para o publico feminino que é um grande consumidor de mangas de esporte” Parece que isso também é um fator determinante nas vendas. Bem lembrado =D

    • Lucas

      Só de ter hetalia no título, eu já quero ler <3. Eu também…

      • Michael Okamura não fala de algo como se vc entendesse, Naruto é sim um grande anime mas não se compara ao sucesso de Dragon Ball não pelo fato dos fãs e sim questão de números. Assim que Dragon Ball terminou na Jump o impacto foi tanto que ela perde METADE dos leitore e isso é um fato, coisa que não aconteceu com Naruto e depois os records que Dragon Ball mantém até hoje mesmo muitos anos depois do mangá ter acabado nunca vão ser superados por Naruto.
        E isso se chama FATO puro e simples só pesquisar.

      • @Rafael, foi o que eu deixei bem claro no meu post acima, mas… fazer o quê?
        Bem, vou fazer um pequeno exercício de matemática bem genérico para mostrar mais um pouco disto, especialmente por causa de um argumento do @David.

      • Micael Okamura

        Rafael: Olha, errar meu nome quando ele está escrito pode parecer que fez isso de propósito só para provocar…
        E eu pesquiso, e quem é você para julgar se eu entendo ou não?! Pra começar, meu papo é com o sennaffogo e com o David.
        Eu, compreendo seu ponto de vista, mas como EU mesmo esclareci, pelo menos AQUI no meio em que eu vivo É ASSIM. E ninguém enxerga o “eu acho” do primeiro comentário?! Talvez pra vocês e no lugar onde viva, Goku e cia. não tenham tanto impacto, MAS AQUI tem. E eu também esclareci que talvez não agora, mas mais pra frente os volumes de Naruto pode alcançar DBZ. Isso é algo que nem eu sei dizer! POR ISSO COLOQUEI O “EU ACHO” NO INÍCIO, É UMA SUPOSIÇÃO, SABE O QUE É ISSO?! S-U-P-O-S-I-Ç-Ã-O! A fama dele é enorme! Você diz que não entendo nada, mas VOCÊ quem não entende! Na moral, o único que tem moral de falar de mim ou mesmo debater sobre a fama de DBZ vs Fama de Naruto aqui é o sennaffogo, por que ele tem tanto conhecimento quanto eu (e aposto que mais).

    • Carlos

      Desculpe, mas Naruto não é mais que Dragon Ball.

      • Micael Okamura

        E por acaso Nanatsu está no mesmo nível de DBZ?

    • Carlos

      Não falei nada de Nanatsu, nunca disse que ela é melhor de todas, não sei onde você tirou isso. Agora você durante a discussão disse que Naruto é mais que Dragon Ball, ai sim você disse uma merda.

      Dragon Ball é eterno. Naruto não chega ao pés dele

      • Carlos

        E nem conheço Nanatsu.

      • Micael Okamura

        Naruto não é melhor que Dragon Ball, mas chega próximo dele, assim como One Piece. Ambos tem seus defeitos sim, mas a fama deles, somado ao tempo em que duraram, faz com que se tornem eternos, consagrados como os shonens mais famosos do mundo, ao lado de DBZ. Não conheço nenhum otaku que diz não conhecer nenhum desses três.
        Você pode não gostar de Naruto, pode não ser o melhor, mas que a fama dele consegue atingir até mesmo DBZ, isso sim.
        Me parece mais que as pessoas tem tanta raiva de Naruto por causa das cagadas do autor que nem querem reconhecer a importância dele.
        E Nanatsu é um shonen de porrada recente, de 2012, que nem da Jump é, mas já tem gente considerando ele no nível de DBZ. Por acaso o tempo que DBZ levou para ficar famoso Nanatsu faz em pouco mais de três anos?
        Não querendo desmerecer Nanatsu, é um ótimo shonen, mas entre dizer “Naruto está no mesmo (ou próximo) nível de DBZ” e “Nanatsu está no mesmo (ou próximo) nível de DBZ”, eu acho que é mais verdadeiro a primeira frase.

    • Micael Okamura

      Me pergunto se esse povo tem alguma bronca com Naruto ou são fanboys demais de DBZ. Gente, é sério, o sucesso de Naruto percorre décadas. São 15 anos de duração! Por que desmerecer tanto o ninja? E por que glorificar tanto DBZ? Ambos não possuem histórias e enredos geniais, gosto dos dois, e para mim ficam par a par. DBZ, aliás, acho que a maioria só glorifica por ter feito parte da infância, se não tivessem seria a mesma coisa sobre Naruto, ou gosta ou desgosta.
      Talvez agora seja um absurdo o que afirmei, mas poxa vida, eu sei que muitos otakus aí que tem menos de 25~30 anos, a maioria virou otaku por causa do Naruto. Por que ficar com essa raiva toda, isso é papo de otaku orgulhoso que acha que o seu é melhor que os outros, e só o seu pode ser famoso. Como eu disse, Naruto não tem uma das histórias mais geniais ou cativantes, mais merece créditos pela duração, fama e influência cultural, tão grande quanto DBZ. Se perguntar para alguém da rua sobre algum personagem japonês ela imediatamente lembra do Naruto e do Goku. É inevitável, ambos, DBZ e Naruto, viraram as principais marcas do Japão. O que que custa entenderem isso?
      E sobre Nanatsu, só por que é o mangá da moda ou tá famoso, ficam já colocando no nível de DBZ, talvez esteja próximo, não tanto quanto Naruto, mas eu sie que se algum dia Nanatsu perder a linha a maioria vai ficar xingando. É sempre assim, que povo mais ambíguo! Que loucura cara!

