Editora JBC anuncia publicação do mangá de Sakura Wars

É hora da guerra de robôs no Japão do início do século XX!

A editora JBC anunciou durante o Henshin+ o lançamento do mangá Sakura Taisen, também conhecido por Sakura Wars. O título tem arte de Ikku Masa e roteiro de Ouji Hiroi e Kousuke Fujishima, o criador do jogo em que o mangá e o anime foram baseados.

O mangá é a adaptação do jogo homônimo lançado para o console Sega Saturn em 1996, que teve versões lançadas para Dreamcast, PC, PS2 e PSP durante a primeira década dos anos 2000.

O ano é 1921 e esta é uma Tóquio onde monstruosos robôs movidos a vapor destroem a festa do hanami e são cortados por uma jovem garota samurai vestindo um tradicional quimono. Oito anos após a terrível guerra contra o demônio, o Japão se tornou um lugar próspero e pacífico. Conheça Ichiro Ogami, que acaba de se formar na Academia Naval. Ele foi designado para uma base em Tóquio, mas logo descobre que a sua sede é o Teatro Imperial e sua primeira missão é receber os bilhetes na entrada. Ele, corajosamente, cumpre seus trabalhos braçais no teatro, rodeado de lindas garotas que parecem saber muito mais sobre o que está acontecendo do que ele, mas ele está prestes a ser lançado em um turbulento mundo de robôs, demônios e meninas de uniforme.

O mangá foi lançado na revista Magazine Z, da Kodansha, entre junho de 2002 e dezembro de 2008 em um total de 9 volumes. Atualmente é publicada a sequência do mangá, Sakura Taisen – Mangaban Dainibu, na Gekkan Shounen Magazine+, também da Kodansha, com 5 volumes lançados até o momento. A série também teve um spinoff, o shoujo Sakura Taisen Kanadegumi, completo em 4 volumes pela editora Hakusensha.

A primeira versão animada de Sakura Wars foram 4 episódios em formato OVA, produzidos pela Madhouse, lançados em 1997 e 1998. O anime de Sakura Taisen teve 25 episódios, também produzidos pela Madhouse, e exibidos no Japão no ano 2000. O spinoff Kanadegumi também teve um OVA, produzido pela  A-1 Pictures, lançado em 2012. O anime foi exibido no Brasil no Cartoon Network na primeiro década dos anos 2000.

Além do anúncio não há informações quanto ao formato ou data de lançamento do mesmo. Em breve a editora deve trazer novidades sobre o título.

Asevedo

Designer editorial e leitor de história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.