Eu Recomendo #22 – Webcomics de Romance

webcomicsA louca das webcomics. 

Hoje leio muito mais webcomics do que mangás. Não duvido que muitas pessoas passarão reto desse post quando lerem o título, afinal de contas, os quadrinhos coreanos ainda sofrem preconceito (apesar de velado) mesmo de um público alvo tão parecido com o seu. Mas não posso julgar. Não posso julgar porque também fui assim, também fui ignorante e fechei meus olhos para tantas coisas no mundo por puro preconceito. Porém, hoje, isso uma das minhas paixões. Ilustrações coloridas e sem um padrão de traço são um choque? São sim, assim como quadrinhos em preto e branco com personagens com olhos enormes um dia também foram. Esse recomendo é para aqueles que querem expandir seu mundo, que deixaram a intolerância de lado e querem conhecer coisas novas – e claro, para aqueles que já são fãs e procuram ainda mais títulos de se colocar no potinho!

Orange Marmalade, Cheese in the Trap e unTouchable. Se você, leitor, se encontra perdido nessa vida de quadrinhos coreanos a mais tempo e com mais profundidade que eu, já deve ter ouvido falar desses títulos – até porque os dois primeiros tiveram adaptações em kdramas recentemente – mas, eles não estarão nessa lista. Não é por ruindade ou algo do tipo porém só gosto de recomendar o que realmente li e que gostei, e os três acima estão na categoria “não li ainda, socorro, cadê tempo pra isso?!” e não recomendarei só por serem famosos nesse nicho. Aliás, Cheese in the Trap foi o único que comecei a acompanhar mas que não me senti atraída por ele a primeiro momento – o que não significa que o odeie, na lista a seguir tem uma obra que não curti na primeira leitura e hoje estou pagando para ler capítulos, pois é. Os nomes que mencionei não são recomendações minhas, mas sinta-se a vontade para sair por aí e conferir se o que indicar não for o suficiente.


web_storiesTHE STORIES OF THOSE AROUND ME

Nome Alternativo: Story of Someone We Know
Autor: Omyo
Ano de lançamento: 2012 
Status: 60 capítulos / 4 volumes encadernados (Completo) 

Summer está perdidamente apaixonada e feliz; Mira é bonita e uma mulher de sucesso, mas sem namorado; Jung-A mora com seu namorado há cinco anos. Essas garotas de 25 anos são muito próximas e acreditam que seus relacionamentos e amizades durarão para sempre, porém, depois de uma série de acontecimentos tudo começa a mudar drasticamente.

O verdadeiro motivo de gostar tanto de webcomics hoje é graças a essa história maravilhosa. Apesar de ter uma premissa aparentemente simples, a obra carrega uma carga emocional absurda devido as suas três protagonistas – cada uma com sua personalidade e dificuldade. A autora, além de humanizar suas personagens, faz com que o leitor tenha um turbilhão de sentimentos. É impossível não se identificar com alguma das meninas. Antes de embarcar na melhor webcomic da lista, um aviso: assim como a Omyo usa como base romances idealizados, ela também os destrói e mostra a cruel realidade dos relacionamentos amorosos. Está acostumado com os típicos enredos previsíveis? Se prepare para fortes tapas na cara. Para mais comentários, leia a review que fiz aqui.


web_somethingSOMETHING ABOUT US

Nome alternativo: Our Relationship Is…
Autor: Lee Yun Ji
Lançamento: 2014
Status: 92 capítulos / 3 volumes encadernados (Em andamento) 

Apesar de estarmos próximos, há uma barreira que não pode ser atravessada. Nossa incerta relação – calorosa como as cores em tons pastel, mas que é incapaz de queimar ardentemente como as cores primárias. Do Gayoung e Han Woojin se consideram melhores amigos, mas há algo no relacionamento deles que é difícil de descrever. Os outro sempre os veem como “algo mais”, apesar de ambos sempre negarem. O que acontecerá com essa “amizade”?