      • @Micael, você está insistindo neste erro… em falar que Naruto chega perto de Dragon Ball, e agora vem citar One Piece também. One Piece já superou Dragon Ball, mas só em vendas, e lá no Japão. Isto não quer necessariamente que ele seja melhor do que DB foi.
        E novamente não cara! Naruto não chega no mesmo nível de DB, no máximo aos pés dele…
        Reconhecer a importância de uma obra como Naruto, eu e muita gente creio que reconheça, mas daí a comparar com DB é heresia na minha opinião. Você sabe que gosto de você para caramba, já comentamos e discutimos aqui há um bom tempo, mas acho que esta foi a maior besteira que já li vinda de ti.
        Você disse: “Não conheço nenhum otaku que diz não conhecer nenhum desses três.”, mas cara… isto só remete a sucesso midiático. Falar isto é chover no molhado Micael… Independentemente de serem ótimas obras ou péssimos mangás, as três são obras que vendem, foram exportadas para EUA, Brasil e vários outros países, têm animes gigantescos, etc., logo, nada mais NORMAL do que serem conhecidas por qualquer otaku. E em se falando de Brasil, negócio é perguntar se todos os otakus que conhecem as 3 obras, assistiram/assistem as 3 e qual delas é a melhor e/ou mais importante para cada um. Em tantos anos de vivência neste meio, eu sinceramente duvido que a maioria vá dizer One Piece, e muito menos Naruto…

        Otakus de 25~30 anos que viraram otakus por causa de Naruto?? Agora você piorou as coisas cara?? É sério isto? kkkkkkkkkkkkkkkk.
        Bem, eu nunca vi nenhum otaku que virou otaku por causa de Naurto, mas ok, beleza então…
        Micael, tudo bem, é a sua opinião e tal, não vou discordar ou discutir mais a respeito, mas para mim o que disseste sobre Naruto chegar perto de DB não tem fundamento. Me desculpe, mas o que você diz a respeito é bem superficial.

        “Naruto merece créditos pela duração, fama e influência cultural, tão grande quanto DBZ” -> tão grande quanto DBZ não, mas de fato merece créditos mesmo. Disto eu tenho certeza. Naruto poderia ter sido ainda maior e ainda mais influente, assim como Bleach também, se a Jump não fizesse as cagadas que ela sempre faz com seus shounens genéricos, exceto HxH e OP que fogem à regra por diferentes motivos.

        “Se perguntar para alguém da rua sobre algum personagem japonês ela imediatamente lembra do Naruto e do Goku. É inevitável, ambos, DBZ e Naruto, viraram as principais marcas do Japão.” -> sim, ambos viraram marcas grandiosas no Japão, mas ninguém entrou neste mérito anteriormente, de falar que Naruto não é grande ou algo do tipo, só você mesmo. Como eu disse antes, você virou o lado do disco faz um tempo. Não estamos batendo em Naruto, estamos “batendo” em você, que disse que Naruto está no mesmo de DB. rsrsrs

        Ah sim, e DB está ‘anos-luz’ a frente de Nanatsu. Quem diz que Nanatsu está no mesmo nível da saga DB, na certa não viu a saga de Goku e cia.

      • Micael Okamura

        “. Isto não quer necessariamente que ele seja melhor do que DB foi.” Agora quem cometeu o erro foi você. Eu mesmo afirmo que Naruto não é um mangá genial, nem DBZ ou One Piece, e entre esses três, eu escolheria DBZ. O que eu falo é do sucesso. One Piece superou sim, e Naruto agora que acabou pode alcançar, é uma possibilidade. Vocês que tentam achar desculpas para não admitirem que Naruto é um marco. Pode acontecer, de Naruto ficar até mais famoso que DBZ. É uma possibilidade, mas vai que não fique? Não afirmo me baseando em qualidade, mas em fama. No ambiente que cresci, a maioria das pessoas da minha idade cresceu vendo Naruto, e creio eu que com o sucesso que faz dentro e fora do Japão, o último volume de Naruto pode vender mais.
        Talvez o problema desta discussão seja a diferença de épocas. Talvez se algum dia surja algum grande sucesso, quando eu já for um velho, eu não vá admitir que aquele anime faz tanto (ou mais sucesso) que SnK ou mesmo Naruto, por exemplo.
        E em nenhum momento falei de pessoas que viraram otakus aos 25~30 anos, me referia a quem tem MENOS disso, que é a geração minha, que acabou virando por causa de Naruto. Eu mesmo, mesmo tendo visto muito Pokémon e DBZ na TV, foi quando começou a modinha de Naruto, em 2007, que fui me interessar.
        E como você disse ” Em tantos anos de vivência neste meio, eu sinceramente duvido que a maioria vá dizer One Piece, e muito menos Naruto…” Pois no meu local de moradia, em tantos anos de vivência, eu discordo disso. Não sei onde você mora, mas pelo menos aqui a maioria iria dizer Naruto.
        E, só para encerrar, a verdade é que, sim posso estar errado em muitas coisas, mas eu ainda possuo um ponto de vista, do qual baseio com base nas minhas experiências e nas informações que recebo. Por isso, no meu ponto de vista eu ainda acho que Naruto está perto de DBZ, e acredito eu que por um bom tempo acreditarei nesta possibilidade. Me desculpe, mas nossas opiniões se divergem bastante aqui.

