Diretor do Ghibli recusa convite da Academia
Isao Takahata, diretor e co-fundador do Studio Ghibli recusou o convite para fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, conhecida pela premiação do Oscar. Segundo fontes ligadas ao assunto o motivo da desistência foi o de “estar muito ocupado no trabalho”.
A Academia fez o convite para Isao Takahata em junho do ano passado, depois de honrar o diretor com uma indicação ao 87º Oscar por seu trabalho mais recente, O Conto da Princesa Kaguya. Ele participou da cerimônia de premiação em fevereiro passado com Yoshiaki Nishimura, o produtor do filme.
Depois das reações após as nomeações deste ano, que levou à constatação falta de diversidade entre os indicados, a Academia anunciou recentemente novas regras de adesão para promover a diversidade em suas fileiras. A Academia indicou As Memórias de Marnie na categoria de filme animação pra o 88º Oscar, que terá seu vencedor revelado na cerimônia de 28 de fevereiro de 2016.
Isao Takahata é conhecido por ter trabalhos em longas metragens do Ghibli como: Túmulo dos Vaga-lumes, Memórias de Ontem, PomPoko – A Grande Batalha dos Guaxinins e Meus vizinhos, Os Yamadas. Além, é claro, da parceria de longa data com Hayao Miyazaki à frente do famoso estúdio.