Comentando — Terra Formars #06 (Editora JBC)

terra formars 6Que as baratas voem de uma vez.

E depois dos comentários de animes semanais, por que não falar de mangás? A partir de agora teremos um espaço reservado para isso também. Contamos com os consumidores para comentarem e dividirem suas opiniões com a gente.

Mas bem… estava definitivamente decidido a dropar Terra Formars.

terraformars38Não me entendam mal. Não acho um mangá ruim, mas para mim toda história tem que andar. Algo que parecia unicamente ser ignorado pelo autor. Além disso, me irrita profundamente o fato de a todo momento o autor insultar a inteligência de seu leitor – que teoricamente não é uma criança, já que se trata de um seinen – fazendo questão de explicar toda cena. É uma luta? Vamos explicar a luta, mesmo você vendo a arte. É um flashback? Vamos explicar tudo, mesmo você lendo tudo. É uma reviravolta no enredo? Calma. Vamos explicar pra você que existiu um plot twist aqui. São caixas de texto com explicações cansativas para o leitor. Há quem goste? Claro. Tem gente que gosta até de Star Wars Episódio I. Mas não dá. O autor parece querer se provar a todo instante que sabe fazer uma narrativa diferenciada, mas tudo que consegue é me deixar totalmente entediado.

Mas enfim. Por que eu continuava lendo? Porque gosto dos personagens (mesmo sabendo que todo mundo pode morrer naquela coisa) e a ação era interessante. Além disso, alguém que fez aquele primeiro volume tão bom não pode simplesmente ter esquecido como coordenar sua história. O problema é que se foram 5 volumes e nada dessa bendita melhora. Uma outra revelação do plot, mas nada que me deixasse na sede pelo próximo!

terraformars130Até que chegamos a esse sexto volume, e finalmente a coisa parece que vai andar. Japão e Estados Unidos estão juntos novamente, os russos descobriram que não tem nada nas benditas pirâmides, e uma pseudo guerra civil deve revelar em breve o traidor. Traidor, aliás, que também é visto na pele do sobrevivente da expedição anterior, ao lado do capitão. Depois de enrolarem pro desgraçado aparecer, parece que finalmente descobriremos o rumo que o maldito tomou e como ele será importante ou não para a trama.

Também vai se tornando mais interessante a forma como os humanos vão lidando com as baratas e seus genes alterados – destaque para a confirmação de que eles foram capazes de cuidar de outras espécies, já que uma mariposa comum aparece em cena.

terraformars195Não que a história tenha andado de forma magnífica, mas ao menos agora fui convencido a continuar rumo ao sétimo volume da série.

Terra Formars é um bom mangá. O problema é quando o autor acha que é mais do que ele realmente é. Cara, não! Para! Faz o básico que tá ótimo! Eu realmente não me conformo como as histórias das expedições anteriores, tão boas, decaíram tanto. Vou botar mais uma dose de fé no mangá e torcer que os personagens não continuem a ser o único fator a me despertarem interesse…

terraformars41

Dih

Dih

Paulistano, 27 anos, corintiano e fissurado em cultura asiática e pop. Formado em Design Gráfico na FMU. Hoje é editor assistente da Panini Mangás e colecionador compulsivo de quadrinhos em geral.

Related Post

  • Poxa, sinceramente, eu gostei de todos desde o início. Ainda tem muita história para rolar. Mas entendo o que você diz sobre o autor. Bem, tem mangás famosos que são piores kkkkkkkkk.

    Muito boa iniciativa, principalmente comentando sobre um dos mangás de primeira que está saindo no Brasil xP

  • Mateuss

    Quando eu comecei a ler terra formars não parei até alcançar o capítulo atual, acho tudo bem emocionante, arrisco até a dizer que é melhor que tokyo ghoul que são da mesma revista

  • areanomv

    Quando comecei a ler TF gostei do plot, da narrativa e da boa vontade do autor em mostrar que as inspirações para os poderes dos personagens não foram tirados do C*. Semelhante experiência de leitura encontrei com Gant’z, um estimulo a mais na leitura de TF. Não tenho medo ou preguiça ao ler as “caixas de texto com explicações cansativas”, calma, é só pular se vc não gosta. Mas realmente a historia ficou lenta, acho que isso se deve ao foco nas lutas (pq é um mangá de porrada). Espero que as expectativas nutridas por muitos, em TF, não termine como a experiência de leitura vividas, por alguns, com Gant’z, broxante; menos para mim (eu gostei kkkk).

  • STX

    Assinei o manga e os “devorei”. Pô, o mercado precisa dessas historias como Terra Formars. Quantos mangas além de ser “porrada por porrada” conta os historicos de personagem que acabam morrendo em seguida, ou “coadjuvantes”? Vira e mexe o povo reclama que manga x não dá foco em personagem y e que ele foi mal aproveitado. Pois bem, em Terra Formars, os caras podem até morrer com quase certeza, mas dizer que eles são subaproveitados, jamais. As caixas de texto podem ser realmente um ponto negativo, mas mesmo sendo um manga mais lento em alguns volumes, ao menos se mostra mais interessante que 99% de shoujos enroladissimos que alguns idolatram.

    • omestreeee

      Eu não entendi muito bem o desgosto em relação à narrativa, achei ela muito diferente e ótima, mas gosto é gosto. Eu ouvi uma vez um cara falando que o modo de contar a história dos personagens quebra totalmente com o clima das lutas, porque geralmente os flashbacks de seus passados acontecem antes ou depois das lutas (ou mortes), e no caso de Terra Formars o flashback acontece durante a luta, e isso é algo que gostei muito, mesmo sendo meio ”doloroso” ás vezes, por conta das mortes.

  • Concordo plenamente com vc,achei o 1º vol. muito sobrecarregado mas interessante e amei o volume 2 porque focou nos personagens e na história mas depois fiquei decepcionado com o resto dos volumes que ficou naquela seqûencia de porrada incessante,ainda n sei se dropo ou não,faça o comentário do vol 7 por favor 🙂

  • Gustav

    Bom, concordo com as caixas de explicações em algumas partes, pois tem momentos que não dá pra ler elas sem se incomodar, uma dica pra você: É SÓ PULAR

    Elas em nada interferem nas lutas, são apenas explicações das habilidades dos insetos ou do animal em questão.

  • Desisti de ler Terra Formars a partir desse volume 6. Sinceramente, pela fama que eu ouvia muitos falando desse título e pelo que o volume 1 apresentou, só posso dizer que os volumes seguintes foram decepcionantes para mim. Por isso, parei de comprá-lo no volume 6, porque com um mercado de mangás com preços tão instáveis (principalmente os da JBC), não posso ficar gastando dinheiro à toa, com um título mediano na minha visão!!!

  • acabei de ler o vol 5. e, cara! que tédio. na boa, chega a ser cansativo tantos balões de diálogos explicando informações sobre certo animal, e, do nada pow! o personagem morre. tanta explicação basicamente sem propósito algum. tava já dropando. mas tô com o vol 6 aqui, vou ler ele, já que você falou que acontece algo realmente importante. por que não é moleza:todo mês 15,90 por algo tedioso.

  • DROPEI NO 8…. o que eu gostava era ver a evolução das baratas, a parte de ficcção científica, etc… virou só porradaria com explicações tediosas no meio da ação.