      • Micael Okamura

        E, para mostrar como as pessoas podem pensar diferentes, olhe nos comentários abaixo. O amigo David disse: “Parem de comparar NANA a Kimi ni Todoke. Nana é não é shoujo! E,mesmo se fosse, não está em publicação (infelizmente), então, Kimi ni Todoke É O SHOUJO MAIS VENDIDO. O único que vendia mais era Nodaime que, mesmo assim,só vendia mais enquanto Kimi ni Todoke não tinha anime, embora eu assuma que os dois são igualmente importantes e grandes.”
        E depois que disseram que era shoujo, mesmo com o estilo josei, ele disse: “Na MINHA opinião não deveria ser assim, mas é assim que é. Muita gente taxa Death Note de seinen… mas tava na jump… Não diga pra mim isso, diga pra os japas. Eles dizem que é, oras.”
        Se ele tem um ponto de vista assim, e o DIh tem outro, assim como eles perceberam isso e encerraram a discussão, é melhor fazermos o mesmo, pois não dá mais, nós pensamos de formas diferentes então fica complicado.

      • David

        Poxa ta difícil, hein? Ainda tem gente que confunde popularidade e qualidade? Okay, gosto é gosto, mas existe muitas diferenças entre algo bom e popular e algo ruim e popular. E olha só… vou cometer uma heresia: DRAGON BALL É HORRÍVEL DE RUIM! E posso dizer isso com todo direito porque sou do tempo dele, adorava na minha infância e achava ser a obra prima do universo, mas, veja só: Eu vi dezenas de outros animes e aprendi o que é coisa boa. Naruto, OP e, sim, Nanatsu são MUITO melhores construídos que DB. As pessoas precisam aprender que saudosismo não qualifica uma obra. É tipo gente que diz que Seya é perfeito,por favor, né! Era bom na época, sim, era, mas comparado as obras de hoje em dia NÃO são. Comparado aos da época? SÃO. Apenas isso.
        One pice chutou DB faz muito tempo em vendas no Japão (e bem chutado)assim como Naruto chutou no mundo e não sou eu que to dizendo isso,vários sites japoneses falaram das vendas dele nos maiores mercados no mundo. Nai internet? pfvr, né, Naruto nem vê DB.
        Os tempos mudam, cada obra tem sua importância e influência e depois são superadas. Devemos muito a DB? Sim! Muito mesmo! (Nanatsu principalmente), mas ignorar ou minimizar feito dos outros é burrice.

        ps: quando dizem que Nanatsu é comparado a Dragon Ball, estão falando das vendas NA revista. gente, é a magazine com um shounen vendendo mais que a maioria da jump! Se vender um milhão já é motivo de chamarem da obra máxima deles (e ta perto).

      • Micael Okamura

        David: “As pessoas precisam aprender que saudosismo não qualifica uma obra.” Com essa frase, ganhou meu respeito. Sim, eu penso dessa forma, aliás, acho que a maioria aqui só venera DBZ por ter feito parte da infância. mesmo com outros como YUYU e CDZ. Eu gosto bastante desses três, e não me incomodo se alguém não gostar, digo o memso de Naruto. O que acho ruim é que Naruto pode não ser o melhor, é fato, mas ele conquistou uma legião de fãs, é claro que sua popularidade alcançou DBZ, e ninguém quer reconhecer isso. E quanto a shonens recentes como Nanatsu ou SnK a maioria fica falando como se tivesse passado DBZ, mano, talvez em história sim, MAS AQUILO NUNCA SERÁ IGUAL A DBZ! NARUTO É QUE É! Naruto tem fama, muita fama, ele é um mangá que vende milhões, entende, MILHÕES de cópias.
        “Devemos muito a DB? Sim! Muito mesmo! (Nanatsu principalmente), mas ignorar ou minimizar feito dos outros é burrice.’ EXATAMENTE! É isso que eu quero entender, por que desprezar tanto Naruto, não precisa gostar, mas POR QUE DESPREZAR O FATO QUE ELE ALCANÇOU DBZ EM FAMA?! Isso é ser muito fanboy de DBZ ou hater de Naruto! Sei que ele cagou muitas vezes, sei que o Kishimoto errou, mas quem não erra, errar é humano! Hajime Isayama (Snk), Eiichiro Oda (OP), e até mesmo o próprio Akira Toriyama (DBZ), todos eles erram, por que SÃO HUMANOS! Não devemos subestimar alguma obra. Sim, eu também erro, sei que também erro ao afirmar que fico inconformado que STB, um anime que detesto, venda mais que Kyoukai no Kanata (por causa de uma birra dos japas) e eu adoro Kyoukai, mas compreendo que tenha quem não goste pois ele também falhou (embora o negócio da birra seja algo TENSO mesmo). Cada um tem um gosto pessoal diferente, uma opinião diferente, mas quando se trata de fatos, temos de reconhecer! Naruto errou e o final não foi grande coisa, pecou bastante, mas fez fama, e isso reconheço! DBZ também, não tem a história mais genial do mundo, mas tem fama e deve ser reconhecida!

      • Êêê discussão boa…=) (sem ironias)

        @Micael, quando eu falei “Isto não quer dizer necessariamente que Naruto seja melhor do que DB foi.”, era exatamente de sucesso/popularidade, e não exatamente qualidade, como apontou nosso colega David.
        Cara, você discutiu, discutiu, discutiu e não percebeu que não dissemos nada diferente de você em relação a Naruto ter sim sua importância grandiosa? Pow cara, releia os posts…
        É verdade, você não disse dos otakus entre os 25~30, disse dos que tem menos, desculpe-me, li errado. Mas entre os 16~24 eu sinceramente duvido que a maioria tenha virado otaku por causa de Naruto. Como eu disse, o ambiente faz alguma diferença, e talvez seja por isto também que não conheço quase ninguém que se encaixe neste perfil… e moro no RJ, logo, suponho que isto faça alguma diferença neste tipo de situação, não?
        E outra coisa, eu e algumas outras pessoas que comentaram a respeito, acho que sempre falamos em DB como a saga toda, e você sempre especificou DBZ. Não acho que Naruto esteja tão perto de DBZ mesmo assim, mas perto da saga como um todo, menos ainda.

