Ranking Oricon de Vendas de Mangás: de 5 a 11 de Outubro

arslan senki oricon rankingVolume 4 de Arslan Senki em destaque!

Semana com poucos lançamentos de destaque, e um top 10 com figurinhas carimbadas da semana passada. Sem muitos comentários ou novidades por hoje, mas mesmo assim o post continua.

Os mangás grifados em amarelo são os comercializados no Brasil. A fileira “Vendas Total” contabiliza a soma das semanas que o mangá já se encontra no ranking.

oricon 5 a 11 de outubroE aqui vamos nós o ranking dessa semana exatamente como o da última, com One Piece, Assassination Classroom e Haikyuu!! brigando pelas primeiras três colocações. Quer dizer, One Piece ainda domina com folga (e surpreendentemente ainda coloca o seu volume 78 na lista dos 50 mais vendidos da semana novamente, quase chegando na marca dos 3 milhões de cópias), mas os outros dois ainda disputam entre “tapas” o posto de segundo mangá mais vendido da Jump na atualidade e na ausência de Hunter x Hunter. O detalhe é que apesar de Assassination ter passado a frente, Haikyuu consegue mais de 120 mil cópias somente com seu guidebook, um número incrivelmente expressivo. Se as expectativas de vendas de Blu-ray da segunda temporada do anime não é das melhores, ao menos no mangá a série segue sendo um sucesso indiscutível.

O destaque do top 10 fica para a presença de duas séries que não constavam aqui na última semana. A primeira é o novo mangá de Hiromu Arakawa, Arslan Senki, que chega com quase 200 mil em seu lançamento do volume 4. Vale lembrar que a série ganhou a confirmação de uma segunda temporada para o próximo ano e que a Kodansha parece estar muito feliz com os frutos que vem colhendo lá. Já a segunda atenção vai para o primeiro volume da continuação de Toshokan Sensou (Library Wars) que surpreende e vende mais de 120 mil unidades logo de cara. Para os desavisados, o shoujo acaba de ganhar uma adaptação para os cinemas japoneses e aparentemente as críticas estão sendo muito boas!

Prince of Tennis e Shokugeki no Souma continuam no ranking, enquanto 7Seeds e Baki aparecem como novidade entre os 10 primeiros. No geral, foi uma semana de poucos lançamentos, diferente da última que foi uma leva grande da Shueisha e Kodansha juntos. Estamos curiosos para a próxima semana, quando o novo mangá de Sakisaka Io deve finalmente aparecer na Oricon para conferidos se os resultados de AohaRaido continuam em sua nova obra.

Alguns comentários breves de outras séries.

  • Black Clover teve o up que eu esperava. Não o suficiente para alcançar os 100 mil, mas muito mais notável do que seu volume anterior. Podemos esperar um lançamento melhor para o quarto volume.
  • Yokai Watch está chegando aos Estados Unidos. Em peso. Mangá e game já prontos para lançamento por lá e não duvido de logo o mangá pintar em algum Disney XD da vida. De olho nessa franquia que tem muito potencial pra reacender a molecada.
  • Noragami ultrapassando os 200 mil! Fico realmente feliz. É um mangá que eu gostaria muito de ver no Brasil, mas o fandom não é muito ativo e dificulta bastante alguém apostar em tal nome. Quem sabe no próximo ano.
  • Acho incrível que Ahiru no Sora, mesmo sem um anime, consiga vender quase 300 mil unidades depois de 40 volumes. São números excelentes para a série. Vale lembrar que existe toda um “boato” que o autor não aceitou que seu anime fosse adaptado pelo Production I.G., antes do mesmo adaptar Kuroko. Segundo ele, descaracterizaria muito a sua obra. Será que foi a decisão acertada?
  • Lembra de Soul Catcher(S)? O mangá foi um dos raros casos de não ser cancelado na Shounen Jump, sendo transferido para uma revista digital. Não resolveu muita coisa. O mangá não vende lá o que podemos chamar de hit, mas deve ser o suficiente para segurar uma publicação desse tipo. Ao menos o autor pode continuar sem pressão editorial.

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.