Conheça os mangás nomeados ao 22º Prêmio Cultural Osamu Tezuka

São 10 títulos concorrendo a um dos tradicionais prêmios da indústria japonesa.

O jornal Asahi Shimbun anunciou na sua edição desta semana os mangás nomeados que concorrem ao 22º Prêmio Cultural Osamu Tezuka. O prêmio é entregue ao autor do melhor mangá publicado no último ano. O nome do prêmio é uma homenagem a Osamu Tezuka, conhecido como o deus do mangá.

Os títulos são escolhidos pelo comitê julgador após recomendações por especialistas e funcionários de livrarias. Os vencedores serão anunciados na edição do Asahi Shimbun que sairá no final de abril. A cerimônia de premiação acontecerá em 7 de junho.

Fazem parte do comitê julgador deste ano a atriz Anne Watanabe, o autor Kazuki Sakuraba, o professor Shouhei Chuujouos, o editor Haruyuki Nakano, o crítico Nobunaga Shinbo, o autor e pesquisador Tomoko Yamada e os mangakás Osamu Akimoto (Kochikame), Machiko Satonaka (Karyuudo no Seiza) e Taro Minamoto (Fuunji-tachi).

No ano passado os vencedores foram: Haruko Kumota, com Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, na categoria Novos Criadores; Kahoru Fukaya, com Yomawari Neko, na categoria Obras Curtas;  e, por fim, o Grande Prêmio foi vencido por Fusako Kuramochi com o mangá Hana ni Somu.

Os 10 indicados foram:


AOKI HAGANE NO ARPEGGIO
Autoria: Ark Performance
Demografia: Seinen
Editora: Shonen Gahosha

Devido ao aquecimento global e ao aumento dos níveis do mar no início do século XXI, a humanidade perdeu grande parte de terras habitáveis. Ao mesmo tempo, uma frota de misteriosos navios de guerra, armados com tecnologia avançada, apareceram misteriosamente e derrotaram facilmente as forças navais do mundo. Conhecida como a “Frota do Nevoeiro”, ela impõe um bloqueio naval e aéreo mundial, impedindo assim a humanidade de atravessar os mares. Dezessete anos após a batalha, por algum motivo, Gunzou Chihaya e seus colegas de tripulação a bordo do I-401 e a personificação (Modelo Mental) da I-401, Iona, começaram a lutar contra a Frota do Nevoeiro…


BLUE GIANT
Autor: Shinichi Ishizuka
Demografia: Seinen
Editora: Shogakukan

O estudante do 3º ano do ensino médio, Dai Miyamoto, faz parte do clube de basquete do colégio. Um dia, um amigo o leva para uma performance de jazz e isso o marca profundamente. Desde então ele passou a tocar o saxofone sozinho sem nenhum treinamento ou habilidade para ler partitura. Desta forma, ele quer se tornar o melhor saxofonista do mundo. Esforço, talento, fé, ambiente, sorte… o que é necessário? Um conto de chegar em direção a seu objetivo imprudentemente e sinceramente começa em Hirosegawa, Sendai.


GOLDEN KAMUY
Autor: Noda Satoru
Demografia: Seinen
Editora: Shueisha

Em Hokkaido, o soldado Sugimoto sobreviveu à guerra russo-japonesa da era Meiji. Durante a guerra ele ganhou o apelido de “Invencível Sugimoto”, mas agora ele procura as riquezas prometidas pela corrida do ouro na esperança de salvar a esposa viúva de seu companheiro falecido da guerra. Durante sua busca ele encontra indícios de um esconderijo com ouro de criminosos corruptos. A parceria com uma menina do povo Ainu, que salvou sua vida no duro clima do norte, leva-os à uma aventura de sobrevivência contra os criminosos em busca das riquezas.