        @David,
        “E olha só… vou cometer uma heresia: DRAGON BALL É HORRÍVEL DE RUIM!” -> realmente és um herege…
        kkkkkkkk, zoeira. Mas enfim, gôstos e gôstos, opiniões e opiniões. Você acha mesmo a saga DB toda ruim? Huummm, ok então, fazer o quê?
        No seu post você foi meio implícito ao dizer certas coisas. Pergunta: você generalizou ao dizer “As pessoas precisam aprender que saudosismo não qualifica uma obra.” ou apenas mandou indiretas? (isto é apenas uma pergunta)
        Porque a discussão estava polarizada, então eu interpretei seu post deste modo…
        Bem, quem é adulto e já viu pelo menos 50 animes e fala muito bem de Saint Seiya em termos qualitativos tem algum parafuso a menos.
        E é engraçado você falar de Naruto ser MUITO melhor construído do que DB, em se tratando de uma obra que nos apresenta “ninjas”, assim como Crepúsculo nos apresenta “vampiros”…¬¬
        E para terminar, eu não sei aonde você e o Micael conseguem enxergar que estávamos ignorando ou minimizando o feito de Naruto. Apenas ao contrário da opinião de vocês, pelo que vejo vida real afora, Naruto nem fu***do é mais popular ou tem mais sucesso entre o público do que DB… apenas isto. =)

      • Micael Okamura

        sennaffogo: “E outra coisa, eu e algumas outras pessoas que comentaram a respeito, acho que sempre falamos em DB como a saga toda, e você sempre especificou DBZ.” Confesso que já é mania minha escrever DBZ, é algo que colou. Talvez em relação a DBZ ainda esteja um pouco atrás, mas está muito a frente de DB.
        ” Mas entre os 16~24 eu sinceramente duvido que a maioria tenha virado otaku por causa de Naruto.” Olha, eu mesmo especifiquei em um comentário seguido do outro que estamos em locais diferentes, em realidades diferentes. Aí pode até não ter, mas aqui é onde existe essa massa.
        “Como eu disse, o ambiente faz alguma diferença, e talvez seja por isto também que não conheço quase ninguém que se encaixe neste perfil… e moro no RJ, logo, suponho que isto faça alguma diferença neste tipo de situação, não?” Faz sim. Como escrevi acima, no sue ambiente Naruto parece que não teve grandes influências.
        Aliás, desde o início esses comentários era para o amigo seiya. Ele começou isso tudo, e olha que no comentário anterior eu coloquei um “acho”, ou seja, falei que existia a possibilidade.
        “Naruto nem fu***do é mais popular ou tem mais sucesso entre o público do que DB… apenas isto. =)” Novamente, aí pode não ser, mas onde cresci a situação é diferente, então não dá para discutir.
        “E para terminar, eu não sei aonde você e o Micael conseguem enxergar que estávamos ignorando ou minimizando o feito de Naruto.” Aqui seus comentários tem ambiguidade. No mais ou no menos eu interpretei de acordo com seus argumentos. Foi mal se interpretei algo errado.

      • David

        @sennaffogo
        conheço inúmeros fãs de animes que começaram sim com Naruto. Inúmeros mesmo e não só aqui na minha cidade, mas também na internet eu posso me citar que comecei há 9 anos justamente por conta de Naruto. Admito todas as suas falhas de roteiro, mas também acho que muita coisa é pq as pessoas exigem coisas de Naruto que Kishimoto não queria oferecer, assim como exigem de FT. Mas enfim… Em qualidade de história tenho toda certeza que é melhor que DB e duvido que quem diz o contrário analise ambas com o mesmos olhos, geralmente são sempre mais críticos com Naruto.

        Quando eu falei sobre as pessoas aprenderem a diferenciar saudosismo de qualidade eu realmente generalizei: Todo mundo precisa aprender isso, não acha..?
        Sobre popularidade:Tenho certeza que atualmente as pessoas no mundo conhecem mais Naruto que Dragon Ball e isso é muito notável, se você prestar atenção e só vai aumentar, porque os mais antigos de 15 anos atrás vão dando lugar para os consumidores mais jovens que em todo lugar escutam sobre o ninja loiro. Dessa forma, DB só vence se fizermos o seguinte: comparar os dois cada um em sua respectiva época aí,sim, senna concordo: Dragon Ball FOI mais influente e famoso.
        Mas, sabe, mundialmente, Naruto já é considerado o MANGÁ mais vendido de sempre com mais de 75 milhões (excluindo Japão), só que não sei exatamente as vendas de Dragon Ball, então não dou certeza. Num canal de TV que entrevistou Kishimoto no fim do mangá,o apresentador japonês disse “Se Dragon Ball foi o anime que conquistou o mundo, Naruto foi o mangá.”
        bem, em suma, é isso.