Something About Us não foi uma webcomic que me conquistou logo de cara. Fui atraída por seu traço bonito – da lista, acredito que ele seja o vencedor -, mas só em uma segunda tentativa de leitura que me cativei pela mesma. Entenda, só recomendo se você tiver paciência e gostar de tramas de melhores amigos e seus clichês. Pude diferenciar ela de outras obras típicas do gênero na resenha que fiz, porém dou destaque para uma: o protagonista masculino, Woojin, não parece ter nenhuma queda pela protagonista, Do Gayoung, como garota.

A história tem seus momentos de comédia porém, em sua maior parte, ela se apoia no sofrimento da protagonista não só devido a sua paixão mas como ela a afeta em seu círculo social – sem contar que há flashbacks do passado que mostram ainda mais sofrimento, dor e lágrimas. Depois de The Stories of Those Around Me, ela é a minha favorita – gosto tanto dessa coisa que até comecei a pagar pelos capítulos em inglês no aplicativo do Lezhin (que é oficial e legalizado). Para mais comentários, leia a review que fiz aqui.


web_transparentTRANSPARENT COHABITATION

Nome Alternativo: Transparent Housemate
Autor: Jungsuh
Lançamento: 2016
Status: 26 capítulos / 1 volume encadernado (Em andamento) 

O risco de uma coabitação entre uma humana e um fantasma que parece tocável, mas não é.

Apesar da protagonista ser capaz de enxergar espíritos, a história não tem nada de assustadora. O assustador aqui é ver como as pessoas em vida lidam com a morte, como o sofrimento as leva a pedirem favores exagerados para a heroína e que resultados isso gera. O forte da obra é ver o modo como a personagem tem seu psicológico afetado graças as experiências do passado e, ao dividir uma casa com um fantasma, todos os seus receios retornam.

A webcomic está no meu “top 3 de webcomics favoritas” mesmo tendo tão poucos capítulos. O traço não é tão lindo quanto o de Something About Us, mas ainda sim tem seu charme. Essa aqui é recomendável para quem não quer a comédia em primeiro lugar e busca algo mais sério.


web_queQUE SERA, SERA

Nome Alternativo: –
Autor: Gonalisa e Sujeong
Lançamento: 2015
Status: 47 capítulos (Em andamento) 

Hani é uma mulher trabalhadora que não tem interesse em romances e que se gaba por tal característica, acaba se envolvendo com o irmão mais novo de sua melhor amiga! O desenvolvimento de um romance na era onde o namoro é algo extinto. Essa é a história de amor de Hani.

Mesmo tendo o traço que considero o mais “feio” da lista, Que Sera, Sera apresenta a história mais madura daqui. Foi uma webcomic que me pegou de surpresa pois não dava nada pela trama, até que me vi viciada e fissurada para saber o que ia acontecer. Pode parecer spoiler, e até seja, mas o atrativo aqui é saber que a protagonista acaba grávida; isso foi algo que realmente me chamou a atenção porque mesmo quando leio títulos joseis japoneses, assisto dramas dos dois países ou leio séries mais adultas, o tema gravidez ainda é raro, parece até um tabu ter uma protagonista “mãe solteira”. Mas aconselho embarcar na obra somente se você não se irrita com desenvolvimento de novela (porque é exatamente o que acontece). Leia a sinopse e faça umas deduções óbvias, a história de Que Sera, Sera é daquelas de dar voltas.


web_superSUPER SECRET

Nome Alternativo: –
Autor: eon
Lançamento: 2015
Status: 73 capítulos (Em andamento) 

O garoto que mora do outro lado, aquele que sempre foi seu amigo, na verdade é um lobisomem!

A obra, assim como Something About Us, entra no contexto de romance de melhores amigos, mas aqui o clima da história é de bom humor com uma trama mais bobinha – da lista, é o que qualifico como mais leve e “livre para todos os públicos” hehe. O traço é muito fofo e a primeiro momento é semelhante aos desenhos da Omyo porém o traço da autora Eon é mais caprichado. Aqui a história tem uma mistura de protagonista avoada/desligada juntamente com uma série de eventos improváveis, por isso, Super Secret não é para ser levado a sério. Leia com o intuito de se distrair somente.

ChuNan News

Perfil responsável pelas notícias e informações do mundo otaku no Brasil, Japão e resto do mundo! Não deixe de acompanhar nossas redes sociais para mais informações sobre o Chuva de Nanquim!