KYOUKI NO SANMYAKU NI TE
Autores: Gou Tanabe, H.P. Lovecraft
Demografia: Seinen
Editora: Kadokawa

Um grupo de exploradores liderados pelo Dr. William Dyer da Universidade Miskatonic detalha os eventos da expedição desastrosa à Antártica em setembro e o que foi encontrado lá. Em busca de artefatos estranhos e uma cidade mais antiga do que o tempo e que poderia explicar a origem das estrelas. No entanto, quando a expedição está em perigo mortal, eles percebem que despertaram uma criatura antiga. Adaptação da clássica e terrível história de ficção científica “At the Mountains of Madness” de H.P. Lovecraft.


MATSUMOTO
Autor: Philippe Nicloux
Demografia: –
Editora: Glénat/Graffica Novels

História em quadrinhos francesa francês que narra o culto no Japão de Aum Shinrikyo, a seita que cometeu ataques com gás Sarin em 1994, na cidade de Nagano, e em 1995 no metrô de Tóquio. A obra faz um retrato do líder da seita, Shoko Asahara, e de seus seguidores, que argumentaram que havia uma conspiração internacional e isso só pode ser frustrado com ataques contra o governo japonês e anunciar o Armagedon.


SANJU MARIKO
Autora: Yuki Ozawa
Demografia: Josei
Editora: Kodansha

A veterana novelista Mariko Kouda, vive com a família de seu filho em uma única casa. No entanto, no momento em que ela vê que não há lugar para ela naquela casa, ela decide se mudar para um mangá café na cidade.


SENSEI NO SHIROI USO
Autora: Akane Torikai
Demografia: Seinen
Editora: Kodansha

Misuzu Hara é uma jovem de 24 anos, professora do ensino médio, que sofreu uma experiência traumática há quatro anos nas mãos de Hayafuji, o namorado de sua melhor amiga Minako. Uma experiência que a marcou desde então, mas sempre manteve o ocorrido em segredo, a fim de proteger o noivado de sua melhor amiga e internalizou que o ocorrido foi pelo fato de ser uma mulher, mesmo que continuasse a impactar negativamente seu bem estar.


SOREDEMO MACHI WA MAWATTE IRU
Autor: Masakazu Ishiguro
Demografia: Seinen
Editora: Shonen Gahosha

A desajeitada Arashiyama é uma menina que ama mistérios e possui a habilidade de entrar em problemas. Ela trabalha na cafeteria de uma velha senhora em um pequeno distrito comercial. O café não tem muito sucesso devido à extravagancia de seus trabalhadores e mal sucedido em atrair clientes além de Sanada, colega de classe de Arashiyama. Um dia, o inteligente amigo de Arashiyama, Toshiko Tatsuno, é convidado para o café e, ao ver o miserável estado das coisas, decide trabalhar lá.


THE PROMISED NEVERLAND
Autores: Kaiu Shirai, Posuka Demizu
Demografia: Shounen
Editora: Shueisha

Emma e seus amigos vivem uma vida muito boa no orfanato Grace Field House, local em que cresceram. Apesar das regras serem rígidas, a cuidadora das crianças é gentil e tem a imagem de uma “mãe” para todos os que moram lá. No entanto, dois “filhos”, Emma e Norman, um dia percebem a dura realidade de sua existência: eles são o gado de uma misteriosa raça de demônios.


“UTSUNUKE” UTSU TUNNEL O NUKETA HITO-TACHI
Autor: Keiichi Tanaka
Demografia: Seinen
Editora: Kadokawa

Manga autobiográfica onde o autor Keiichi Tanaka descreve sua própria batalha contra a depressão (“Utsu tunnel” é traduzido como “túnel da depressão”) e como ele tenta lidar com isso. Além disso, o trabalho recolhe o testemunho de pessoas diferentes que também lutaram contra esta doença silenciosa.

Asevedo

Designer editorial e leitor de história em quadrinhos de diversos países. Assisto animes de forma esporádica. Sempre estou no Twitter.