      • @Micael, em que estado da federação você mora? (Porque para ter dito para mim “Como escrevi acima, no sue ambiente Naruto parece que não teve grandes influências.”, das duas uma: ou você não sabe nada ou você tá bem equivocado… e sei que no seu caso a 1ª opção não é a mais correta de se levar em conta…)

        @David,
        Também conheço inúmeros fãs de animes que começaram sim com Naruto, só que nenhum é adulto… como eu disse, só “molecotes” por volta dos 15 anos viram Naruto e não viram Dragon Ball antes… como dito anteriormente, o ambiente de vivência deve fazer alguma diferença nisto.

        Bem, eu não exijo nada de Naruto, porque a parte do mangá cujo anime se dá no Shippuuden, ainda não foi vista ou lida por mim, portanto, até onde vi, exceto os fillers do ‘Narutinho’ logicamente, a história estava bem bacana. E muito menos exigir de FT… exceto que a trilha de aberturas e encerramentos do anime é bem ruim e poderia ser melhor, ou ter menos músicas, nada além.

        Agora, num ponto você pode ter razão, as pessoas, principalmente a galera mais ‘old’, deve ser mais crítica com Naruto. Verdade.
        Mas pow, isto é perfeitamente plausível e tenho certeza que assim pode/deve ser, porque se Naruto é o que é hoje, bebeu na fonte de DB e de outros shounens, logo, ele tem que ser mais trabalhado para superar ou se equivaler aos antigos, se não você como telespectador/leitor sempre estará vendo/lendo ‘mais do mesmo’. Que graça tem isto? Tem que ter alguma originalidade, mesmo que basicamente ele não seja, como nada (ou quase nada) é hoje em dia, perfeito. Especialmente em se tratando de shounens genéricos. Acho que é até por isto que muitas pessoas não são mais críticas ainda como Naruto… Mas eu acho que vale uma ressalva mesmo em ser mais crítico com Naruto.
        Falando de anime um pouquinho, particularmente, acho o anime do Narutinho(sem os fillers) melhor que o de DBZ (não vou entrar no mérito de pouco ou muito, apenas o acho melhor sem os fillers), mas nem ferrando que é melhor que DB… nem que eu quisesse ele seria melhor. No meu caso, não sou mais crítico com Naruto e com algum outro, tanto que gosto bastante do anime de Naruto e talz, é apenas a mesmo visão crítica para ambos os animes, assim como a tenho para todos os animes que assisto.

        Ah sim, realmente. Mas… sei lá, acho que as pessoas estão cada vez menos analisando as coisas com olhar saudosista, sabia? Aliás, nunca vi muito esta situação que a galera alardeia pela internet não, mas ok.

        Claro David, óbvio que os mais JOVENS conhecem mais Naruto do que Dragon Ball hoje, seus argumentos foram bons em mostrar o porquê. Sei que isto ocorre no Ocidente como um todo, e sei do enorme sucesso de vendas e popularidade de Naruto aqui no nosso ‘Brasilzão’… Talvez Naruto tenha sido entre 2005 e 2010 o maior embaixador da cultura do mangá para o resto do mundo.
        Mas, contudo, todavia, porém, entretanto, ele não é mais do que Dragon Ball. E você falha miseravelmente ao dizer que mundialmente Naruto é mais do que qualquer outro. Primeiro porque as vendas no Japão importam MUITO nesta conta, mas mesmo que não contemos com ela, pois quando se fala em ‘mundialmente’ já fica implícito que não citamos o Japão na conta, como eu havia dito, Naruto não tem mais o topo de popularidade mundial atual desde 2010, quando OP começou a incomodá-lo. O fandom de Naruto ainda é maior? É sim, mas muito por causa da pirataria e por isto também é algo inconsistente, mas quando se tratam de números oficiais, Naruto já não é o Top. E segundo que, depois de dizer que não tem certeza por não saber as vendas de DB pelo mundo, o argumento ficou bem falho neste ponto em questão.
        Então resolvi que faria um exercício razoável de matemática para te mostrar que nem no Japão Naruto passou Dragon Ball, que dirá no mundo! Mas vou apenas te dar informações oficiais e mais concretas para você ter certeza que DB é DB, além de outras coisas. Começando pelo que citei lá em cima sobre a venda da Jump quando DB acabou…
        -> “enquanto Dragon Ball era publicado na Jump, a revista vendia 6 milhões de cópias em média. Quando a saga DB acabou esta média “simplesmente caiu” para 3 milhões, ou seja, DESPENCOU pela metade!…”. Com Naruto terminando, a Jump não vai perder mais do que se OP e HxH acabassem hoje…
        -> A Shueisha soltou uma informação em 2013, que OP havia ultrapassado Naruto mundialmente. Se Naruto vendeu 75 milhões de cópias fora do Japão como tu disseste, então OP já passou (ou deve estar passando) DB e seria o Top.
        -> Dragon Ball tem uma venda de 230 milhões de cópias pelo mundo todo, logo eu pergunto a vocês: ainda sim Naruto está perto da fama de DB??
        -> Mesmo no Japão, Naruto ainda fica atrás de DB, na casa dos 130 milhões, enquanto DB ainda vende (está aqui o Brasil para provar isto mais do que nunca!) e está perto dos 160 milhões.
        -> Assim como um comentário que vi na internet, “As pessoas esquecem que Dragon Ball foi de uma outra época, cerca de 25-15 anos atrás, e que de lá pra cá a população cresceu e o consumismo também, fora a quantidade de volumes de certos mangás.”. Para você ver que mesmo com 72 volumes, Naruto em comparação a DB ainda rema 20 milhões de cópias atrás somente no Japão.
        -> “Dragon Ball tem uma força enorme, ímpar, e é “apenas” o maior exemplo/representante de uma velha geração que tinha mais força na revista em si do que nos tankohon’s, legítimo e maior representante de uma outra época aonde se comprava muito mais a própria JUMP – e muito menos volumes encadernados, o que torna sua fama ainda mais especial, afinal, são mais de 150 milhões de cópias, ainda Top2.”

