Comentando — Terra Formars #06 (Editora JBC)

terra formars 6Que as baratas voem de uma vez.

E depois dos comentários de animes semanais, por que não falar de mangás? A partir de agora teremos um espaço reservado para isso também. Contamos com os consumidores para comentarem e dividirem suas opiniões com a gente.

Mas bem… estava definitivamente decidido a dropar Terra Formars.

terraformars38Não me entendam mal. Não acho um mangá ruim, mas para mim toda história tem que andar. Algo que parecia unicamente ser ignorado pelo autor. Além disso, me irrita profundamente o fato de a todo momento o autor insultar a inteligência de seu leitor – que teoricamente não é uma criança, já que se trata de um seinen – fazendo questão de explicar toda cena. É uma luta? Vamos explicar a luta, mesmo você vendo a arte. É um flashback? Vamos explicar tudo, mesmo você lendo tudo. É uma reviravolta no enredo? Calma. Vamos explicar pra você que existiu um plot twist aqui. São caixas de texto com explicações cansativas para o leitor. Há quem goste? Claro. Tem gente que gosta até de Star Wars Episódio I. Mas não dá. O autor parece querer se provar a todo instante que sabe fazer uma narrativa diferenciada, mas tudo que consegue é me deixar totalmente entediado.

Mas enfim. Por que eu continuava lendo? Porque gosto dos personagens (mesmo sabendo que todo mundo pode morrer naquela coisa) e a ação era interessante. Além disso, alguém que fez aquele primeiro volume tão bom não pode simplesmente ter esquecido como coordenar sua história. O problema é que se foram 5 volumes e nada dessa bendita melhora. Uma outra revelação do plot, mas nada que me deixasse na sede pelo próximo!

terraformars130Até que chegamos a esse sexto volume, e finalmente a coisa parece que vai andar. Japão e Estados Unidos estão juntos novamente, os russos descobriram que não tem nada nas benditas pirâmides, e uma pseudo guerra civil deve revelar em breve o traidor. Traidor, aliás, que também é visto na pele do sobrevivente da expedição anterior, ao lado do capitão. Depois de enrolarem pro desgraçado aparecer, parece que finalmente descobriremos o rumo que o maldito tomou e como ele será importante ou não para a trama.

Também vai se tornando mais interessante a forma como os humanos vão lidando com as baratas e seus genes alterados – destaque para a confirmação de que eles foram capazes de cuidar de outras espécies, já que uma mariposa comum aparece em cena.

terraformars195Não que a história tenha andado de forma magnífica, mas ao menos agora fui convencido a continuar rumo ao sétimo volume da série.

Terra Formars é um bom mangá. O problema é quando o autor acha que é mais do que ele realmente é. Cara, não! Para! Faz o básico que tá ótimo! Eu realmente não me conformo como as histórias das expedições anteriores, tão boas, decaíram tanto. Vou botar mais uma dose de fé no mangá e torcer que os personagens não continuem a ser o único fator a me despertarem interesse…

terraformars41

Dih

Criador do Chuva de Nanquim. Paulista, 31 anos, editor de mangás e comics no Brasil e fora dele também. Designer gráfico e apaixonado por futebol e NBA.