        Ou seja, quando eu falei mais de uma vez que Naruto está longe de DB, vocês disseram que eu estava errado, mas se isto não convencer vocês, não sei o que os convencerá. Mas ok, ficarei com a consciência tranquila de que fiz minha parte para tentar.

      • Micael Okamura

        sennaffogo: Moro em um bairro perdido de SP, onde de anime a maioria assistiu mais Naruto. Como falei, aqui é assim.
        E eu quero saber: Se olhar no início do comentário que iniciou tudo, verá que eu coloquei “eu acho”, por que é uma suposição. Por que começaram uma treta por eu colocar um “eu acho”. Naruto agora pode até não ser mais popular que DB, pelo menos no Japão. Mas vai que um dia ele passe. O volume 1 e o volume 72 (os últimos) podem acabar ficando tão (ou mais) raros que os de DB.
        Isso já está virando uma bola de neve, cara, não sei o que se passa na sua mente, mas sua opinião se diverge muito da minha. Eu só concordo com o David por que eu não deixo de estar com a mesma opinião.
        É que, há muito tempo, eu tenho acreditado que a maioria que acha DBZ, CDZ, YUYU e outros os melhores do mundo acham isso por terem sido os primeiros, e por serem nostálgicos, e desprezam Naruto por este ter as influências e ter vindo depois. Pode ser um equivoco meu? Sim, posso estar enganado, aliás, devo de estar enganado em muitas coisas. Até por que se seguimos só esta lógica, o mundo então é feito só de fanboys. MAS uma coisa que acredito é: Naruto talvez, repito, TALVEZ, seja mais lembrado que DBZ. Não sabemos como será o futuro.
        Seus argumentos, senna, são bons, você realmente sabe debater (qual sua profissão? É advogado, promotor ou vendedor?) mas quando se trata de opinião e de localidades, fica difícil.
        E não vou me aprofundar em negócio de qualidades, pois não é o foco, mas vou deixar claro que pelo menos em história, eu acho, repito, EU ACHO, que Naruto tem mais que DB. Agora sua opinião deixo por conta sua.

      • @Micael,
        Huummm… num bairro perdido da Capital ou do Interior?? Bem, se moras na capital, mesmo sendo num bairro perdido (kkkk), é estranho, mas beleza, se é assim que dizes ser, ok, no more discussions about it

        “Por que começaram uma treta por eu colocar um “eu acho”.” -> mwahuahuahuahuahua, cara… eu achei isto engraçado, ri de verdade. Na verdade, não é uma treta meu camarada, é apenas uma saudável discussão, uma “treta”, digamos assim…kkkkk
        Bem, mas a discussão não começou por causa disto no seu 1º post, começou com o @seiya falando sobre você estar louco por dizer aquilo e você respondendo-o, e depois eu acabei entrando na questão. Foi isto. Mas sim, você tem razão, você fala que ACHA que o último volume de Naruto deve valer mais do que o último de DB.
        Sim sim, em tese seria perfeitamente possível que Naruto um dia passasse DB pelo menos no Japão (mas no mundo isto é virtualmente improvável para não dizer impossível), só que eu refuto isto veementemente. Por quê? Porque trabalhando com mais realidade do que hipóteses, e olhando para ambos os mangás em sua totalidade e em como o sucesso de ambas as séries se deu e se dá atualmente, digo que DB está muito longe de ser alcançado. OP, em vendas, realmente será algo mitológico, muito mais pelo seu tamanho do que por qualquer outra coisa, mas Naruto acabou com 4 volumes a menos do que OP tem HOJE(28/02/2015) e 180 milhões de cópias vendidas a menos. DB é algo que acabou há quase 20 anos e ainda tem pelo menos 20 milhões de cópias à frente de Naruto, que é um grande sucesso pelo mundo todo. Entende como Dragon Ball é muito maior?
        Não creio que os volumes de Naruto fiquem raros, pois os de DB não ficaram, e os caras estão sempre fazendo reimpressões. Se o mangá vende, os caras não deixam que se crie um mercado negro ‘oficial’ de mangás, estamos falando do Japão, né Micael?

        Na minha cabeça, que neste caso trabalha mais com FATOS, realmente DB é apenas muito maior e mais influente do que qualquer outro mangá da Jump já foi. Só OP está perto da fama de DB e pode de fato ultrapassá-lo na minha opinião. Realmente neste caso nossas opiniões divergem, mas esperava que vocês olhassem a coisa de modo mais técnico e embasados pelos números oficiais mostrados, mas ok, beleza. =)

        Haha, eu entendo esta situação da qual você fala sobre o pessoal ‘desprezar’ Naruto, só que não vejo muito deste modo. Eu acho que talvez o problema esteja exatamente em muitos dos fãs/fanboys/fanáticos de Naruto, e não exatamente o contrário, que inflam o peito e a plenos pulmões gritam aos ouvidos alheios que Naruto é FODA! Eu acho que o problema mora aí… a galera que geralmente fala que Naruto é o fodão e talz, não viu muita coisa ou conhece tantos animes a ponto de fazer uma crítica mais severa e atentar para o fato de que ‘não, Naruto não é tão foda quanto elas acham que é’, e sim, ele é apenas o anime/mangá que elas mais gostam ou um dos que mais gostam. Aí do outro lado, a galera mais ‘old’ responde dando “desprezo” ao “ninja” dos anos 2000…
        Voltando a citar animes, eu mesmo no caso, gosto bastante do ‘Narutinho’, mas compará-lo tecnicamente com YuYu é uma heresia. Naruto não chega nem perto do meu Top10, enquanto YuYu sempre esteve nele. Já na outra situação, Naruto aparece em 10º, e YuYu também é Top10. (Citei YuYu aqui porque é igualmente um shounen genérico tal como Naruto, então a comparação fica mais justa)
        Mas acho que esta coisa de criticar é um problema da maioria das pessoas e não somente dos “narutistas”/narutards/etc., aí a gente vai cair na questão generalizada de gôsto/opinião e eu não quero entrar neste mérito, só acho que o problema TALVEZ não esteja nos outros, e sim nos próprios fãs de Naruto.

        “Até por que se seguimos só esta lógica, o mundo então é feito só de fanboys.” -> kkkkkkk, eu ri de novo. xD

        Haha, já me perguntaram se eu era advogado certa vez, mas não tenho nada a ver com o Direito meu caro, apesar de que gostaria de fazê-lo como “hobby” para saber mais acerca de leis, direitos do cidadão, etc.. Disse-me certa vez um professor: “acho que todo mundo deveria fazer Direito, mas infelizmente isto não é possível.”.
        Quem dera fosse um promotor, estaria ganhando bem melhor, mas talvez estivesse mais preocupado com minha segurança…
        Valeu aí cara pela parte que me toca, você também sabe levar uma boa discussão, eu já comprovei isto anteriormente. Por isto que eu disse antes que gosto pra caramba de ti, já nos conhecemos por aqui há algum tempo, mas realmente nesta discussão discordamos bastante. É a vida, nem sempre vamos concordar em tudo né? Fica de boa. =D

        De fato, qualidade não tem nada a ver com esta discussão, vamos deixar isto de lado. E beleza, sua opinião está dada e registrada, fica tranquilo! xD

  • Nizuma Eijj

    boku no hero academia esta caminhando para se tornar o “novo” one Piece kkkk não concordan

    • Será Boku no Hero já ta encostando em Medalhões menores da Jump em vendagem de volume como Toriko, Gintama e outros e olha que le só esta no volume 2.
      Mas é claro a história é bem mas apelativa para um publico mas jovem!! por isso o sucesso!!! todo outro fator pode ser o final de Naruto

    • Cacilds

      Ele ta mais proximo de ser o “novo” naruto.

  • Dih espero que não se incomode de usar a planilha do ranking no post do meu blog!!!

  • Meliodas

    Quando aparecer Ultimo volume de One Piece, Hunter x Hunter e Berserk eu mesmo faço questão de ir no Japão comprar, isso sim vai ser o fim de eras.
    Naruto infelizmente se tornou extremamente forçado e cansativo,mas irei comprar pela nostalgia.
    Muito bom Nanatsu estar com essas vendas, espero que quando chegar aqui no brasil se dê bem tbm.
    Ultima coisa, alguém por acaso sabe qual a média de vendas de mangás aqui no Brasil ?

    • Infelizmente o número de vendas no Brasil não fica acessível a nós meros humanos. Talvez daqui a algum tempo, quem sabe. Outras séries que vão explodir cabeças quando acabar serão as longínquas como Ippo, JoJo e Detective Conan. Também tô sonhando com o final das séries paralisadas como Bastard, Nana e D.Gray Man. Quero ver se algum dia todas terão um final também. ^^

      • axls

        Nossa, finalmente alguém que também torce pelo final de Bastard hahaha. Difícil de achar alguém que gosta dessa obra

      • Creio que a marca Jojo só vai terminar com a morte do autor, porque tecnicamente a série já terminou e outra nova começou só usando o mesmo nome. Tipo como acontece com Digimon e tal (óbvio, mantendo as proporções claro).
        One Piece eu sei que vai ter final, assim como Bleach. Quando? Isso já é difícil de dizer. Já Berserk! e Hunter x Hunter eu já estou conformado que não vão ter final, o que é triste.

  • “Aparentemente existirá uma versão super limitada desse último volume [de Naruto], vendida somente no Japão, com uma porrada de brindes, incluindo boxes para armazenar toda a coleção.”
    Bem que a Panini poderia trazer algo do tipo pro Brasil, mesmo que numa versão ainda mais limitada. É Naruto, a Panini sabe que vai vender, né? Eu sei que depende de permissão, e talvez mais um monte de coisa que eu nem sei o que é, mas será que é possível que tragam alguma coisa especial?

    • Eu acho impossível… a Panini? Gastar dinheiro com estas paradas?? Só se for para colocar um preço bizarramente absurdo para o pessoal comprar. O pior é que eu imagino que se ela fizer isto, tem nêgo que vai comprar…

      • Dih

        Mas isso é óbvio. Um mangá de edição limitada já é absurdamente caro no Japão, imagine aqui, com essa alta do dólar?

      • axls

        Ué, se ela trouxer essa edição limitada qual o problema de ela colocar o preço que quer? Se ela colocar o preço lá em cima é pq ela acredita que tem gente que vai comprar. Se o produto encalhar ela que abaixe o preço

  • a capa do vol 3 de hinomaru zumou ta mt infantilizada,q isso kawada,da pra fazer melhor huehuehue

    • Micael Okamura

      Deve de ser falta de ânimo por causa das baixas vendas

  • Primeiro uma crítica ao ChuNan:
    O blog parece só ter 3 colunas atualmente. Ou é Ranking Oricon, ou venda de DVD ou comentário de Death Parade. Vez que outra surge algo sobre um shoujo começando ou acabando. O último post “diferente” disso foi o checklist da JBC dia 25/01.

    Bom, agora podem parar de me xingar por ter reclamado e vamos falar do Ranking.

    Não preciso falar como é decepcionante Zumou estar com baixas vendas. Das últimas estreias, ele foi o que mais me agradou (mais até que o “mimimi” Boku no Hero). Acho que o sumo não é algo que agrade tanto, talvez seja aquele tipo de mangá que ler apenas uma vez já é o suficiente, não precisa ter em casa.

    Outro ponto a destacar é Nisekoi, 16 volumes, tecnicamente líder (convenhamos, era o último Naruto, nem deveria contar na lista de vendas por ser óbvio que venderia pacas). Não é uma obra que eu goste, e nem sei se eu compraria, porém os números já estão com pinta de “vem pro Brasil”. Eu já vinha falando ano passado e cada vez mais afirmo, acho que ainda em 2015 a Panini publica.

    Meu último ponto é a surpreendente venda de Handa-kun. Por mais que seja spin-off, será que o anime de Barakamon ainda está rendendo tanto mesmo meses depois de ter acabado?

    • Lucas

      Haag eu acho que não seria uma boa nenhuma editora trazer nisekoii pra cá… o mangá tá uma bosta atualmente nunca aparece no top 5 da jump… provavelmente a panini não vai trazer porque os volumes atuais tão uma merda… e eu não sei se o pessoal daqui ia comprar esses volumes merdas… e se não houver vendagem você sabe… a panini encerra na hora

      • Tem razão Lucas, eu por exemplo não compraria (assim como não vou comprar Nanatsu). Porém é um mangá que tem um grande fandom aqui e que vive pedindo a obra.
        Outro ponto, se você analisar os títulos da Panini, ao menos um ou dois Shonen Jump são publicados por ano na editora.
        Se pegarmos a atual Shonen Jump, apenas 4 mangás estariam em “condições” de entrar no mercado brasileiro: Haikyuu!!, Shokugeki no Souma, Nisekoi e World Trigger.
        Porém, Haikyuu!! enfrenta o pré-conceito de que “mangá de esporte não vende”, além disso, a Panini já investe em Kuroko, talvez não queira arriscar mais.
        World Trigger é médio pra baixo, e com tanto shonen de lutinha como Toriko, Hiborn, Beelzebub, One Piece e caralhama, ele não tem a menor chance de vender.
        Sobram Souma e Nisekoi.
        Souma é sem duvida a melhor aposta (assim como foi Assassination), é bom, empolgante e diferente. Porém a tradução dos pratos pode atrapalhar no nosso mercado preguiçoso.
        Nisekoi já é o mangá de comédia romântica da sessão da tarde que pode vender razoavelmente para se manter, brigar no escalão do meio de modo estável com alguns títulos como Lúcifer e Sankarea.
        Por isso acho que Nisekoi vem ainda esse ano.

  • Lucas

    Gente a nova sampa tem que trazer o mangá de parasyte pra cá e logo

    • Micael Okamura

      Por que tem de ser a Nova Sampa e não uma Panini da vida?

      • Lucas

        Porque a panini não traz títulos antigos pra cá

  • klara sasaki

    com final de naruto e claro que estar em primeiro e que bom por mais que o decorre do mangá mim deu muita raiva mas muita alegria ele merece ser reconhecido sim e vi FT ali ainda bem mim deu um alivio amo FT e ta ficado cada vez melhor

  • Carlos

    1º – Só porque algo lucra não é necessariamente porque tem qualidade.

    Dito isso, esse tipo de noticia tenta passar a imagem da qualidade de naruto pela vendagem (semelhante ao lucros de bilheteria do 50 tons de cinza). Se omite os erros do manga desde o capitulo 451. Se esconde o péssimo final que a obra teve (parecia final de novela, com fanfic bem ruim). Não teve nenhuma analise aqui do final de naruto, mas mostra os lucros e vendagens ai é rapidinho. E desculpe, mas podem falar o quanto quiser, mas naruto é que nem crepúsculo ou 5 tons de cinza, se bem que nestes casos aparecem comentários criticando a obra, no naruto se omites os erros crassos ou fala que quando Cashmoto erra ele acerta.

  • Nanatsu está realmente fazendo valer a pena a divulgação do anime.
    O mangá está de parabéns, o Nakaba-sensei tá com um traço cada vez mais lindo para as armaduras e cenários.
    Só fico meio chateado quanto aos enormes cortes de enredo em comparação de mangá. Ok que eles provavelmente planejam cortar nos 25 episódios, mas não precisava fazer tudo as pressas. Acabou que eles vão resumir 100 capítulos em 25 episódios. Segunda temporada também fica cada vez mais longe…

    • Micael Okamura

      “Acabou que eles vão resumir 100 capítulos em 25 episódios.” Melhor do que resumir 100 capítulos em 13 episódios, como fez Gokukoku no Brynhildr.

  • biazacha

    Kimi ni já deveria ter acabado, essa que é a verdade….. enrolou horrores e mesmo que vá pro final agora, a série não é mais algo imaculado e digno de só elogios.

    Nisekoi pra mim é uma incógnita, porque parece que agora que a história está fraca, batida e com piadas ruins o sucesso está maior do que quando era interessante. Pros japas tendo harém e apelação tá valendo, que se dane o enredo. :/

    De resto, nada muito relevante nessa semana… torcer pra Naruto vender divinamente e fechar com chave de ouro, afinal mesmo com muitos baixos a série merece.